sexta-feira, 29 de maio de 2009

CNRH aprova moção contra mudanças na legislação ambiental


Ministro Carlos Minc entrega o documento ao presidente Lula na sexta-feira, respondendo às pressões da bancada ruralista e do agronegócio pela flexibilização das leis ambientais e mudanças no Código Florestal.


     O Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH) aprovou nesta segunda-feira uma moção de apoio ao movimento em defesa da legislação ambiental. O documento será entregue pelo ministro Minc ao presidente Lula na sexta-feira, como parte da tentativa de reverter a tendência à flexibilização da legislação ambiental e às mudanças no Código Florestal que vêm sendo analisadas pelo Congresso sob pressão da bancada ruralista e do agronegócio. "É muito importante que o CNRH tenha tomado essa decisão", disse o ministro.
     Minc disse estar "abismado" com as propostas de alteração em andamento, no que vem qualificando como uma ofensiva de destruição das conquistas ambientais da população brasileira. O "desastre anunciado", segundo ele, acontece num momento em que o Brasil precisa demonstrar aos outros países que tem uma política ambiental eficaz, para captar os recursos necessários ao financiamento do combate ao desmatamento na Amazônia.


Para Minc, mudanças pretendidas são "desastre anunciado" (foto: Jefferson Rudy/MMA)

     Lembrando que as previsões de aumento de 2º C na temperatura do planeta estão sendo revistas para mais, o ministro reafirmou sua posição de que as alterações na legislação caminham em sentido contrário a necessidade de se reduzir o aquecimento global. Por isso, vem fazendo alianças com pequenos produtores e agricultores familiares para barrar as tentativas de mudar as leis ambientais.

     Aqüífero Guarani
     Minc falou aos conselheiros na abertura da sessão de apresentação do relatório sobre o Aquífero Guarani. Após seis anos de estudos, grupo encabeçado por técnicos do Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina recomenda medidas estratégicas para a preservação do aquífero e confirma que os problemas no manancial já começaram. Com cerca de 7.500 poços que abastecem centenas de cidades, o aquífero pode se sobrecarregar pela ação dos agrotóxicos na lavoura e pela falta de saneamento básico em regiões metropolitanas por onde passa. Somente na região de Ribeirão Preto, no interior paulista, já se registra uma perda de 60 por cento de seu potencial.



     O gigantesco aquífero, que vai da região central do País até a bacia do Prata nos demais países do cone sul, tem 33 mil de Km2 de reservas, mas apenas 2% podem ser aproveitados com a atual tecnologia. Minc chamou a atenção para os problemas de desmatamento que afetam a região do planalto central e da bacia do pantanal e contribuem para a recarga do Guarani.

Autor: Paulenir Constancio - MMA - EcoAgência
Postado e adaptado por Wilson Junior Weschenfelder


Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

Nova soja transgênica pode trazer à cena o agente laranja


     Multinacional Dow AgroSciences pediu à Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) liberação de estudos de nova soja transgênica. Suspeita-se que a variedade seja resistente à um antigo herbicida, o 2,4-D, componente do agente laranja.
     Segundo boletim da Campanha Por um Brasil Livre de Transgênicos, o uso do glifosato, herbicida aplicado em transgênicos liberados, está perdendo a eficácia pois as plantas `invasoras` estão cada vez mais resistentes.


Glifosato está perdendo a eficácia pois as plantas `invasoras` estão cada vez mais resistentes.

     Esse é o motivo das empresas começarem a usar herbicidas ainda mais tóxicos, como o 2,4-D. Em 5 de fevereiro, um boletim da Frente Parlamentar da Agropecuária informou sobre a solicitação da Dow à CTNBio para conduzir testes de campo com soja transgênica tolerante ao 2,4-D.
     Esta substância é um dos componentes do agente laranja, usado na Guerra do Vietnã pelos Estados Unidos para desfolhar matagais e bosques.Extremamente tóxico, o herbicida é responsável pelo aparecimento de milhares de casos de câncer, doenças neurológicas e pelo nascimento de crianças deficientes no Vietnã.
     A Campanha Por um Brasil Livre de Transgênicos sugere que a divulgação pública do nome 2,4-D poderia impedir a liberação dos estudos. Por isso a Dow teria omitido o nome do herbicida no pedido feito à CTNBio.
     No pedido, consta apenas a descrição de "soja transgênica tolerante a herbicidas".

Fonte: Agência Pulsar/EcoAgência
Postado por Wilson Junior Weschenfelder


Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

Mudança climática já causa 315 mil mortes por ano, diz estudo


Pesquisa de órgão coordenado por Kofi Annan chama atenção para riscos.
Países mais pobres não causaram problema, mas são os que mais sofrem.

     A mudança climática mata cerca de 315 mil pessoas por ano, de fome, doenças ou desastres naturais, e o número deve subir para 500 mil até 2030, segundo um relatório divulgado nesta sexta-feira pelo Fórum Humanitário Global (FHG), entidade com sede em Genebra. O estudo estima que a mudança climática afete seriamente 325 milhões de pessoas por ano, e que em 20 anos esse número irá dobrar, atingindo o equivalente a 10% da população mundial da atualidade (6,7 bilhões).


Moradores observam nesta quarta-feira (27) a destruição causada pela passagem do ciclone Aila pela localidade indiana de Birbhum. (Foto: AFP)

     Os prejuízos decorrentes do aquecimento global já superam os 125 bilhões de dólares por ano -- mais do que o fluxo da ajuda dos países ricos para os pobres -- e devem chegar a 340 bilhões de dólares por ano até 2030, segundo o relatório. "A mudança climática é o maior desafio humanitário emergente do nosso tempo, causando sofrimento para centenas de milhões de pessoas no mundo todo", disse nota assinada pelo ex-secretário-geral da ONU, Kofi Annan, presidente do FHG. "Os primeiros atingidos e os mais afetados são os grupos mais pobres do mundo, embora eles pouco tenham feito para causar o problema", acrescentou.
     Notícia completa AQUI.

Fonte: Reuters - G1
Postado por Wilson Junior Weschenfelder


Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

EUA inauguram instalação para tentar produzir energia com fusão nuclear


Técnica tentaria explorar forma pela qual estrelas produzem sua energia.
Investimento americano na instalação foi de US$ 3,5 bilhões.

     Em Livermore, num seco vale da Califórnia, na saída da cidade, uma catedral de luzes será consagrada nesta sexta-feira (29). Como as catedrais da antiguidade, esta é construída numa escala incomparável de tecnologia única, e personifica uma doutrina científica que, se confirmada, pode elevar a civilização a novos patamares.


NIF (Instalação National de Ignição) tentará fazer fusão nuclear nos EUA, a um custo de US$ 3,5 bilhões (Foto: Jacqueline McBride/NYT)

     "Trazendo Energia Estelar para a Terra" diz a gigantesca faixa, recentemente esticada ao longo de um edifício com o tamanho de um estádio de futebol.
     O local, de 3,5 bilhões de dólares, é conhecido como Instalação Nacional de Ignição (National Ignition Facility, ou NIF). Durante mais de meio século, físicos sonharam em criar pequenas estrelas que inaugurariam uma era de ousada ciência e energia barata, e a NIF tem o objetivo de atiçar essa chama.
     Em teoria, os 192 lasers da instalação – feitos com quase 60 milhas de espelhos, fibra ótica, cristais e amplificadores de luz – dispararão de forma conjunta para pulverizar um grão de combustível hidrogênio menor que uma cabeça de fósforo. Comprimidos e aquecidos a temperaturas maiores que aquelas de um núcleo de estrela, os átomos de hidrogênio se fundirão em hélio, liberando explosões de energia termonuclear.


Concepção artística do processo de fusão nuclear induzido por laser (Foto: NYT)

     O diretor do projeto, Ed Moses, disse que chegar à ponta da ignição (definida como a execução com sucesso da fusão) precisou de 7 mil trabalhadores e 3 mil subcontratados durante doze anos. Suas ações criaram um colosso de precisão com milhões de peças e 60.000 pontos de controle, 30 vezes mais que os encontrados num ônibus espacial.
     "É a história da catedral", disse Moses durante uma visita. "Juntamos os melhores físicos, engenheiros, o melhor da indústria e dos institutos acadêmicos. Não é sempre que você tem essa oportunidade e consegue realizá-la".
     Notícia completa AQUI.

Autor: William J. Broad - New York Times - G1
Postado por Wilson Junior Weschenfelder


Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Foto chocante no maço deixa 48% dos fumantes mais propensos a deixar o vício


Pesquisa que revelou dado foi feita em São Paulo, Rio e Porto Alegre.
Estudioso quer fotos na frente dos maços de cigarro.


Uma das novas imagens da campanha enfoca o risco de derrame cerebral (Foto: Divulgação)

     Cinco anos depois que o uso de imagens mostrando os danos causados pelo cigarro nos maços se tornou obrigatório, o Instituto Nacional do Câncer (Inca) realizou uma pesquisa para analisar o verdadeiro impacto das fotografias em fumantes e não fumantes. Os números mostram que a propaganda aversiva fez com que 48,2% dos fumantes ficassem mais propensos a largar o vício.
     A pesquisa, por enquanto, entrevistou 717 pessoas nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre -- o objetivo final é entrevistar e acompanhar 1.800 brasileiros. O estudo foi feito em parceria com a Universidade de Waterloo, no Canadá, que aplica a mesma metodologia em países como Reino Unido, Suíça e Austrália, para o Projeto Internacional de Políticas de Controle do Tabaco.


     Estudioso quer fotos na frente dos maços
     "O Brasil é líder internacional no uso de advertências sanitárias com imagens fortes", afirma o professor da Universidade de Waterloo, Geoffrey Fong. O pesquisador, no entanto, acredita que o fato de as fotos estarem só no verso faz com que os brasileiros ainda não tenham notado as fotografias tanto quanto poderiam.
     "Temos conseguido fazer um contraponto em relação ao que a indústria sempre fez, que era mostrar imagens positivas para passar ideia que o cigarro não fazia mal. Vamos usar imagens fortes e agressivas, que tenham impacto na decisão das pessoas de começarem a fumar e de pararem de fumar", completou o diretor do Inca, Luiz Antonio Santini.
     Desde 2004, 19 imagens foram impressas nos maços de cigarros no país. Neste mês, outras dez entraram em vigor e deverão ser avaliadas em 2010. "As fotos foram desenvolvidas por neurobiólogos, que estudam a percepção emocional das pessoas em relação ao tabagismo", explica Fong.



     80% querem deixar de fumar
     O resultado do trabalho no Brasil mostra ainda que as imagens e frases impressas impediram que 39,1% dos fumantes pegassem um maço de cigarros quando estavam prestes a fumar. As advertências fizeram 61,6% dos fumantes e 83,2% dos não fumantes pensarem nos danos do tabaco à saúde.
     Entre os 17 países onde pesquisas semelhantes já foram feitas, o Brasil aparece no segundo lugar na proporção de fumantes que querem deixar de fumar, com 80%, atrás apenas da Holanda. Segundo o documento, 91,8% dos fumantes afirmaram que, se pudessem voltar atrás, não teriam começado a fumar.
     De acordo com o Inca, o Brasil tem hoje 27,5 milhões de fumantes. No mundo todo, o número chega a 1,3 bilhão. A intenção dos pesquisadores é que, a cada mudança na política de controle do tabaco no Brasil, as mesmas pessoas sejam entrevistadas.



Autora: Alícia Uchôa - G1
Postado e adaptado por Wilson Junior Weschenfelder


Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

Japoneses criam macaquinho transgênico que brilha no escuro


Sagui ou mico-estrela é espécie de primata comum em todo o Brasil.

Interesse é usar animais como modelos para entender doenças humanas.

     O mais novo mamífero a brilhar com uma cor verde fluorescente no escuro é o sagui ou mico-estrela (Callithrix jacchus), um dos macacos mais comuns do Brasil. Pesquisadores liderados por Erika Sasaki, do Instituto Central de Animais Experimentais do Japão, apresentaram os bichinhos (cujas solas das patas brilham sob luz ultravioleta) na edição desta semana da revista científica "Nature".


Primeira geração de macacos transgênicos: solas das patas brilham sob luz ultravioleta (Foto: E.Sasaki et al 2009 )

     O objetivo da pesquisa é descobrir maneiras de transformar os saguis em modelos de doenças humanas, introduzindo modificações genéticas neles que imitem os problemas de saúde de pessoas. Por serem primatas e, portanto, mais aparentados aos seres humanos do que camundongos e outros roedores, os saguis oferecem maneiras mais precisas de simular doenças ainda pouco compreendidas. O fato de os bichos se reproduzirem relativamente rápido -- ficam maduros sexualmente com um ano e produzem gêmeos após gestações rápidas -- também aumentou seu interesse, dizem os pesquisadores.
     A cor verde fluorescente não serve apenas para chamar a atenção. O gene que a produz, oriundo de uma água-viva, normalmente é ligado ao gene que realmente interessa para os pesquisadores -- um trecho de DNA que produz certa doença, por exemplo. Se o animal brilha no escuro, é sinal de que ambos os genes, o da cor e o de interesse, estão ativos no bicho, indicando que o experimento foi um sucesso.

Fonte: G1
Postado por Wilson Junior Weschenfelder


Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

Chefe da ONU diz que ritmo da mudança climática é "alarmante"


     O impacto da mudança climática está acelerando em um ritmo "alarmante" e medidas urgentes devem ser tomadas, disse nesta quarta-feira o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon.



     "O que é assustador é que os cientistas estão agora revendo suas previsões, reconhecendo que o impacto da mudança climática está acelerando em um ritmo muito mais rápido", disse Ban, referindo-se ao novo relatório que está em andamento do Painel Intergovernamental da Mudança Climática.
     "Isso é muito sério e alarmante. É por isso que eu tenho pedido que se nós tomarmos qualquer ação, devemos agir agora, não importa de onde você venha. Países ricos e pobres, nós devemos resolver essa questão juntos", disse Ban no seminário.
     O pedido por urgência feito pelo chefe da ONU repete seu discurso em uma conferência de negócios no último fim de semana na Dinamarca. Líderes mundiais se encontraram em Copenhague para discutir políticas climáticas de longo prazo, antes de uma conferência da ONU em dezembro com o objetivo de formalizar um novo acordo que substitua o Protocolo de Kyoto.



Fonte: Reuters - Terra
Postado e adaptado por Wilson Junior Weschenfelder


Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

ISS fotografa estranhos círculos no gelo de lago russo


     Estranhos círculos formados sob a camada de gelo que cobre a superfície do grande lago Baikal, ao sul da Sibéria (Rússia), foram fotografados pelos astronautas da Estação Espacial Internacional (ISS). Na área onde se formou um dos anéis escurecidos, com diâmetro de 4,4 km, também ficou visível a fragilidade do gelo. As informações são do Terra Chile.


Anéis escurecidos como o do centro da foto, com diâmetro de 4,4 km, foram clicados pelos astronautas do espaço (imagem: Nasa/Divulgação)

     Apesar do aparecimento de círculos não ser algo novo - outros aparaceram em 1985 e 1994 -, a origem do seu desenvolvimento ainda é desconhecida. Segundo especialistas, a camada sólida do lago pode se quebrar à noite e voltar a congelar na manhã do outro dia.
     No mês de abril, o fenômeno pode ser visto com mais freqüência, aparecendo quando a cobertura de gelo se forma e desaparecendo quando o gelo derrete. O aspecto da camada sólida visto na foto parece frágil, mas os especialistas garantem que o gelo se mantém forte até o final de junho.

Fonte: Redação Terra
Postado por Wilson Junior Weschenfelder


Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

Gripe suína avança no mundo e número de mortos se aproxima de 100


     Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o vírus A (H1N1) já contaminou 12.954 pessoas, em 46 países, e matou 92 desde o início da epidemia, há um mês, no México.
     Nas últimas 24 horas, foram registrados oficialmente 439 novos casos de gripe suína.


