quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

“O agrotóxico é criminoso”, afirma coordenador do MST


Em entrevista exclusiva à EcoAgência, João Pedro Stédile afirmou que o Brasil se transformou no maior consumidor de veneno. Segundo ele, estão colocando 700 milhões de litros por ano em 60 milhões de hectares, o que dá 10 litros por hectare ou 4 litros por pessoa.

     No auditório lotado do Semapi, onde está acontecendo a Oficina sobre "O avanço das lavouras transgênicas no Brasil, situação, riscos e perspectivas para 2010", uma atividade ligada ao Fórum Social Mundial, está o coordenador do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, João Pedro Stédile. No intervalo dos debates, ele afirmou à EcoAgência, que considera como o maior problema a ser enfrentado a curto prazo, o uso de agrotóxicos.

http://www.ecoagencia.com.br/fotos_noticias/1264540007_g.jpg
Segundo Stédile, o efeito cumulativo do uso de agrotóxicos somente será possível ser constatado dentro de cinco ou dez anos, tornando a pessoa mais suscetível a doenças como câncer (foto: Eliége Fante/EcoAgência)

     Conforme explicou, devido a hegemonia das empresas transnacionais, o Brasil se transformou no maior consumidor de veneno. "Estão colocando 700 milhões de litros por ano em 60 milhões de hectares, o que dá 10 litros por hectare ou 4 litros por pessoa. São venenos que não são biodegradáveis, destroem tudo," disse.
     Ele acredita que o efeito cumulativo do uso de agrotóxicos na produção de alimentos para a saúde humana somente será possível ser constatado dentro de cinco ou dez anos, tornando a pessoa mais suscetível ao surgimento de doenças como o câncer. "O agronegócio como grande propriedade, não consegue produzir sem veneno, porque a alternativa ao veneno é a biodiversidade, a convivência entre os seres vivos, onde um equilibra o outro, então, como eles querem impor o monocultivo, se obrigam a botar veneno," disse. E adiantou sobre uma campanha de esclarecimento à sociedade que a Via Campesina está motivada a fazer, a de que "o agrotóxico é criminoso", já que destrói vidas não só vegetais e animais mas, no futuro, de seres humanos.
     Notícia completa AQUI.

Autora: Eliége Fante, especial para EcoAgência de Notícias



Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

Nenhum comentário: