segunda-feira, 12 de maio de 2008

China: vítimas de terremoto passam de 8,5 mil

 

     Novas estimativas divulgadas pela imprensa chinesa informam que pelo menos 8.530 pessoas morreram em função do terremoto de 7,8 graus na escala Richter que atingiu a província de Sichuan. Anteriormente, falava-se em 7.651 mortos, mas este número pode continuar aumentando porque há pelo menos 10 mil feridos, entre eles 900 alunos que foram soterrados depois que uma escola desabou, em Chongqing.

Equipes de resgate procuram por estudantes soterrados nos destroços de escola na localidade de Dujiangyan (foto: AP)

 

     Além dessas vítimas, centenas de pessoas foram soterradas por duas fábricas de produtos químicos em Shifang. Cerca de 6 mil pessoas foram retiradas, segundo a Xinhua, das duas instalações químicas que desabaram em Zinhua, acrescentando que houve um vazamento de mais de 80 t de amônia líquida.

     Acredita-se que o maior número de vítimas esteja na cidade de Beichuan, que tem cerca de 160 mil habitantes e onde 80% dos prédios foram afetados. Mais cedo, a televisão estatal mostrou multidões nas ruas da capital da província de Sichuan, Chengdu.

     O órgão sismológico chinês disse que as linhas telefônicas de Wenchuan foram cortadas. Na cidade de Wuhan, as pessoas correram para as ruas e pelo menos um prédio caiu, segundo um estudante universitário. Segundo relatos, todos os prédios da cidade balançavam para frente e para trás.

 

Moradores procuram por pertences em casa que desabou na localidade de Dujiangyan (foto: Reuters)

 

     Um empregado de um jornal local da cidade de Mianyang disse que houve vários terremotos. A USGS, agência sismológica dos Estados Unidos, disse que houve um impacto posterior de magnitude 6 às 3h43 quase no mesmo local e outro às 4h34, de magnitude 5,4. A torre Jinmao, em Xangai, chegou a ser esvaziada, assim como os demais prédios mais altos da China.

     O tremor foi sentido até em Bangcoc, capital da Tailândia, que fica a cerca 3,3 mil km de distância. Lá, os prédios balançaram por vários minutos. Sentimos um tremor contínuo por cerca de dois ou três minutos", disse o funcionário de um escritório. "Todas as pessoas correram para baixo".

 

Integrante de equipe de resgate procura por vítimas em área de escola que desmoronou na localidade de Chongqing (foto: Reuters)

 

     Ação do governo

     O premiê Wen Jiabao voou para Chengdu, metrópole de 10 milhões de habitantes localizada a 1.090 km de Pequim e conhecida pela sua base de pesquisas sobre a reprodução de pandas. "Diante do desastre, o mais importante é a calma, a confiança, o valor e uma direção forte", declarou o chefe de governo.

     "Estamos diante de um desastre importante", acrescentou. Wen disse ainda que o governo central pediu aos governos locais e provinciais que coordenem as tarefas de resgate. O presidente Hu Jintato ordenou um "esforço geral" para resgatar as pessoas afetadas pelo terremoto, segundo a agência oficialXinhua.

     O Comando Militar de Chengdu mandou 5 mil soldados e policiais armados para ajudar nos trabalhos de resgate. As tropas ajudarão o governo local a avaliar a situação e auxiliar no trabalho de alívio, disse o funcionário do departamento de emergência do Exército de Libertação Popular chinês, Tian Yixiang.

 

Desabrigados pelo terremoto passam a noite ao ar livre, em Chongqing (foto: Reuters)

 

Fonte: AFP - Com agências internacionais - Terra Notícias

Postado por Wilson Junior Weschenfelder

 



Abra sua conta no Yahoo! Mail, o único sem limite de espaço para armazenamento!

Nenhum comentário: