sábado, 16 de fevereiro de 2008

Mapa mostra impacto de ação humana sobre oceanos

Mares do Norte, do Caribe e do Mediterrâneo estariam entre os mais afetados.
     Um mapa feito por cientistas americanos e divulgado nesta sexta-feira na revista científica Science mostra que 41% dos oceanos do mundo foram afetados, em menor ou maior grau, pela ação humana.
     Para mapear o impacto da atividade humana nos ecossistemas marítimos, os cientistas da Universidade da Califórnia em Santa Bárbara, nos Estados Unidos, fizeram uma sobreposição de 17 mapas que demonstravam o impacto de fatores diversos, como a pesca, a poluição e a mudança climática.
 
 
Foto: NCEAS/Universidade da Califórnia
Mapa mostra o estado atual dos oceanos no mundo (Foto: NCEAS/Universidade da Califórnia)
 
     Os mapas foram feitos com base em um estudo que analisou o impacto dos seres humanos em ecossistemas como os recifes de corais, as colônias de algas marinhas, plataformas continentais e os oceanos profundos.
     O mapa mostra que as áreas mais afetadas pelo impacto humano são o Mar do Norte, Mar da China Oriental e Meridional, Mar do Caribe, a costa leste da América do Norte, os mares Mediterrâneo e Vermelho,o Golfo Pérsico, o Mar de Bering e várias regiões do Pacífico Oeste.
      O estudo indica ainda que as áreas menos afetadas são aquelas próximas aos pólos.
     "Este projeto nos permite começar a ver o cenário do impacto dos humanos nos oceanos", diz Ben Halpern, que liderou o estudo.
     "Os resultados mostram que, somados, os impactos individuais revelam uma situação muito pior do que imagino que as pessoas esperavam. Certamente foi uma surpresa para mim", afirma.
 
Fonte: BBC Brasil - G1
Postado por: Wilson Junior Weschenfelder


Abra sua conta no Yahoo! Mail, o único sem limite de espaço para armazenamento!

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Poluição e pesca atingem a totalidade dos oceanos da Terra, diz pesquisa

Estudo na revista 'Science' mapeou áreas que sofreram mais com impacto humano.
Apenas 4% dos ecossistemas marinhos apresentam estado próximo do 'virgem'.

     Estudo publicado na revista "Science" indica que não há mais uma gota de água nos oceanos que não tenha sido afetada de alguma forma pela ação do homem. Quase metade da superfície oceânica (41%) está sob forte pressão de atividades humanas, como pesca e poluição. Só 4% permanecem relativamente livres de impacto, principalmente no Ártico e na Antártida, onde o homem tem dificuldade para chegar.
 
Antártida é um dos locais livres de impacto por causa do difícil acesso (Fonte da imagem)
 
     Segundo os cientistas, trata-se do maior e mais completo levantamento já feito sobre o impacto do homem nos oceanos. Os resultados foram apresentados ontem no primeiro dia da conferência anual da Associação Americana para o Avanço da Ciência (AAAS) em Boston, Massachusetts. A equipe mapeou o efeito combinado de 17 grandes atividades impactantes sobre 20 tipos de ecossistema marinho. Os efeitos mais severos na água têm relação com o aquecimento global: aumento de temperatura e da incidência de radiação ultravioleta e acidificação.
 
A pesca de arrasto é uma das atividades mais impactantes (Fonte da imagem)
 
     Os pontos mais críticos ocorrem onde esses fatores globais se sobrepõem a pressões mais localizadas, como poluição e pesca. Segundo os cientistas, 2,2 milhões de quilômetros quadrados de oceano (uma área do tamanho do Amazonas e da Bahia) já foram severamente impactados. São as áreas que incluem parte da costa no Sudeste do Brasil, o Mar do Norte e o Mar da China, onde há forte concentração de navios e atividade industrial. Já a foz do Rio Amazonas aparece como um santuário. As informações são do jornal "O
Estado de S. Paulo".
Fonte: Agência Estado - G1
Postado por: Wilson Junior Weschenfelder


Abra sua conta no Yahoo! Mail, o único sem limite de espaço para armazenamento!

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Notícias do Portal do Meio Ambiente

 
Financiamento da transição para uma economia ecológica é tema do Fórum Mundial de Ministros do Meio Ambiente
O maior encontro de ministros do Meio Ambiente desde o importante avanço sobre a mudança climática realizado em Bali, acontecerá este mês em Mônaco, sob o tema "Mobilização de Fundos para a Mudança Climática". Leia mais...
 
Devastação ambiental agrava enchentes na região serrana do Rio, diz geógrafo
A enchente que matou nove pessoas e deixou 400 famílias desabrigadas na última semana em Itaipava, distrito de Petrópolis (RJ), foi agravada pela devastação do meio ambiente que a região serrana fluminense vem enfrentando nas últimas décadas. Leia mais...

   
Liberados o plantio e a venda de duas espécies de milho transgênico  
O Conselho Nacional de Biossegurança liberou nesta terça o plantio e a venda de duas espécies de milho transgênico, ou seja, que foi geneticamente modificado. A decisão põe fim a um longo debate no governo. Leia mais...
 
 
Nacional - A ciência e a nossa sociedade (ECOBlog) 
Vivemos um momento muito interessante dessa nossa odisséia terrestre. As diversas formas de fanatismos estão cada vez mais próximas de todas as nossas relações sociais, afetivas e mecânicas. Leia mais...
 
 
Armadilha ecológica
Estudo mostra que escadas para peixes, idealizadas no hemisfério Norte para ajudar migração de peixes em regiões de barragens, são uma ameaça para cardumes da América do Sul e aumentam o risco de extinção das populações. Leia mais...

 
Artigo: Lula e o ambiente (I) - Arthur Soffiati 
Ao votar em Lula para o primeiro mandato de presidente, não esperei que ele transformasse o Brasil num país socialista. Esperei apenas que tentasse a construção, a duras penas, de uma social-democracia. Leia mais...

 
Após má repercussão, governo recua de anistia a desmatador 
Diante da repercussão negativa, o governo recuou do plano de conceder uma espécie de anistia aos fazendeiros que fizeram desmatamento superior a 20% de suas propriedades na Amazônia Legal, desde que recuperassem 50% do total. Leia mais...
 
Fonte: Portal do Meio Ambiente
Postado por: Wilson Junior Weschenfelder


Abra sua conta no Yahoo! Mail, o único sem limite de espaço para armazenamento!

terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Obras alvo de operação da PF estão com as vendas em alta

Grandes empreendimentos turísticos de Florianópolis (SC) citados na Operação Moeda Verde, da Polícia Federal, continuam sendo construídos sem impedimentos e estão com as vendas em alta.
 
     A operação prendeu em maio do ano passado 22 políticos e empresários suspeitos de negociar licenças ambientais. O condomínio que desencadeou a investigação, o Campanario, em Jurerê Internacional, já teve metade das unidades vendidas e será entregue em março.
 
Policiais participam da operação Moeda Verde em Florianópolis em 03/05/2007 (foto Terra Notícias)
 
     O residencial Vilas do Santinho, que também foi alvo da PF, já teve compradores para todos os apartamentos de uma de suas cinco alas.
     A operação resultou no indiciamento do prefeito Dário Berger (PMDB), de três ex-secretários da Prefeitura de Florianópolis, de ex-diretores e funcionários de órgãos ambientais estaduais e municipais e de dez empresários. O mandato de dois vereadores foi cassado. Berger foi acusado de atuar a favor de uma lei que beneficiaria hotéis.
     Como um dos inquéritos envolvia o prefeito, o conjunto de denúncias foi encaminhado no fim do ano passado ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região. Os juízes ainda analisam o recebimento dos processos.
 
Áreas de preservação ocupadas em Florianópolis (Fonte da imagem)
 
     Enquanto a concessão de licenças é questionada na Justiça, o condomínio Campanario, de arquitetura inspirada em um balneário tradicional da Itália, vem atraindo investidores estrangeiros, que já adquiriram 25% das unidades vendidas, segundo o grupo responsável, o Habitasul. O preço médio é de R$ 575 mil.
     O Ministério Público Federal no Estado pediu na Justiça a paralisação das obras para investigar a suposta invasão a uma área de preservação permanente. A suspeita é que um córrego que passava pelo local tenha sido aterrado. Técnicos da empresa dizem que se tratava de uma vala de drenagem da água de chuva.
     Como forma de divulgar a legitimidade das obras, empreendimentos do município listam suas licenças ambientais em outdoors colocados próximos às construções.
 
Manifestação de estudantes ocorrida em maio de 2007 (Fonte da imagem)
 
     Em outra praia também prossegue a construção do conjunto Vilas do Santinho, próximo a um dos maiores resorts do país, o Costão do Santinho. O investimento é de R$ 25 milhões - são 124 unidades.
     Relatório da PF diz que o dono do empreendimento, Fernando Marcondes de Mattos, auxiliou na campanha eleitoral de um diretor do órgão ambiental do governo do Estado em 2006 como forma de derrubar restrições legais.
Segundo a PF, o então candidato a deputado estadual pelo PSDB André Luiz Dadam recebeu de Marcondes doações não declaradas no TRE (Tribunal Regional Eleitoral).
 
     Shoppings
     Dois shoppings inaugurados entre o fim de 2006 e o começo de 2007, que também foram citados na operação da Polícia Federal, estão funcionando sem impedimentos.
     O Ministério Público Federal afirma que um deles, o Iguatemi, filiado à rede de mesmo nome, não vem cumprindo um termo de ajustamento de conduta firmado para liberar o empreendimento. A defesa do shopping diz que está providenciando as ações.
 
Mapa de Florianópolis (Fonte da imagem)
 
     A PF suspeita que o responsável pela construção, Paulo Cezar Maciel da Silva, comprou o licenciamento. Suspeita parecida recai sobre Carlos Amastha, construtor do outro shopping, o Florianópolis. Segundo a defesa dele, o shopping não tem pendências com a Justiça depois de ter firmado um acordo com o Ministério Público.
 
Fonte: Folha Online
Postado por: Wilson Junior Weschenfelder
Leia mais sobre o caso aqui.


Abra sua conta no Yahoo! Mail, o único sem limite de espaço para armazenamento!

Aquecimento global ameaça sobrevivência dos pingüins-rei

Espécie é a segunda maior da Antártida.
Aumento de temperaturas afeta animais que servem de alimento para espécie.

 
     O aquecimento global ameaça a segunda maior espécie de pingüins da Antártida, os pingüins-rei. Os animais, que vivem nas ilhas ao norte do continente gelado, se alimentam de pequenos peixes e lulas. A equipe francesa descobriu que a elevação das temperaturas diminuiu a quantidade de presas disponíveis, e, por isso, abalou a sobrevivência dos pingüins.
     Os pesquisadores estimam que a cada elevação de 0,26ºC na temperatura da superfície do mar há um declínio de 9% nas populações adultas da espécie.

Divulgação
Pesquisadores estimam que há dois milhões de casais adultos, capazes de se reproduzir, da espécie na Antártida (Foto: Divulgação)

 
Foto: Divulgação
Cientistas temem que pingüins desapareçam com a elevação das temperaturas (Foto: Divulgação )
 
Fonte: G1
Postado por: Wilson Junior Weschenfelder


Abra sua conta no Yahoo! Mail, o único sem limite de espaço para armazenamento!

domingo, 10 de fevereiro de 2008

Gritos no Inferno: crueldade sem limites

    Veja o que acontece com os animais na China.
 
 
 
 
 
 
Fonte: Amigos dos Animais
Postado por: Wilson Junior Weschenfelder


Abra sua conta no Yahoo! Mail, o único sem limite de espaço para armazenamento!

A Arte da Maldade

     Parece mentira mas é verdade! Num determinado museu, um certo 'artista' da Costa Rica, sem alma e sem coração, resolveu deixar morrer de fome e sede, com uma corda curta presa no pescoço, um pobre cão!
 
 
     Esse senhor que se chama Guillermo Habacuc Vargas, foi escolhido para representar o seu país na "Bienal Centroamericana Honduras 2008" e isto ele fez como 'obra de arte' que deveria ser denunciada e condenada pela Justiça duma Sociedade dita civilizada.
     Em face disto corre uma petição na Internet que conta com mais de 400.000 assinaturas até ao momento.
     Fica aqui o link para quem quiser juntar-se ao protesto contra este tipo de 'arte' da maldade que deveria ser criticada e não apreciada:
 
"O Homem tem feito na Terra um inferno para os animais."
Fonte: Amigos dos Animais
Postado por: Wilson Junior Weschenfelder


Abra sua conta no Yahoo! Mail, o único sem limite de espaço para armazenamento!