Gripe suína avança no mundo e número de mortos se aproxima de 100. Foto:Peter Parks/AFP

     Nos Estados Unidos, as autoridades de saúde informaram que mais duas pessoas com a gripe suína faleceram em Nova York, onde 42 escolas seguem fechadas para prevenir novos contágios.
     No México, o número de mortos subiu de 83 para 85, mas um comunicado do ministério da Saúde destaca que a propagação do vírus "continua com tendência de baixa", já que "não aumentou o número de casos nem de novos falecimentos...".
     Estados Unidos, México e Canadá são os países mais afetados pela gripe suína, com 6.764, 4.721 e 921 casos, respectivamente.
     O Japão é o quatro país mais atingido pela gripe suína, com 307 casos até o final de semana passado, mas nenhum óbito.



Fonte: AFP - Yahoo
Postado e adaptado por Wilson Junior Weschenfelder


Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

Coreia do Norte volta a processar combustível nuclear


     O jornal Chosun Ilbo afirma que testemunhas viram a saída de vapor recentemente de uma área de Yongbyon, ao norte de Pyongyang, um sinal de que foram reativadas as instalações que produzem plutônio, que pode ser utilizado na fabricação de bombas nucleares.
     "Os satélites espiões americanos detectaram vários sinais, como o vapor de água, que mostram que as instalações de tratamento, que estavam paralisadas, foram reativadas", informa o jornal.


A Coreia do Norte voltou a processar combustível nuclear para produzir mais plutônio com fins militares, informa a imprensa sul-coreana. Foto:Cecilia Rezende/AFP

     A Coreia do Norte anunciou em 14 de abril a retirada das negociações a seis (Rússia, Coreia do Norte e Coreia do Sul, Estados Unidos, Japão e China), o fim da cooperação com a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) e a reativação das instalações nucleares, depois que o país foi condenado no Conselho de Segurança da ONU pelo lançamento de um foguete no dia 5 de abril.
     Pyongyang havia se comprometido em fevereiro de 2007 a fechar as instalações de Yongbyon que produzem plutônio, material que pode ser utilizado na fabricação da bomba nuclear.
     O Chosun Ilbo destaca que se Coreia do Norte processar 8.000 barras de combustível de Yongbyon pode obter entre seis e oito quilos de plutônio, o suficiente para fabricar uma bomba nuclear.

Fonte: AFP - Yahoo
Postado por Wilson Junior Weschenfelder


Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

terça-feira, 26 de maio de 2009

Mata Atlântica perde área equivalente a dois terços da cidade de SP, diz pesquisa


Fundação SOS Mata Atlântica e Inpe analisaram dados de 2005 a 2008.

Minas Gerais é o estado em que houve maior registro de desmatamento.

     Estudo divulgado nesta terça-feira (26) mostra que, entre 2005 e 2008, em dez estados brasileiros avaliados, foi desmatada uma área de Mata Atlântica equivalente a cerca de dois terços do tamanho da cidade de São Paulo. Segundo o estudo, 1029,38 km² de mata foram desmatados no período considerado. As informações foram levantadas pela Fundação SOS Mata Atlântica em conjunto com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).


Atualmente, em Minas, restam apenas 9,68% da cobertura original de Mata Atlântica (Foto: Reprodução/TV Globo)

     Segundo o relatório Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica, a área original da mata no Brasil era de 1,315 milhão de km², distribuída em 17 estados (PI, CE, RN, PE, PB, SE, AL, BA, ES, MG, GO, RJ, MS, SP, PR, SC e RS). As informações mostram que esta área atualmente é de 102.012 km², o que significa que a extensão do bioma foi reduzida a 7,91% de seu território original. Essa porcentagem totaliza fragmentos de mata acima de 1km², e tem como base remanescentes florestais de 16 dos 17 estados em que há Mata Atlântica.
     Se forem incluídos os fragmentos acima de 0,03km², o estudo mostra que a área de Mata Atlântica remanescente totaliza 11,41% da cobertura original.
     O estudo divulgado pela Fundação SOS Mata Atlântica não analisou dados do desmatamento no Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, em Pernambuco, na Paraíba, em Sergipe e Alagoas.
     Notícia completa AQUI.

Fonte: G1
Postado por Wilson Junior Weschenfelder


Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

Angra II tem vazamento de material radioativo


Eletronuclear informou que três funcionários foram contaminados.
CNEN fala em 4 atingidos; o acidente seria "insignificante".

     A Eletronuclear comunicou nesta terça-feira (26) um vazamento de material radioativo na usina nuclear de Angra II, no dia 15 de maio.
     Segundo a empresa, três funcionários foram contaminados. No entanto, de acordo com informações do Conselho Nacional de Energia Nuclear (CNEN), quatro pessoas teriam sido atingidas pelo vazamento.



     Segundo a Eletronuclear, os contaminados foram examinados e passaram por um processo de descontaminação, ainda que o material não oferecesse risco à saúde.
     A Eletronuclear garantiu também que o vazamento foi insignificante e que a prefeitura de Angra dos Reis, a Comissão Nacional de Energia Nuclear e o Ministério de Minas e Energia foram avisados.
     Segundo a empresa, uma peça contaminada era raspada para a retirada de material radioativo. Este trabalho seria um processo rotineiro. Um funcionário não desconectou o sistema de ventilação para evitar que as partículas raspadas se espalhassem pela usina. As partículas acionaram o alarme de Angra II.
     De acordo com a Eletronuclear, o evento foi classificado como nível 1. Isso significa que ele teve pequenas proporções e que não há necessidade de ações reparadoras. São tomadas apenas medidas preventivas para evitar que incidentes similares ocorram novamente.
     A Eletronuclear informou que os funcionários foram levados para Mambucaia, onde foram examinados e passaram por descontaminação.



Fonte: G1 - com informações da Globo News
Postado e adaptado por Wilson Junior Weschenfelder


Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Coreia do Norte desafia o mundo e faz novo teste nuclear


     A Coreia do Norte executou um teste nuclear nesta segunda-feira, que segundo Tóquio pode ter sido até quatro vezes superior ao realizado em 2006, provocando um repúdio internacional e a convocação para a tarde de uma reunião de emergência do Conselho de Segurança da ONU em Nova York.


'A República Democrática e Popular da Coreia (RDPC) realizou com êxito um novo teste nuclear subterrânero em 25 de maio, como parte das medidas destinadas a reforçar suas capacidades de dissuasão nuclear', afirma uma nota da agência oficial do regime KCNA (Foto:AFP)

     Pyongyang também lançou nesta segunda-feira três mísseis de curto alcance. A agência sul-coreana Yonhap informou que a Coreia do Norte disparou três mísseis terra-ar com alcance de 131 km no sul do país.
     O ministério russo da Defesa confirmou que a Coreia do Norte realizou um potente teste subterrâneo, a 10 km de profundidade.
     Notícia completa AQUI.

Fonte: Yahoo Notícias
Postado por Wilson Junior Weschenfelder


Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

Estudo confirma a contaminação por bisfenol-A (BPA) a partir de garrafas plásticas



A exposição ao BPA pode ter efeitos nocivos para a saúde (Imagem iStockphoto)

     Em num novo estudo [Use of Polycarbonate Bottles and Urinary Bisphenol A Concentrations] da Harvard School of Public Health (HSPH) pesquisadores descobriram que os participantes que, ao longo de uma semana, beberam em garrafas de policarbonato, comumente usado garrafas plásticas e mamadeiras, apresentaram um aumento de dois terços da substância química bisfenol-A (BPA) na urina.
     Notícia completa AQUI.

Autor: Henrique Cortez, do EcoDebate
Postado por Wilson Junior Weschenfelder


Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

Obras portuárias ameaçam vida marinha


     Está nas mãos da Justiça a continuidade das consultas públicas para a criação da reserva de fauna da Babitonga, no litoral norte de Santa Catarina. As pedras no caminho da proteção daquela área, vital para a sobrevivência de espécies ameaçadas de animais marinhos, do turismo e da pesca artesanal, também são a total contrariedade do governo estadual e de empresários, interessados na ampliação ou construção de portos, e também de associações de pescadores, temendo erroneamente que suas atividades sejam interrompidas.


Meandros cobertos por matas preservadas e águas cristalinas que espelham o azul do céu na Baía da Babitonga. Tudo ameaçado por obras portuárias. (Foto: Divulgação)

     A proposta para se definir algum tipo de proteção à principal área de manguezais do Sul do país tomou forma há pouco mais de três anos, quando uma série de pesquisas apontou que populações de duas espécies de golfinhos dependem daquele estuário para sobreviver. O pouco conhecido boto-cinza (Sotalia guianensis) e a toninha (Pontoporia blainvillei) usam aquelas águas para se alimentar e reproduzir. Meros, robalos, caranguejos-uçá e várias outras espécies também vivem ali.
     Com tanta riqueza em vida marinha, aproveitada pelo turismo e pescadores artesanais, veio o projeto para criação de uma reserva com pouco mais de 70 mil hectares e abraçando pequenas parcelas de seis municípios, como São Francisco do Sul, Joinville, Araquari e Barra do Sul, e grande parte do estuário do Rio Palmital, formado por mais de duas dezenas de ilhas e ilhotas. Confira mapa abaixo. Se for mesmo confirmada uma reserva federal de fauna, será a segunda do país. Em 2006, foi criada no Rio Grande do Norte a Reserva de Fauna Costeira de Tibau do Sul.
     Os planos conservacionistas chegaram primeiro aos escaninhos do Ibama, mas, com a divisão do órgão, o processo tramita agora no Instituto Chico Mendes. A falta de um levantamento socioeconômico quanto aos efeitos da área protegida na região deixou uma brecha para ações judiciais. E elas vieram, encaminhadas por associações de pescadores. Assim, a criação da reserva aguarda um parecer do Tribunal Regional Federal em Porto Alegre (RS). Logo após uma decisão, os trâmites serão retomados, com mais uma audiência pública, ao menos. Esse, todavia, não é o maior problema para a conservação da Baía de Babitonga.
     Notícia completa AQUI.

Autor: Aldem Bourscheit - O Eco
Postado por Wilson Junior Weschenfelder


Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

Dragões-de-komodo representam ameaça a moradores na Indonésia


Vizinhos de parque dizem que falta de alimento deixa répteis agressivos.

Animais atacam com mordida forte e veneno que pode ser fatal.


Estimativa indica que o Parque Nacional Komodo, na Indonésia, abriga os 2.500 dragões-de-komodo restantes no mundo (Foto: Dita Alangkara/AP)

     Os dragões-de-komodo têm dentes afiados e um veneno que pode matar uma pessoa horas depois do ataque. Mesmo assim, moradores de vilas na Indonésia, que conviveram por gerações com o maior lagarto do mundo, nunca tiveram medo – até que os dragões começaram a atacar.
     Nas ilhas tropicais no sudeste da Indonésia, onde os répteis em extinção ainda podem ser encontrados no habitat natural, as histórias se espalham rapidamente: duas pessoas foram mortas desde 2007 – um garoto e um pescador – e outras ficaram gravemente feridas.
     Os ataques dos dragões-de-komodo ainda são raros, mas o medo vem se espalhando pelas vilas de pescadores.


Moradores de vilarejos próximos ao Parque Nacional Komodo dizem que os dragões tornam-se agressivos por falta de alimento (Foto: Dita Alangkara/AP)

     Notícia completa AQUI.

Fonte: Associated Press - G1
Postado por Wilson Junior Weschenfelder


Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

domingo, 24 de maio de 2009

Poluição custa R$ 14 por segundo em gastos com tratamento, revela estudo


Habitantes de São  Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba e Recife respiram ar com excesso de poluentes, fora dos padrões da Organização Mundial de Saúde.

     Um estudo do Laboratório de Poluição da Universidade de São Paulo (USP) revelou os custos da poluição. Em seis regiões metropolitanas do país, a pesquisa mostrou que são gastos R$ 14 por segundo para tratar sequelas respiratórias e cardiovasculares de vítimas da poluição. Se calculado o gasto no ano, o custo chega a cerca de R$ 460 milhões.


Ar poluído provoca cerca de 11,6 mil mortes por ano nas principais capitais do país

     Segundo o estudo, respiram o ar reprovado pelos padrões da Organização Mundial da Saúde (OMS) as regiões de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba e Recife. Pela análise científica, mais de oito mil pessoas nestas cidades são internadas anualmente com problemas cardíacos. O motivo é o excesso de poluentes no organismo.
     Além das internações, também foram calculadas as mortes nas regiões. Todo o ano, quase 11,6 mil pessoas com mais de 40 anos perdem suas vidas. O equivalente a 31 vidas por dia.
     O Ministério Público do Estado de São Paulo move uma ação civil pública contra a Petrobras e 13 montadoras de veículos. O Ministério pede indenização para as vítimas da poluição, que seria calculada com base na pesquisa.



Autora: Desirée Luíse - Radioagência Notícias do Planalto - EcoAgência
Postado e adaptado por Wilson Junior Weschenfelder


Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

Deputados querem menos proteção às restingas


Em novo ataque da bancada ruralista à legislação ambiental, em Brasília, apenas a falta de quórum impediu que fosse aprovada proposta que modifica resolução do Conama.


     Não fosse a falta de quórum, a Comissão de Meio Ambiente da Câmara dos Deputados teria aprovado quarta-feira (20/05) uma proposta para reduzir a proteção às restingas em todo o país. O Projeto de Decreto Legislativo 616/2008 foi proposto pelo deputado Fernando Chucre (PSDB/SP) e driblava a execução de parte da Resolução 303/2002 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).


Exemplo típico de vegetação de restinga, no litoral

     "As áreas de vegetação em restingas que não fixem dunas ou estabilizem mangues não podem ser consideradas APPs, à luz do Código Florestal e ao princípio da legalidade. Pretendemos com essa iniciativa sustar os efeitos da Resolução Conama, no caso particular das restingas, como forma de proteger os administradores da insegurança jurídica provocada pelo Poder Executivo", diz Chucre em sua justificativa para o projeto.
     O relatório pela aprovação da medida é do deputado Luciano Pizzatto. A Comissão de Meio Ambiente é presidida atualmente pelo deputado ruralista Roberto Rocha (PSDB/MA), que fez de tudo para tentar atrair quórum e aprovar a medida anti-conservação. Não conseguiu, por enquanto. Restingas são ecossistemas ligados à Mata Atlântica e sua característica principal é manter vegetação herbácea e arbustiva sobre terrenos arenosos próximos ao mar.

Fonte: Frente Parlamentar Ambientalista/EcoAgência
Postado e adaptado por Wilson Junior Weschenfelder


Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

Derretimento de geleiras faz terra subir no Alasca


     O aquecimento global tende a conjurar imagens de mares em alta e áreas costeiras ameaçadas. Mas em Juneau, no Alasca, como em praticamente lugar algum do mundo, a mudança climática está tendo efeito oposto. À medida que as geleiras derretem, lá, a terra sobe, e o mar recua.


À medida que as geleiras derretem, a terra sobe e o mar recua em Juneau

     Morgan DeBoer, empresário do setor de imóveis, abriu um campo de golfe com nove buracos na região da Baía Glacier, em 1998; quando sua família chegou à região, 50 anos atrás, o terreno que hoje abriga a pista de golfe estava sob as águas. "As marés mais altas do alto chegavam, então, ao meio da minha pista", diz DeBoer. Agora, com a linha de maré recuando ainda mais, ele está contemplando a possibilidade de acrescentar mais nove buracos e instalar um campo de golfe de tamanho regulamentar. "A terra continua a subir".
     As questões geológicas envolvidas são complexas, mas se pode resumi-las da seguinte forma: liberta da pressão de bilhões de toneladas de geleiras, a terra sobe mais ou menos como uma almofada retoma sua forma original quando alguém se levanta do sofá. A terra tem subido tão rápido que a alta dos mares - um produto onipresente do aquecimento global não consegue acompanhar o ritmo, por aqui. Como resultado, o nível relativo do mar está caindo em ritmo "dos mais altos já registrados", de acordo com um relatório preparado em 2007 por um painel de especialistas convocado por Bruce Botelho, o prefeito de Juneau.
     Notícia completa AQUI.

Autora: Cornelia Dean - The New York Times - G1
Postado por Wilson Junior Weschenfelder


Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes