terça-feira, 2 de março de 2010

Carta Aberta aos Gaúchos de Bom Senso: Cavalgada do Mar mata cavalos de exaustão


Cavalarianos marcam as areias do litoral com o sangue do cavalo


     Mais uma vez nos cabe denunciar os abusos da exploração animal em relação aos cavalos deste Rio Grande do Sul. Neste momento, centenas de animais estão sendo obrigados a trajeto cansativo, sob forte calor, submetidos a cavaleiros despreparados, em uma marcha insana e despropositada, a chamada cavalgada do mar.
     Tais cavaleiros não sabem ou fingem ignorar a fragilidade dos cavalos?
     Não bastam os carroceiros que exploram, sugam e matam seus animais... também os "tradicionalistas" de forma insensível e exibicionista não se importam de expor seus "amigos" a um estresse desnecessário e fatal (fontes "extra oficiais" informam que não dois, mas seis cavalos já morreram... e, pela declaração do veterinário que acompanha a cavalgada, ontem havia mais dez animais em tratamento... )
     O dito companheiro do gaúcho, um dos símbolos do pago, está sendo vilipendiado não apenas por carroceiros pobres, movidos pela necessidade de sustento (mas não menos exploradores) agora também por tradicionalistas de fim de semana que exploram até a morte seus animais.

http://www.ecoagencia.com.br/fotos_noticias/1267049675_g.jpg

     A única finalidade parece ser ocupar espaços na mídia e servir de palco para promoções pessoais e de candidatos a cargos eleitorais.
     As leis de proteção aos animais não devem ser utilizadas apenas para os carroceiros. É preciso que essa cavalgada tenha fim imediatamente, poupando os cavalos de mais sofrimento e morte. É preciso que denunciemos ao país tamanha crueldade e também que se diga ao Brasil que nem todo o rio-grandense comunga destas ideias tradicionalistas estapafúrdias. Ser gaúcho é tão somente ter nascido dentro das fronteiras deste estado, e isso não faz de ninguém melhor ou pior do que qualquer outro ser humano.
     Esses fatos lamentáveis demonstram a superficialidade do discurso ufanista de gaúcho, pampa, cavalo, pilcha, negrinho do pastoreio, chimarrão, churrasco, prenda e peão. Discurso vazio, ufanismo barato, bairrismo apequenado, desrespeito e falta de ética. Não assistiremos calados à morte e sofrimento dos animais. Enquanto o coordenador da cavalgada exibe-se na mídia dizendo que "vai marcar a beira da praia com a pata do cavalo", nós não deixaremos que siga marcando o chão deste Estado com o sangue dos cavalos.

  • MGDA - Movimento Gaúcho de Defesa Animal - entidades filiadas
  • ACAPA - Associação Carazinhense de Proteção aos Animais, Carazinho;
  • Amigo Bicho & Companhia – Grupo de Conscientização da Vida Animal -  Rio Grande;
  • Amigos, Associação de Proteção e Defesa da Vida Animal – Gravataí;
  • AMOGA - Associação Montenegrina dos Guardiões dos Animais – Montenegro;
  • APATA - Associação Protetora de Animais  de Taquara;
  • APROCAN - Associação Protetora dos Animais de Canoas;
  • ASPA - Associação Santanense de Proteção aos Animais – Santana do Livramento
  • Associação Camarense de Proteção aos Animais - General Câmara;
  • Associação Gaúcha   de Proteção aos Animais-  Charqueadas;
  • Associação Jeronimense de Proteção aos Animais  - São Jerônimo;
  • SOS Animais - Associação Pelotense de Cidadania – Pelotas
  • ATPA - Associação Torrense de Proteção aos Animais - Torres;
  • Clube Amigo dos  Animais, Santa Maria;
  • Gatos e Amigos -   Porto Alegre;
  • NBPASFA – Núcleo Bageense de Proteção aos Animais São Francisco de Assis – Bagé
  • ONDA. Organização Nacional  de Defesa Animal -  Cachoeirinha;
  • REDIA - Rede de Educação Estadual dos Direitos dos Animais e do Meio Ambiente, Porto Alegre;
  • SOAMA. Sociedade Amigos  dos Animais -   Caxias do Sul;
  • S.O.S ANIMAIS - Viamão
  • União Santa Mariense Protetora dos Animais,  Santa Maria;
  • UPV – União Pela Vida – Porto Alegre
  • GAE - Grupo pela Abolição do Especismo
  • Chicote Nunca Mais

Fonte: EcoAgência

Leia mais:


Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

Ambientalistas se unem contra alterações no Código Florestal


Deputados da frente criticaram o seminário realizado ontem sobre o tema, por ter ouvido apenas entidades e parlamentares favoráveis a mudanças na lei.

     A Frente Parlamentar Ambientalista discute estratégias para evitar alterações no Código Florestal (Lei 4.771/65). Os parlamentares se reuniram nesta quarta-feira com entidades de defesa do meio ambiente para discutir o assunto. Eles são contrários às propostas que estão sendo discutidas por uma comissão especial na Câmara e temem que o parecer do relator, deputado Aldo Rebelo (PcdoB-SP), represente um retrocesso na legislação do setor.

http://www.ecoagencia.com.br/fotos_noticias/1267042101_g.jpg
Seminário discutiu alterações da legislação ambiental (Agência Câmara)

     Os deputados da frente criticaram o seminário realizado ontem sobre o tema, por ter ouvido apenas entidades e parlamentares favoráveis a mudanças na lei. Os parlamentares alegam que entidades como WWF, Greenpeace, SOS Mata Atlântica, Preserva Amazônia e Conservation International, entre outras, também querem ser ouvidas.

      Visão unilateral
      O deputado Ricardo Trípoli (PSDB-SP) disse que a discussão sobre o Código Florestal não pode ser submetida exclusivamente à opinião dos ruralistas. "Até onde eu sei, a proposta daqueles que participaram da reunião de ontem é contrária ao Código Florestal. Eu acho que há uma resistência muito grande. Estamos longe de uma negociação possível. Há uma distância enorme entre as propostas que estão sendo colocadas e o que se projeta para esse relatório", disse.
      O deputado Ivan Valente (Psol-SP) defende o atual Código Florestal e argumenta que a discussão deveria se concentrar no modelo agrícola do País e na função da propriedade fundiária. "Essa mudança do Código Florestal é um atentado contra toda a legislação ambiental brasileira. Não é um debate ideológico. Eles estão numa ofensiva muito grande para detonar todo o acúmulo da legislação ambiental brasileira e rigorosamente estão mexendo em toda a legislação", afirmou.
      O deputado Sarney Filho, coordenador da Frente Parlamentar Ambientalista, acredita que o relatório de Aldo Rebelo vai flexibilizar as regras para a reserva legal e as áreas de proteção permanente, o que seria um retrocesso.

Autora: Geórgia Moraes - Rádio Câmara  - EcoAgência



Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

Exposição a pesticida muda sexo de rãs, diz estudo


Segundo pesquisa, rãs do sexo masculino expostas à atrazina foram capazes de copular com machos e botar ovos viáveis.

     Um estudo publicado nesta semana verificou que a exposição a um pesticida comum pode levar rãs do sexo masculino a mudarem de sexo, tornando-as capaz de se relacionar com outros machos e a botar ovos viáveis.
     O estudo, publicado pela revista científica "Proceedings of the National Academy of Sciences", se concentrou sobre o herbicida atrazina, amplamente usado em plantações de milho e cana-de-açúcar há várias décadas.

http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/foto/0,,37022866-EX,00.jpg
Foto genérica de rã da espécie Xenopus laevis. (Foto: Centro de Pesquisas Geolíogicas dos EUA)

     Segundo os pesquisadores, da Universidade da Califórnia, as rãs macho expostas ao pesticida sofreram com redução de testosterona, diminuição do tamanho das glândulas reprodutoras, desenvolvimento feminizado da laringe, supressão do comportamento de reprodução, redução da produção de espermatozoides e queda na fertilidade.
     Em 10% das rãs estudadas, houve uma mudança completa de sexo após a exposição ao químico. Estudos anteriores com pássaros, peixes, camundongos e mesmo rãs já haviam identificado o desenvolvimento de indivíduos hermafroditas (características de ambos os sexos) após a exposição a pesticidas, mas esta é a primeira vez que um estudo verifica uma mudança de sexo total.
     Segundo o pesquisador Tyrone Hayes, coordenador do estudo, os resultados podem ajudar a explicar o declínio da população de rãs em todo o mundo.

Fonte: G1



Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes