terça-feira, 4 de março de 2008

Nuvem tóxica obriga coreanos a usar máscar a?=

     Uma gigantesca nuvem de poeira engoliu a maior parte da Coréia do Sul e obrigou escolas a serem fechadas na segunda-feira. A nuvem é formada por areia e poeira tóxica carregada da China.
As tempestades de areia que se abatem sobre o país nesta época do ano são formadas no deserto de Góbi, na China, e atingem algumas partes do Japão, além da península coreana.
 
 Na Coreia do Sul, as crianças e os idosos foram aconselhados a permanecer em casa para evitar problemas respiratórios (fonte da imagem)
 
     Todo o ano, o fenômeno provoca bilhões de dólares em prejuízo, e o governo sul-coreano calcula que a nuvem amarela mata 165 pessoas por ano.
Entre março e maio, muitos coreanos só andam nas ruas com o rosto coberto por máscaras de algodão, e lentes de contato passam a ser evitadas.
     Nos últimos anos, a freqüência e a toxicidade da nuvem vêm se acentuando, o que aumenta as tensões entre a China e seus vizinhos. A poeira fica tóxica depois de passar por regiões industriais chinesas.
 
Fonte: BBC Brasil - Terra Notícias
Postado por Wilson Junior Weschenfelder


Abra sua conta no Yahoo! Mail, o único sem limite de espaço para armazenamento!

Você respiraria o ar de Pequim?

     As Olimpíadas de 2008 na cidade chinesa que Pequim estão causando dores de cabeça aos treinadores. Eles não querem expor os pulmões de seus atletas em Beijing (Pequim), considerada uma das cidades mais poluídas do mundo. Para resolver parte do problema, mais de 35 países planejam treinar os seus competidores no Japão e na Coréia do Sul.
 
Espessa camada de fumaça cobre o céu de Pequim na manhã de 19 de dezembro (Foto: NYT)
 
     O governo chinês diz que gastou bilhões para diminuir as emissões de gás carbônico durante os Jogos, mas o resultado parece não ser o esperado. Além de tirar os atletas da cidade, alguns países como os EUA e a Alemanha estão enviando cientistas para fazer testes independentes de monóxido de carbono por não acreditarem nas estatisticas oficiais da China sobre a poluição.
 
 
Autora: Paula Protazio, de Nova York - Blog do Planeta
Postado por Wilson Junior Weschenfelder


Abra sua conta no Yahoo! Mail, o único sem limite de espaço para armazenamento!

segunda-feira, 3 de março de 2008

A terra como você nunca viu

     Um planeta em transformação foi revelado essa semana. Fotos inéditas da Terra foram divulgadas no site PopSci. O ensaio mostrou a formação de continentes, glaciares em degelo na Patagônia, vulcões em erupção e desertos na Austrália. As imagens foram captadas por satélites.
 
     A idéia era mostrar um planeta visto apenas por poucos aventureiros e privilegiados, como o astronauta russo Yuri Gagarin que proferiu a famosa frase: "A Terra é azul." As fotos revelam que o planeta é azul, verde, vermelho e de muitas outras cores imagináveis. Ver o planeta por outros ângulos também pode ser uma forma de conscientizar as pessoas sobre a fragilidade do equilíbrio do clima e da vida.
 
Fonte: Blog do Planeta
Postado por Wilson Junior Weschenfelder


Abra sua conta no Yahoo! Mail, o único sem limite de espaço para armazenamento!

A maldita transposição avança

Enquanto cai uma chuva abençoada...
 
     O trabalho do Exército, em "parceria" com as empresas privadas e suas "máquinas"  caminhões, tratores, carregadeiras e operários,  fazem avançar as obras da maldita Transposição do rio São Francisco, é o que confirma fotos recentes. A região de Cabrobó, onde inicia o Eixo Norte, e de Itaparica, onde inicia o Eixo Leste , estão cheias de placas alertando e intimidando: ÁREA MILITAR. NÃO ENTRE! SE ENTRAR INCORRERÁ NAS PENALIDADES DO ART. 9O, III, a), b) do CPM. Será que o povo simples da região sabe do que trata  tal  artigo 9º? E que significa Código Penal Militar? 
     Há tanques de guerra, soldados de infantaria e barricadas feitas pelo exército para impedir a entrada de pessoas civis, onde as obras estão evoluindo. É preciso cercar e impedir que o povo veja, pois "coisa feia precisa ficar escondida". Por que não se faz isso sob a luz do sol? Há placas na margem das estradas dizendo: INTEGRAÇÃO DE BACIAS, CANAL DE APROXIMAÇÃO A 2 Km. Por que não dizem transposição? Com um eufemismo evitam usar a palavra certa: TRANSPOSIÇÃO, insana, faraônica e maldita.
     Famílias estão sendo despejadas de suas casas e alojadas  em cubículos na periferia de cidades. Um senhor, já de idade, após ser colocado em um casebre na periferia de Cabrobó, permaneceu sentado em um toco durante mais de 8 horas, de cabeça baixa. Tomado por uma profunda desolação, ficou sem saber o que fazer. Quedou paralisado. É muito difícil para qualquer ser humano perder a sua identidade.  Podemos imaginar a tristeza desse senhor, arrancado de sua casinha, onde nasceu e viu seus filhos nascerem, agora  jogado na margem da cidade, como uma bananeira deixada no asfalto.
     Uma área muito grande já foi desmatada. As crateras para a construção de lagoas artificiais e canais estão cada dia maiores. Isso acontece sobre terras indígenas e quilombolas, protegidas pela Constituição de 1988. A riqueza da biodiversidade da caatinga está sendo dizimada. Montanhas de lenha vão virar carvão!
     CATTERPILLAR, TOYAMA, GENERATOR, CÔNSUL, ROSSETTE e RECOLAST são algumas das empresas que já estão lucrando com a transposição, ao lado das empreiteiras e latifundiários que têm suas terras valorizadas. O nome destas empresas aparece nas fotografias de janeiro de 2008.
     Entre os dias 25 e 27 de fevereiro de 2008, representantes de  93 movimentos populares e organizações sociais, e mais 213 participantes , realizaram em Sobradinho (BA), a Conferência dos Povos do São Francisco e do Semi-árido. Nesse encontro tornaram públicas as discussões e as decisões de continuidade das  lutas pela vida do Rio São Francisco e do Semi-árido brasileiro, contra o Projeto de Transposição, ao mesmo tempo em que conclamam a adesão e a solidariedade de todos e todas. Cf. CARTA DE SOBRADINHO em www.cptmg.org.br e em www.gilvander.org.
     A barragem de Sobradinho está apenas com 22% de sua capacidade. Em fevereiro/2007 estava com 96%. Mais de 9 meses de seca no Norte e Noroeste de Minas e na Bahia, o avanço da monocultura do eucalipto, a dizimação do cerrado, o agronegócio irrigado, o assoreamento, entre outras causas, estão matando o Velho Chico. O Jornal Nacional da TV Lobo mostrou, outro dia, um motoqueiro atravessando o rio São Francisco, em Propriá/SE, de moto.
     É hora de reforçarmos a luta contra a maldita transposição, em defesa de uma revitalização autêntica e em prol de um projeto de Convivência com o Semi-árido.
 
imagem2095.jpg
 
Por Frei Gilvander Moreira (inclusive fotos -
E-mail:  gilvander@igrejadocarmo.com.br 
Fonte: Bendia - Editor Jornal dos Amigos - Portal do Meio Ambiente
Postado por Wilson Junior Weschenfelder


Abra sua conta no Yahoo! Mail, o único sem limite de espaço para armazenamento!