segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Aquecimento global pode ser irreversível em cinco anos

   
Aquecimento global pode ser irreversível em cinco anosEnchentes e secas mais frequentes e severas, tempestades mais rigorosas, aumento do nível do mar: esses são apenas alguns dos sintomas que a Terra enfrentará com as mudanças climáticas. E se não quisermos que nosso planeta fique irremediavelmente do    ente, já há até um prazo final para combatermos esses sinais: temos cinco anos para mudarmos a estrutura energética global, ou essa enfermidade contagiará também a nós, seres humanos.

De acordo com o relatório da Agência Internacional de Energia (AIE), publicado nesta quarta-feira (9), se quisermos evitar que a temperatura da Terra não ultrapasse os dois graus Celsius de aumento de temperatura que os cientistas estipularam como sendo o limite para evitar consequências climáticas graves, teremos que reduzir rapidamente nossas emissões de gases do efeito estufa (GEEs).

NOTÍCIA COMPLETA

Escassez de recursos hídricos ameaça crescimento chinês, diz HSBC

A China pode ver sua economia desacelerar mais rápido do que se imagina, e não por causa de alguma crise financeira global, mas sim porque não houve, no decorrer das últimas décadas, a atenção necessária com a gestão dos recursos hídricos.

Segundo uma análise do HSBC, nove das 31 províncias da China já sofrem cotidianamente com a falta de água e outras 11 apresentam graves problemas de fornecimento. Assim, pelo menos 14 delas estariam sob o risco de ver sua capacidade industrial reduzida nos próximos anos.

NOTÍCIA COMPLETA

Campeão do meio ambiente se prepara para a guerra


Uxbridge, Canadá, 11/11/2011 – O governo do Canadá gasta mais de US$ 60 bilhões na compra de aviões e navios militares, ao mesmo tempo em que corta mais de US$ 200 milhões em fundos para a pesquisa e o acompanhamento de problemas ambientais. Entre os programas cortados pelo primeiro-ministro, Stephen Harper, está a rede canadense de vigilância da ozonosfera, respeitada mundialmente e que teve papel decisivo na descoberta do primeiro buraco na camada de ozônio sobre este país na última primavera boreal.