sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Brasil cai de 34º para 62º em ranking ambiental dos EUA


     Hoje na Folha O Brasil caiu para o 62º lugar em um índice de performance ambiental elaborado pelas universidades americanas Yale e Columbia, informa Janaína Lage, de Nova York, em matéria publicada hoje na Folha.
     O resultado coloca o Brasil atrás dos EUA, que ocupam o 61º lugar, com bom resultado em indicadores como qualidade de água potável, mas desempenho ruim na emissão de gases-estufa e poluentes.
     Na última edição, há dois anos, o Brasil ocupava o 34º lugar.
     Ainda assim, países com crescimento econômico acelerado, como China e Índia, estão muito atrás no ranking, e ocupam respectivamente o 121º e o 123º lugares.

Fonte: Folha Online


Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

Estudo aponta efeito cascata no aquecimento global


     A mudança climática provocada pela ação humana vai liberar na atmosfera mais gases do efeito estufa, agravando ainda mais o aquecimento global, segundo um novo estudo. Mas o efeito cascata do dióxido de carbono adicional - armazenado no solo, nas plantas e nos oceanos -, junto às emissões industriais desse gás, será menos grave do que sugeriam alguns estudos recentes, de acordo com os pesquisadores.
     "Estamos confirmando que a retroalimentação existe e é positiva (em termos de volume). Essa é a má notícia", disse David Frank, do Instituto Federal Suíço de Pesquisas WSL, principal autor do estudo publicado na edição de quinta-feira da revista Nature. "Mas, se compararmos nossos resultados com algumas estimativas recentes, é uma boa notícia", acrescentou Frank, cidadão norte-americano, em declarações.

http://site.noticiaproibida.org/fotos/Image/atuais/composi_aquecimento_global_reduzida.jpg

     Os dados, baseados em oscilações naturais das temperaturas entre os anos 1050 e 1800, indicam que uma elevação de 1°C na temperatura aumenta a concentração atmosférica de dióxido de carbono em 7,7 partes por milhão. Isso está bem abaixo das estimativas recentes de 40 partes por milhão, o que causaria efeitos climáticos ainda mais dramáticos - como secas, incêndios florestais, inundações e elevação do nível dos mares.
     A concentração atmosférica de CO2 já passou de 280 partes por milhão antes da Revolução Industrial para 390 partes por milhão. O último grande relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre o clima, em 2007, incluía poucas avaliações sobre o ciclo de retroalimentação do carbono. Frank disse que o novo estudo, feito por cientistas da Suíça e Alemanha, representa um avanço por quantificar a retroalimentação do carbono nos últimos mil anos, e vai ajudar a refinar os modelos informatizados para a previsão das temperaturas.
     "Num clima mais quente, não devemos esperar surpresas agradáveis na forma de uma captura mais eficiente de carbono pelos oceanos e a terra", escreveu Hughes Goose, da Universidade Católica de Louvain (Bélgica), num comentário na Nature. Os especialistas fizeram 220 mil comparações dos níveis de dióxido de carbono - aprisionado em minúsculas bolhas nas camadas anuais de gelo antártico - em relação às temperaturas inferidas a partir de fontes naturais, como os anéis das árvores ou os sedimentos lacustres acumulados ao longo dos anos entre 1050 e 1800.

Fonte: Terra



Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

Estas raras araucárias gigantes agora estão protegidas


     O casal Elza e Germano Woehl, do instituto Ra-Bugio, vem juntando dinheiro nos últimos anos para preservar o que consegue das últimas formações intactas de florestas com araucárias do país. A aquisição mais recente da dupla é uma área com árvores gigantes, uma raridade na região devastada há séculos pelas madeireiras.

http://colunas.epoca.globo.com/files/437/2010/01/araucaria-elza-4m-26dez2009-3.jpg

     Na foto, Elza está ao lado de uma das 72 araucárias gigantes, que mede 4,10 metro de circunferência. "Se nós plantarmos uma muda de araucárias hoje, teríamos que esperar mais de 500 anos para ela chegar naquele tamanho. Além de ter que cuidar da competição com outras espécies (que sufocam as araucárias jovens), predação etc", diz Germano. "Não é mais racional investir os esforços para salvar as que já estão aí?"
     A mata protegida fica no município catarinense de Itaiópolis, um dos campeões nacionais de desmatamento da Mata Atlântica. Fica no entorno de outras áreas (comprada aos poucos) já transformadas em reservas particulares (RPPN), totalizando 500 hectares.

Autor: Alexandre Mansur - Blog do Planeta



Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

Frio extremo nos EUA é indício de mudança climática, diz estudo


Algumas partes do país terão nevascas mais intensas.
Instabilidade do clima traz prejuízos à economia.

     O frio extremo no norte dos Estados Unidos mostra que a mudança climática pode ter efeitos graves, mesmo quando não causa aquecimento, disse um relatório divulgado na quinta-feira (28).
     Em geral, a mudança climática deve trazer invernos mais curtos e brandos, mas algumas áreas dos EUA terão nevascas mais intensas, com mais transtornos a atividades como esqui e pesca no gelo, que dependem de condições previsíveis, disse o relatório da Federação Nacional da Vida Selvagem.

http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/foto/0,,35523185-FMM,00.jpg
Mulheres caminham durante nevasca nos EUA na manhã desta quinta (28). Relatório mostra que, em alguns locais, mudanças climáticas trazem mais gelo.(Foto: Gary Hershorn/Reuters)

     "Um clima de inverno mais esquisito é uma péssima notícia para os esquiadores", disse Chip Knight, dirigente da federação e ex-esquiador olímpico dos EUA.
     Os esportes de montanha na neve que exigem condições confiáveis geram cerca de 66 bilhões de dólares para a economia; sem eles, comunidades locais ficam vulneráveis, disse Knight.
     Ele citou a dificuldade dos organizadores da Olimpíada de Inverno de Vancouver para colocar neve nas instalações de competição como "um assustador exemplo do que está em jogo".

Fonte: Reuters - G1



Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

“O agrotóxico é criminoso”, afirma coordenador do MST


Em entrevista exclusiva à EcoAgência, João Pedro Stédile afirmou que o Brasil se transformou no maior consumidor de veneno. Segundo ele, estão colocando 700 milhões de litros por ano em 60 milhões de hectares, o que dá 10 litros por hectare ou 4 litros por pessoa.

     No auditório lotado do Semapi, onde está acontecendo a Oficina sobre "O avanço das lavouras transgênicas no Brasil, situação, riscos e perspectivas para 2010", uma atividade ligada ao Fórum Social Mundial, está o coordenador do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, João Pedro Stédile. No intervalo dos debates, ele afirmou à EcoAgência, que considera como o maior problema a ser enfrentado a curto prazo, o uso de agrotóxicos.

http://www.ecoagencia.com.br/fotos_noticias/1264540007_g.jpg
Segundo Stédile, o efeito cumulativo do uso de agrotóxicos somente será possível ser constatado dentro de cinco ou dez anos, tornando a pessoa mais suscetível a doenças como câncer (foto: Eliége Fante/EcoAgência)

     Conforme explicou, devido a hegemonia das empresas transnacionais, o Brasil se transformou no maior consumidor de veneno. "Estão colocando 700 milhões de litros por ano em 60 milhões de hectares, o que dá 10 litros por hectare ou 4 litros por pessoa. São venenos que não são biodegradáveis, destroem tudo," disse.
     Ele acredita que o efeito cumulativo do uso de agrotóxicos na produção de alimentos para a saúde humana somente será possível ser constatado dentro de cinco ou dez anos, tornando a pessoa mais suscetível ao surgimento de doenças como o câncer. "O agronegócio como grande propriedade, não consegue produzir sem veneno, porque a alternativa ao veneno é a biodiversidade, a convivência entre os seres vivos, onde um equilibra o outro, então, como eles querem impor o monocultivo, se obrigam a botar veneno," disse. E adiantou sobre uma campanha de esclarecimento à sociedade que a Via Campesina está motivada a fazer, a de que "o agrotóxico é criminoso", já que destrói vidas não só vegetais e animais mas, no futuro, de seres humanos.
     Notícia completa AQUI.

Autora: Eliége Fante, especial para EcoAgência de Notícias



Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

Alemão é preso ao tentar contrabandear 44 lagartixas na cueca


Turista passará 14 semanas na prisão por tentar sair da Nova Zelândia com animais escondidos.

     Um turista alemão acusado de tentar contrabandear répteis na cueca foi preso e será deportado depois de cumprir pena de 3 meses e meio da Nova Zelândia.
     Hans Kurt Kubus, de 58 anos, foi pego com 44 lagartixas e pequenos lagartos em risco de extinção pela alfândega neozelandesa no aeroporto de Christchurch.
     Kubus, que tinha na cueca uma pochete com oito bolsos feita sob medida para trazer os répteis, admitiu que tinha intenção de contrabandeá-los para sua coleção pessoal quando veio para a Nova Zelândia.

http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/foto/0,,35455696,00.jpg
Foto de uma das espécies de lagartixas encontradas na cueca do turista. (Foto: NZ Departament of Conservation)

     Os agentes da imigração desconfiaram do nervosismo de Kubus ao passar pela alfândega e resolveram verificar as bagagens do turista e revistá-lo.
     Entre as espécies apreendidas, algumas podem chegar a US$ 1,4 mil (cerca de R$ 2,5 mil) cada no mercado negro.
     "Isso nos lembra de que haverá pessoas que tentarão se aproveitar disso", disse o inspetor alfandegário Mark Day à televisão local.
     Segundo o departamento de Conservação do país, esse foi o caso mais sério do tipo detectado na Nova Zelândia nos últimos dez anos.
     Kubus recebeu uma multa de US$ 3,5 mil (aproximadamente R$ 6,4 mil) e vai passar três meses e meio na prisão neozelandesa antes de ser deportado.

Fonte: G1



Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

MPF denuncia prefeito e prefeitura de Florianópolis (SC) por crime ambiental


Obras de aterro hidráulico para construção da Beira-Mar Continental foram realizadas sem licença dos órgãos competentes

     O Ministério Público Federal (MPF) denunciou o prefeito e a prefeitura de Florianópolis (SC) ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região por crime ambiental. Para construir a rodovia Beira-Mar Continental, em 2006, a administração municipal da capital catarinense teria praticado atos que ferem a legislação ambiental. A prefeitura já havia assinado em 2004 um termo de ajustamento de conduta com a Procuradoria da República em Santa Catarina, homologado pela Justiça no mesmo ano, mas os termos do acordo não foram respeitados.
     Ainda em 2005, a Fundação do Meio Ambiente em Santa Catarina (Fatma), órgão ambiental de Santa Catarina, emitiu licença ambiental para que a prefeitura realizasse aterro hidráulico ao longo da zona costeira, no trecho compreendido entre a ponte Hercílio Luz e a Ponta do Leal, no bairro Balneário de Estreito. Sobre o aterro, seria construída a rodovia.

http://www.ecoagencia.com.br/fotos_noticias/1264508402_g.jpg
Beira-Mar Continental no Google

     Para o MPF, a obra, potencialmente poluidora, teria impacto ambiental direto em área de propriedade da União; nesse caso, a licença deveria ser emitida por um órgão federal, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Além disso, a Fatma não havia exigido a autorização do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM).

     Irregularidades
     Em 2006, mesmo após ter firmado com o MPF um termo de ajustamento de conduta para regularizar a licença ambiental junto ao Ibama, a prefeitura iniciou as obras de construção da rodovia sem que o órgão federal tivesse emitido a licença. Além disso, extraiu areia do fundo da baía, sem autorização do DNPM, e armazenou o material extraído no canteiro de obras, em vez de utilizá-lo imediatamente, como manda a legislação ambiental.
     Laudo de perícia da Polícia Federal emitido em 2009 constatou alterações na fauna da baía exatamente no trecho em que foi feita a extração e alerta para a possibilidade de sobrecarga na rede de esgotos pluviais, com risco de alagamento na região.

     Prerrogativa de foro
     A responsabilidade administrativa por irregularidades cometidas pela administração municipal recai sobre o prefeito. Ao lado de outras autoridades, ele tem a prerrogativa de ser julgado por crime comum em tribunais. No caso das obras de aterro em zona costeira, o crime é praticado contra patrimônio da União; isso exige que o processo e o julgamento ocorram na esfera federal.
     Por essa razão, o MPF denunciou o prefeito, na última sexta-feira, dia 22 de janeiro, por meio da Procuradoria Regional da República da 4ª Região (PRR-4), onde procuradores do Núcleo de Ações Originárias investigam e denunciam crimes supostamente praticados por autoridades com prerrogativa de foro no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4).
     O tribunal dará prosseguimento ao caso, notificando os acusados, para defesa prévia, e as testemunhas. Após essa fase, a 4ª Seção do TRF-4 decidirá se recebe ou não a denúncia. Se o tribunal decidir pelo recebimento, será aberto processo criminal.

     Processos relacionados:
Inquérito policial nº 2009.04.00.033060-0 (TRF)
Ação Civil Pública n.º 2005.72.00.006639-8

Fonte: PRR-4/EcoAgência



Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

Tigres estão perto da extinção, afirma WWF


     A população mundial de tigres caiu até 3.200 exemplares, o que aproxima a espécie de um ponto de "não retorno" em direção à extinção, segundo relatório divulgado nesta terça-feira pelo Fundo Mundial para a Natureza (WWF, pela sigla em inglês).
     O estudo afirma que o tráfico ilegal e a fragmentação dos habitats causou um descenso nas populações dos felinos, cuja população mundial estava em 20 mil exemplares nos anos 80 e em 100 mil há um século.
     O WWF publicou estudo um dia antes de uma reunião entre delegados de 13 países asiáticos que têm populações de tigres na cidade tailandesa de Hua Hin, para definir medidas visando à proteção da espécie.

http://p1.trrsf.com.br/image/get?o=cf&w=301&h=401&src=http://img.terra.com.br/i/2010/01/26/1427639-7862-atm17.jpg
Menino observa a apresentação de um tigre no zoológico de Sriracha, província de Chonburi, na Tailândia (Foto: Reuters)

     "É preciso atuar imediatamente para que esta espécie emblemática não alcance um ponto de não retorno", indicou Nick Cox, coordenador do Programa Tigre do Grande Mekong da WWF, que advertiu que os tigres do Vietnã, Laos e Camboja podem se extinguir em 2022 caso não sejam tomadas medidas de proteção.
     O WWF considera que ainda é possível salvar o animal, já que o Grande Mekong conta com numerosas zonas protegidas para tigres, uma área acumulada de 540 mil quilômetros quadrados, superior ao tamanho da França.
     "Esta região tem um potencial enorme para aumentar o número de tigres, mas isso só vai acontecer se houver uma coordenação de esforços entre os países, algo que não foi feito até agora, para proteger os tigres e seu habitat", destacou Cox.
     Além da primeira Conferência Ministerial da Ásia para a Conservação do Tigre, acontece em setembro próximo uma reunião sobre o animal, presidida pelo primeiro-ministro russo, Vladimir Putin, curiosamente um adepto da caça do felino na Sibéria.

Fonte: EFE - Terra



Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Só estagnação econômica pode reduzir aquecimento, diz estudo


     Um estudo de uma entidade britânica, divulgado nesta segunda-feira, defende que a única forma de controlar o aquecimento global é que os países ricos interrompam seu crescimento econômico. A tese defendida pela Fundação Nova Economia (NEF, na sigla em inglês) é de que, mesmo com expansão econômica reduzida, não será possível atingir a meta de aquecimento global abaixo dos 2ºC, como almejado pela comunidade internacional.

http://whataversity.files.wordpress.com/2009/05/2007062100_bloguncoveringorg_aquecimento_global_image-tm1.jpg

     No relatório "Crescimento não é possível: porque as nações ricas precisam de uma nova direção econômica", Andrew Simms, diretor da NEF, explica que "o crescimento econômico incessante está consumindo a biosfera do planeta além de seus limites". Em sua visão, o custo dessa expansão aparece no "comprometimento da segurança alimentar global, nas mudanças drásticas do clima, na instabilidade econômica e nas ameaças ao bem-estar social".
     Por isso, o mundo precisa de uma nova economia que respeite o orçamento ambiental, diz o estudo. "Não há um banco central global do meio ambiente para nos salvar se formos à falência ecológica", conclui.
     Notícia completa AQUI.

Fonte: Terra



Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

65% criticam demora de governos e empresas para salvar ambiente


Reuters e Ipsos entrevistaram 24 mil pessoas em 23 países.
Levantamento foi feito antes, durante e após Conferência do Clima.

     Pesquisa internacional realizada pela agência Reuters e pela empresa Ipsos verificou que, na média, cerca de dois terços dos entrevistados acreditam que seus governos e líderes empresariais não estão tomando as medidas corretas ou no ritmo acertado para evitar a mudança climática global.

"O resultado da conferência em Copenhague reforça a visão de que grande parte da coragem necessária está em falta"

http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/foto/0,,35367931-FMM,00.jpg
Correndo atrás do prejuízo: o ministro do Meio Ambiente da Índia, Jairam Ramesh; o chefe da área de mudanças climáticas da China, Xie Zhenhua; a ministra de Meio Ambiente da África do Sul, Buyelwa Sonjica, e seu colega do Brasil, Carlos Minc. Reunião ontem cobrou dinheiro prometido por nações ricas no final melancólico da COP 15 (Foto: Mustafa Quraishi/AP 24-01-2010)

     Foram ouvidas 24 mil pessoas em 23 países, antes, durante e depois da conferência das Nações Unidas sobre mudanças climáticas em Copenhague, dezembro passado. Para 65% dos entrevistados, as medidas tomadas até então eram insuficientes para conservar o meio ambiente.

"86% dos chineses apóiam medidas do governo na área ambiental"

     Apenas em três países - China, Índia e Turquia - a opinião pública dá uma nota satisfatória para as ações ambientais adotadas.

"No Brasil, 43% dizem que governo e empresas estão adotando medidas corretas em um ritmo adequado; 57% avaliam que não"

     "Está claro que os cidadãos globais não estão nada impressionados com a liderança demonstrada por seus próprios governos e líderes empresariais para lidarem com aquilo que eles percebem como uma séria ameaça ao mundo e a si mesmos", disse John Wright, vice-presidente-sênior de assuntos públicos da Ipsos, empresa de pesquisa de mercado. "O resultado da conferência em Copenhague reforça a visão de que grande parte da determinação e da coragem necessárias nesta questão está em falta."
     A pesquisa foi feita pela internet, refletindo o equilíbrio demográfico de cada país.
     Veja abaixo os resultados da pesquisa:

Você concorda que seu governo e seus líderes empresariais estão adotando os passos e o ritmo corretos para evitar a mudança climática global?

País

Concordam (%)

Discordam (%)

Argentina

16

84

México

17

83

França

19

81

Bélgica

20

80

Hungria

23

77

Alemanha

24

76

Polônia

24

76

Itália

26

74

República Checa

26

74

Holanda

26

74

Suécia

29

71

Grã-Bretanha

33

67

Canadá

34

66

Rússia

35

65

Espanha

35

65

EUA

38

62

Brasil

43

57

Coreia do Sul

43

57

Japão

45

55

Austrália

48

52

Turquia

54

46

Índia

60

40

China

86

14


Fonte: G1, com informações da Reuters



Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

O colapso ambiental e a miséria do Haiti estão interligados?


     O Haiti é um reflexo de "quase" todas as mazelas humanas. Ainda quando era Hispaniola e não tinha fronteiras políticas com a República Dominicana a sua população indígena foi dizimada de 500 para 11 mil índios. E depois, retomada pelas vias tortas da escravidão de africanos. Em menos de trezentos anos o país foi explorado como colônia européia, sofreu na mão de ditadores sanguinários, foi ocupado por tropas americanas e sacudido por catástrofes naturais, como o terremoto que destruiu o país na terça-feira (12). Mas existe uma explicação para grande parte dos problemas sociais do país que é pouca debatida: a destruição ambiental. É nesse ponto que a história do Haiti, separa-se da de seu vizinho, a República Dominicana.

http://colunas.epoca.globo.com/files/437/2010/01/Haiti.jpg
O Haiti é o país do Caribe que mais devastou sua floresta (esquerda) e a  República Dominicana decidiu restringir a exploração madeireira na ilha (direita)

     O Haiti é o país do Caribe que mais devastou sua floresta, e não por coincidência é o mais pobre das Américas. A cana-de-açúcar plantada pelos colonizadores franceses foi o primeiro elemento de destruição No século XVIII, o açúcar produzido lá, era responsável por mais da metade da riqueza da corte francesa. Com a revolução promovida pelos escravos, o Haiti conquistou a liberdade, mas o preço foi alto. Cerca de 20 bilhões de dólares, grande parte destes pagos com mais devastação. Em 1950, restavam apenas 40% das árvores do país.
     A República Dominicana parecia seguir o mesmo caminho. Até que, as árvores foram poupadas por um fator inesperado: o ditador o Rafael Trugillo, que decidiu restringir a exploração madeireira na ilha. A salvação das florestas foi firmada pelo sucessor de Trugillo, Joaquim Balaguer, um homem que amava as árvores mais do que as pessoas. Ele criou reservas florestais e promoveu uma guinada ambiental na República Dominicana. Uma ação que fez do país um modelos de exploração sustentável de madeira.
     Notícia completa AQUI.

Fonte: Blog do Planeta



Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes