quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Australiano é procurado por agressão a canguru

     Autoridades na Austrália estão à procura de um menino que foi filmado espancando um canguru até derrubar o animal.
     No vídeo, que foi publicado na Internet, o menino aparece agredindo o animal enquanto os seus amigos riem ao fundo. Ainda não se sabe se o marsupial morreu em decorrência do ataque.
 

No vídeo, o rapaz aparece chutando o canguru

No vídeo, o rapaz aparece chutando o canguru (foto: BBC Brasil)

 
     Em um apelo ao público por testemunhas, a Sociedade Protetora dos Animais (RSPCA) disse querer "prender, indiciar e processar" os culpados.
     Uma representante da RSPCA afirmou que o animal parece estar confuso no início da filmagem, e pode ter sido maltratado anteriormente ou mesmo atropelado.
     Durante as filmagens, o rapaz aparece chutando o marsupial com movimentos de artes marciais, antes de puxá-lo para si e golpeá-lo no peito com o joelho. Especialistas afirmam que, normalmente, em uma situação como essa, cangurus tendem a fugir.
 
Fonte: BBC Brasil - Terra Notícias
Postado por Wilson Junior Weschenfelder


Novos endereços, o Yahoo! que você conhece. Crie um email novo com a sua cara @ymail.com ou @rocketmail.com.

Dois anos pendurados em uma sequóia

     Depois de 21 meses pendurados em uma sequóia na Universidade de Berkeley, nos Estados Unidos, um grupo de manifestantes finalmente é retirado. Os quatro estudantes viveram sem sair do alto da árvore de 27 metros de altura. Eles protestavam contra a construção de um novo centro esportivo no bosque com 40 sequóias.
 

redwood.jpg

 
     No dia 6 de setembro, a Universidade ganhou na justiça o direito de construir o centro esportivo. Em seguida, começou a derrubar as sequóias. No dia 9, só restava a árvore onde estavam os manifestantes. A universidade garantiu que a árvore que eles ficaram não vai ser derrubada. Mas os estudantes ainda podem ser processados por invasão e agressão aos trabalhadores e policias incluindo jogar fezes neles.
 
Autor: Alexandre Mansur - Blog do Planeta
Postado por Wilson Junior Weschenfelder


Novos endereços, o Yahoo! que você conhece. Crie um email novo com a sua cara @ymail.com ou @rocketmail.com.

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Proibido certos instrumentos em rodeios

Acordo que visa defender os animais foi chancelado no Ministério Público de Caxias do Sul, mas abrange mais cinco municípios da região serrana
 
     O Ministério Público de Caxias do Sul e a 25ª Região Tradicionalista, firmaram termo de ajustamento de conduta que prevê quais procedimentos e materiais devem ser adotados nos rodeios promovidos no Município, mas que contempla, também, mais cinco cidades da serra: São Marcos, Farroupilha, Flores da Cunha, Nova Pádua e Nova Roma do Sul. O documento foi assinado pela promotora de Justiça Janaína De Carli dos Santos, que atua na área do meio ambiente, e Jó Arse, coordenador da 25ª RT.
 

O sedém, além das esporas, deixam feridas nos animais (adaptado)

 
     Pelo acordo, a entidade filiada ao Movimento Tradicionalista Gaúcho se compromete a exigir das entidades promotoras de rodeios, mediante termo de responsabilidade, que não utilizem esporas com rosetas pontiagudas ou qualquer outros instrumentos que causem ferimentos nos animais, incluindo aparelhos que provoquem choques elétricos.
     A entidade ainda exigirá que utilizem para o trabalho com o gado nas mangueiras, somente os seguintes instrumentos: relho de couro ou soiteira, mango ou tala de couro e, preferencialmente, chocalho com cabo de PVC ou plástico maciço com garrafa pet contendo pedras pequenas. As esporas pontiagudas e travadas são instrumentos expressamente proibidos.
     A 25ª Região Tradicionalista compromete-se, também, a exigir, inclusive com previsão expressa em termo de responsabilidade, que um médico veterinário habilitado esteja presente no local do rodeio ou que, ao menos, esteja disponível de plantão, para o caso de ocorrência de acidentes com os animais.
     No termo de responsabilidade deverá constar o nome completo, telefone de plantão e o número do registro no CRMV do médico veterinário responsável pelo rodeio. As obrigações assumidas no TAC devem ser cumpridas nos eventos oficiais das entidades ou em qualquer evento que envolva a utilização de animais, sob pena de multa.
 

Os rodeios também sao cruéis com os filhotes... ou "crianças bovinas" (adaptado)

 
Autor: Guilherme Reolon de Oliveira/Caxias do Sul - Agência de Notícias do MP
Postado e adpatado por Wilson Junior Weschenfelder


Novos endereços, o Yahoo! que você conhece. Crie um email novo com a sua cara @ymail.com ou @rocketmail.com.

Notícias Liminar do Ministério Público pede afastamento de prefeito de Juína (MT)

São Paulo (SP), Brasil — Ele e o presidente da Câmara de Vereadores lideraram expulsão de integrantes de ONGs e jornalistas da cidade em agosto de 2007. 
 
     O Ministério Público Federal entrou com uma liminar pedindo o afastamento do prefeito de Juína (MT), Hilton Campos, e do presidente da Câmara dos Vereadores, Francisco de Assis Pedroso, por terem liderado a expulsão da cidade de integrantes do Greenpeace, da ONG Operação Amazônia Nativa (Opan) e de dois jornalistas franceses, em agosto de 2007.
     As ONGs acompanham os jornalistas que estavam no município fazendo reportagem sobre queimadas e desmatamento na Amazônia e sobre a vida dos índios enawene nawe, que vivem na aldeia Halatakwa. A recepção do hotel onde os indigenistas e os ambientalistas estavam hospedados foi ocupada por fazendeiros que queriam saber o porquê da presença deles em Juína.
 

Paulo Adario às margens do Rio Juruena com Atainaene escoltado por 
PMs.

Paulo Adario às margens do Rio Juruena com Atainaene escoltado por PMs

 
     Depois participar de uma sessão para esclarecimentos na Câmara Municipal que durou mais de seis horas, o grupo foi ameaçado e obrigado a deixar a cidade. A ação de Improbidade Administrativa também cita o representante da Federação das Indústrias Paulo Roberto Perfeito e o presidente da Associação dos Produtores Rurais de Rio Preto, Aderval Bento.
     Clique aqui para saber mais detalhes do caso.
     O diretor executivo do Greenpeace, Marcelo Furtado, comemorou a decisão afirmando que "garantir o Estado democrático é fundamental para preservar o direito constitucional do cidadão de preservação do meio ambiente".
     O procurador da República Mário Lúcio de Avelar pede ainda que os réus sejam condenados à perda da função pública, suspensão dos direitos políticos de três a cinco anos, pagamento de multa civil de até cem vezes o valor da remuneração percebida e indenização aos índios por dano moral coletivo.
     "Esperamos que o Brasil que aceita ameaças e, eventualmente, a morte de ativistas esteja ficando para trás", diz Furtado.
     A Ação de Improbidade Administrativa sob o número 2008.36.00.012451-3 
está tramitando Justiça Federal em Mato Grosso.
 
Gonte: Greenpeace
Postado por Wilson Junior Weschenfelder


Novos endereços, o Yahoo! que você conhece. Crie um email novo com a sua cara @ymail.com ou @rocketmail.com.

Poluição prejudica ritmo do coração, diz estudo

Pacientes com problemas cardíacos tiveram alterações em eletrocardiogramas.
 
     Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, revelou que a poluição do ar prejudica a habilidade do coração de manter seu ritmo de batimento.
     Na pesquisa, os cientistas avaliaram durante dez meses eletrocardiogramas de 48 pessoas que haviam passado recentemente por internações devido a problemas cardíacos como infartos, angina ou agravamento de problemas coronarianos.
     Os pacientes foram expostos a micropartículas produzidas na queima de combustíveis fósseis, como as que são produzidas por veículos automotores.
     Os estudiosos verificaram que os pacientes, especialmente os que estavam se recuperando de ataques cardíacos, apresentaram alterações no ritmo cardíaco durante o curso do estudo.
 

Poluição, aliado com a inversão térmica, faz com que respiramos um ar altamente poluído

 
     Mais estudos necessários
     Estudos anteriores já haviam indicado que a poluição formada por micropartículas aumentava o risco de infarto.
     A nova pesquisa, divulgada na publicação científica Circulation, reforça essa tese, e as alterações verificadas são consistentes com uma pobre oxigenação do coração.
     "Nosso estudo fornece mais razões para evitar ou reduzir exposição ao trânsito pesado depois de receber alta, mesmo para aqueles que não tiveram um ataque cardíaco já que o trânsito leva à exposição a poluentes e também causa estresse", disse Diane Gold, cientista que liderou o estudo.
     Ela disse que mais estudos são necessários para analisar os mecanismos por trás da anomalia no ritmo cardíaco associada à poluição, observada no estudo.
     Entretanto, Gold diz que a explicação mais provável é que ela é diretamente provocada por um fluxo inadequado de sangue no coração ou inflamação do músculo cardíaco.
 
Fonte: BBC - G1
Postado e adaptado por Wilson Junior Weschenfelder


Novos endereços, o Yahoo! que você conhece. Crie um email novo com a sua cara @ymail.com ou @rocketmail.com.

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Defesa do tabagismo em lugares públicos é estapafúrdia, diz médico

Colunista do G1 critica posicionamento do presidente Lula.
Danos humanos e econômicos do fumo passivo são inquestionáveis.
 
     A decisão de fumar ou não é exercício do livre arbítrio e, portanto, direito de cada um. Mas ignorar os malefícios do tabagismo passivo e fazer campanha contra as regras que visam a proteger a saúde pública é prova de desinformação. Por conta disso, a defesa do ato de fumar em qualquer lugar feita pelo Presidente da República merece a desaprovação de todos.
 

Uma das diversas imagens da campanha do Ministério da Saúde

 
     Acredito que a morte de pelo menos 2.655 brasileiros não–fumantes, a cada ano (sete por dia), vítimas do tabagismo passivo, deva interessar ao presidente. Esses dados foram obtidos em pesquisa realizada pelo Instituto Nacional do Câncer, com indivíduos de mais de 35 anos, que nunca fumaram e eram expostos involuntariamente à fumaça de cigarro.
     As mortes computadas nesse estudo só dizem respeito às três principais causas de mortes relacionadas ao fumo passivo, o que pode tornar a contagem real mais impressionante. Sempre existem aqueles que propõem argumentos pseudo-econômicos para discutir as proibições do uso do fumo em locais públicos.
 
     Custo alto
     O tabagismo custa ao Brasil, segundo pesquisa da Fiocruz, somente com hospitalizações e quimioterapia no Sistema Único de Saúde, mais de R$ 330 milhões por ano.
     Outro argumento muito utilizado pelos defensores da fumaça do cigarro é de que as medidas restritivas podem gerar perda econômica e desemprego. Até o momento as estatísticas internacionais, obtidas em cidades que estabeleceram medidas restritivas ao fumo em locais públicos, contrariamente ao que se dizia, mostraram expansão de clientela e maior geração de renda.
 

Há o impacto social do tabagismo que o Presidente não vê

 
     Nem mesmo o famoso "Homem de Malboro", que emprestou sua imagem à indústria do tabaco, escapou dos males do cigarro. Na verdade, dois atores que protagonizaram as campanhas publicitárias morreram de tumores malignos de pulmão. A família de um deles, David McClean, falecido em 1995, acionou judicialmente a Phillip Morris pelo uso freqüente dos cigarros nas gravações. Portanto, quando alguém quiser falar de tabagismo deve se informar corretamente primeiro e não simplesmente defender o que acredita ser um direito seu, que na verdade custa muito caro aos cofres públicos e à saúde do país.
 
Autor: Luis Fernando Correia - G1
Postado e adaptado por Wilson Junior Weschenfelder


Novos endereços, o Yahoo! que você conhece. Crie um email novo com a sua cara @ymail.com ou @rocketmail.com.

Agrotóxico é principal suspeito por mortandade de abelhas no RS

     Um formicida é o principal suspeito pela mortandade de abelhas no município de Barra do Rio Azul, no Norte gaúcho. O primeiro caso ocorreu há dezessete dias, quando o apicultor Evandro Bagnara perdeu 48 colméias das 60 que possuía. Em duas propriedades vizinhas ocorreu a morte de 32 colméias.
     Na terça-feira passada a Emater foi notificada de mais um caso no município. O assistente técnico do órgão na região de Erechim, Carlos Angonese, afirmou que ainda não foi constatado o motivo da morte das abelhas. No entanto, é possível que a causa seja a mesma do registro de dezessete dias atrás, o uso de formicida.
 

 
     "A notícia é que os sintomas são os mesmos. Se confirmar, a segunda mortandade causada por formicida no município. Que tinha ali de cobertura de solo eram alguns insus que tinham flor. O agricultor foi dessecar para matar essas insus e como tem dois ou três ninhos de formigas, o que ele faz, ele pulverizou em toda a área, que é para ter certeza de não se incomodar mais com as formigas", diz.
     Carlos relata que o uso do agrotóxico vem aumentando nos últimos anos pelos agricultores da região no combate às formigas. O químico também é aplicado com freqüência nas monoculturas de eucalipto, onde se concentra grande número dos insetos.
O técnico condena o uso indiscriminado do formicida pelos agricultores. Também responsabiliza os vendedores, que muitas vezes não dão recomendações ao comprador, visando apenas o lucro. Carlos alerta que a situação é preocupante porque as abelhas são responsáveis por grande parte das polinizações, interferindo diretamente na produção de alimentos.
 

 
     "Como ele tem uma atuação muito boa como formicida, o pessoal está recomendando. E aqui na região se faz plantio direto. O preparo do solo é dessecação da cultura, da parte verde com um agrotóxico, glifosato ou seus similares. Depois se planta sem lavrar. Por um lado é bom, porque não provoca erosão. Ocorre que o pessoal, para não se incomodar, estão aplicando o formicida junto" diz.
     Para evitar a mortandade de abelhas, a Emater recomenda que sejam usadas iscas ao invés dos formicidas. As iscas atuam de forma localizada, evitando a dispersão comum do veneno.
 
Autora: Paula Cassandra - Agência de Notícias Chasque/Sgeral - Portal do Meio Ambiente
Postado e adaptado por Wilson Junior Weschenfelder


Novos endereços, o Yahoo! que você conhece. Crie um email novo com a sua cara @ymail.com ou @rocketmail.com.

Filhote de baleia morre encalhado em praia de SC

Um filhote de baleia franca com aproximadamente uma tonelada morreu encalhado numa praia da cidade de Jaguaruna, localizada na região sul de Santa Catarina, nesta sexta-feira.
 
     Dezenas de curiosos e pescadores se aglomeraram na praia para ver o animal. O local foi isolado por policiais ambientais para que pesquisadores do Projeto Baleia Franca, de Imbituba, pudesse avaliar o que teria acontecido com o filhote.
     Segundo a bióloga Audrey Amorim, uma das que esteve no local, é o primeiro registro de encalhe de baleia no estado de Santa Catarina em 2008. "Houve registro no Rio Grande do Sul, mas aqui foi o primeiro", destacou.
 

Morador observa curioso o filhote de baleia franca que morreu encalhado na praia da cidade de Jaguaruna (Foto: Lougans Duarte/Diário do Sul/Divulgação)

 
     Os pesquisadores acreditam que a baleia, com 4,9 metros de comprimento e menos de dois meses de vida, pode ter se perdido da mãe no litoral catarinense e encalhado na região.
     "O filhote até completar um ano é muito suscetível e não consegue sobreviver ao enfrentar, por exemplo, um mar de ressaca", descaou Audrey. "Mas ainda não sabemos o que pode ter causado a morte do animal".
     A temporada das baleias franca no litoral brasileiro teve início em julho e mês de setembro é considerado pelos pesquisadores como o ápice das avistagens. "É o mês em que o maior número de baleias são registradas no nosso litoral", afirma a pesquisadora, acrescentando que a contagem oficial do Projeto Baleia Franca será realizada neste final de semana. "Em julho havíamos avistado 35 baleias francas na costa brasileira".
 

Com 4,9 m de comprimento e aproximadamente uma tonelada, o animal tinha menos de dois meses de vida (Foto: Lougans Duarte/Diário do Sul/Divulgação)

 
Fonte: Especial para Terra - Fabrício Escandiuzzi - Direto de Florianópolis
Postado por Wilson Junior Weschenfelder


Novos endereços, o Yahoo! que você conhece. Crie um email novo com a sua cara @ymail.com ou @rocketmail.com.