sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Frio extremo nos EUA é indício de mudança climática, diz estudo


Algumas partes do país terão nevascas mais intensas.
Instabilidade do clima traz prejuízos à economia.

     O frio extremo no norte dos Estados Unidos mostra que a mudança climática pode ter efeitos graves, mesmo quando não causa aquecimento, disse um relatório divulgado na quinta-feira (28).
     Em geral, a mudança climática deve trazer invernos mais curtos e brandos, mas algumas áreas dos EUA terão nevascas mais intensas, com mais transtornos a atividades como esqui e pesca no gelo, que dependem de condições previsíveis, disse o relatório da Federação Nacional da Vida Selvagem.

http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/foto/0,,35523185-FMM,00.jpg
Mulheres caminham durante nevasca nos EUA na manhã desta quinta (28). Relatório mostra que, em alguns locais, mudanças climáticas trazem mais gelo.(Foto: Gary Hershorn/Reuters)

     "Um clima de inverno mais esquisito é uma péssima notícia para os esquiadores", disse Chip Knight, dirigente da federação e ex-esquiador olímpico dos EUA.
     Os esportes de montanha na neve que exigem condições confiáveis geram cerca de 66 bilhões de dólares para a economia; sem eles, comunidades locais ficam vulneráveis, disse Knight.
     Ele citou a dificuldade dos organizadores da Olimpíada de Inverno de Vancouver para colocar neve nas instalações de competição como "um assustador exemplo do que está em jogo".

Fonte: Reuters - G1



Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

Nenhum comentário: