sábado, 26 de janeiro de 2008

Notícias do site Ambiente Brasil

 
 
 
 
 
 


Abra sua conta no Yahoo! Mail, o único sem limite de espaço para armazenamento!

Fantasmas devastaram a Amazônia

     O ministério do meio ambiente (MMA) culpou os produtores rurais pela nova onda de derrubadas na Amazônia. Já foram destruídos, em menos de seis meses, 7 mil quilômetros quadrados de floresta. Mato Grosso foi responsável por 53% desse desmatamento.
 
     O Estado é o berço do agronegócio. Mas, todas as associações representativas do setor contestam as acusações do MMA. Eles alegam que o agronegócio vive uma grande crise econômica e não poderia investir na abertura de novas áreas. Agora, exigem explicações do governo sobre: por que, quem e onde a floresta foi derrubada no Mato Grosso. Uma lista com os 36 municípios campeões de devastação na Amazônia foi divulgada na quinta-feira. Mais da metade da lista são de cidades mato-grossenses. Pode ser uma pista sobre o ser invisível que dizimou a floresta.
 
Autora: Juliana Arini - Blog do Planeta


Abra sua conta no Yahoo! Mail, o único sem limite de espaço para armazenamento!

quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Notícias do Terra Ciência

 
 
 
 
 
 


Abra sua conta no Yahoo! Mail, o único sem limite de espaço para armazenamento!

Formigas viajantes: culpa do desmatamento?

     Uma espécie de formiga carnívora está cada vez mais comum em algumas cidades da Amazônia - e já causam desequilíbrio. As formigas migram de um lugar para outro de carona em troncos de árvores ocas.
 
     Às vezes viajam por centenas de quilômetros. Em Nova Aripuanã, cidade do Amazonas localizada a 220 quilômetros de Manaus, formigas carnívoras, chamadas de lava-pés, destruíram lavouras e espantaram animais da região. Elas existem naturalmente na região. Mas com a chegada de novos formigueiros passaram a existir em um número acima do normal. Insetos desapareceram e muitos mamíferos também se tornaram raros na região. Vinte e duas cidades registraram o alarme. Ambientalistas dizem que é culpa do desmatamento. Os formigueiros migrariam hoje com mais freqüência devido ao grande número de árvores desmatadas que caem nos rios.
 
Autora: Luciana Vicária - Blog do Planeta


Abra sua conta no Yahoo! Mail, o único sem limite de espaço para armazenamento!

terça-feira, 22 de janeiro de 2008

OMS: ser humano é o mais ameaçado pelo clima

     A diretora-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Margaret Chan, destacou hoje a estreita relação entre mudança climática e saúde, e disse que" a humanidade é a espécie mais importante ameaçada" por esta mudança no clima.
     Chan se referiu hoje à ameaça da mudança climática para a saúde humana, em seu discurso na abertura do Conselho Executivo da OMS, no qual ressaltou a importância da aceitação, por parte dos líderes mundiais, dos perigos da mudança climática.
 
 
     "Segundo as últimas previsões, divulgadas em novembro, a África será severamente afetada (pela mudança climática) até 2020. Restam apenas 12 anos. Nosso setor tem boas provas do que as secas, inundações, tempestades, ondas de calor, poluição do ar, desnutrição, deslocamento de povoações e doenças transmissíveis significam para a saúde", assinalou Chan.
     Ela lembrou, nesse sentido, que a relação entre mudança climática e saúde será o tema central do Dia Mundial da Saúde, que será celebrado em 9 de abril. A diretora-geral se mostrou otimista em relação à evolução do combate a algumas doenças cujos índices de mortalidade são altos, como a aids e a tuberculose. Sobre a aids, disse que as estimativas publicadas em 2007 indicam que a incidência global teve seu pico máximo no final dos anos 90, e que o número de pessoas mortas em decorrência da doença vem caindo nos últimos dois anos.
 
 
     "É encorajador. Mas ainda estamos muito longe do objetivo do acesso universal. Não fazemos o suficiente para prevenir o contágio de mãe para filho", assinalou. Sobre a tuberculose, disse que as taxas da doença se estabilizaram em algumas partes do mundo e chegam até a cair, mas chamou a atenção para a aparição de novos tipos de tuberculose resistentes aos medicamentos.
     Ela lembrou ainda que a doença segue causando 1,4 milhão de mortes evitáveis por ano. Chan se mostrou bastante otimista acerca do combate à malária, que nos últimos anos adotou um alto perfil em nível político e público. "A melhor razão para o otimismo vem dos resultados que obtivemos em alguns países africanos, especialmente graças a uma cobertura mais ampla e ao uso da nova estratégia de gestão doméstica", assinalou.
 
 
     Por fim, Chan destacou os benefícios para as crianças da estratégia global de imunização, que foi desenvolvida conjuntamente pela OMS e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). "A OMS constatou uma redução das mortes por sarampo, especialmente na África, e um contínuo aumento na vacinação rotineira", afirmou. O Conselho Executivo da OMS é integrado por representantes de 34 Estados-membros da ONU, designados para um mandato de três anos.
     Esta reunião, que ocorrerá até o dia 26, é a primeira das duas realizadas anualmente pelo organismo. Outras questões que serão abordadas durante o encontro são a preparação para uma possível pandemia de gripe; a erradicação da poliomielite e as estratégias para reduzir o consumo nocivo de álcool e as mutilações genitais femininas.
 
Fonte: EFE - Terra Notícias


Abra sua conta no Yahoo! Mail, o único sem limite de espaço para armazenamento!

Algumas notícias ambientais do Portal do Meio Ambiente

Soberania da Amazônia sob ameaça - Erros do governo brasileiro e do Congresso facilitam as manobras para internacionalizar a região. Leia a reportagem na íntegra aqui.
 
Colapso Ambiental - Colapso da Civilização II - Em 2007, a Sociedade Norte-Americana de Física lançou um alerta sobre a escassez do gás hélio, se tornará um problema crítico para a humanidade em pouco tempo. Leia o artigo na íntegra aqui.
 
Clima e desmate ameaçam levar floresta ao colapso - Cientistas descobrem os 'pontos sem volta' da Amazônia, a partir dos quais a selva vira savana. Leia a reportagem na íntegra aqui.

 


Abra sua conta no Yahoo! Mail, o único sem limite de espaço para armazenamento!

segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Aquecimento agrava desastres, diz Cruz Vermelha

     As mudanças climáticas estão tornando mais difícil para muitas pessoas o acesso à água potável e aos alimentos, além de estarem disseminando doenças como a malária e a dengue, afirmou na segunda-feira a maior agência de ajuda humanitária do mundo.
 

     A Federação Internacional das Sociedades Cruz Vermelha e Crescente Vermelho (IFRC) está pedindo aos doadores da comunidade internacional uma ajuda de US$ 292 milhões por ano para 2008 e 2009 a fim de ajudar várias comunidades a se protegerem contra as ameaças do aquecimento global.
     "A mera resposta (aos eventuais desastres) não é mais suficiente", afirmou Markku Niskala, secretário-geral da federação. O atendimento médico e o enfrentamento de desastres compõem quase 75% do pedido de ajuda.
 
 
     As 186 sociedades nacionais da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho espalhadas pelo mundo prometeram em uma conferência realizada em novembro aumentar a ajuda para os grupos mais vulneráveis às mudanças climáticas.
     O fenômeno, segundo cientistas, está relacionado com as emissões de gases vindas de carros, fábricas e usinas de energia.
 
 
Fonte: Reuters - Terra Notícias


Abra sua conta no Yahoo! Mail, o único sem limite de espaço para armazenamento!

Amazônia como Monumento da Natureza

     O Conselho Internacional para Monumentos e Sítios, conhecido no mundo pela sigla Icomos, declarou, em sua última reunião realizada em Manaus, Amazonas, no dia 19 de novembro último, que a Amazônia reunia as condições necessárias para ser declarada Monumento da Natureza. Apesar de uma repercussão limitada, receber esse título é de fundamental importância para a região.
Leia a reportagem na íntegra no site Portal do Meio Ambiente (Amazônia como Monumento da Natureza)


Abra sua conta no Yahoo! Mail, o único sem limite de espaço para armazenamento!

Um ministro perdido na floresta

      Encarregado de uma pasta que visa criar planos "a longo prazo para o país", o ministro Mangabeira Unger esteve essa semana na Amazônia. A idéia era encontrar soluções para os problemas da região, e, integrar a floresta ao restante do país. Nada muito diferente do que o Regime Militar propôs há quarenta anos atrás...
 
     A viagem rendeu polêmicas durante todos os dias. De um lado ambientalistas e pesquisadores enfurecidos com as "propostas" do ministro. Do outro, políticos tentando sugerir diplomaticamente que tudo não passou de "um debate". O ministro queria fazer o país perder o medo de idéias.....
     Fizemos um apanhado das melhores sugestões que surgiram durante a inspirada viagem:
     1 - Transposição dos rios da Amazônia para o Nordeste.
     2 - A adoção do ensino de uma segunda língua - e de uma segunda cultura - para todos os índios.
     3 - Substituir a indústria de montagem da atual Zona Franca de Manaus, por indústrias de transformação. O que pode viabilizar, segundo o ministro, o desenvolvimento sustentável.
     Enquanto o ministro debatia suas propostas, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) lançava um novo alerta. O desmatamento na floresta voltou a ser uma ameaça à região. Será vão surgir novas idéias para tentar resolver esse problema também?
 
Autora: Juliana Arini - Blog do Planeta


Abra sua conta no Yahoo! Mail, o único sem limite de espaço para armazenamento!

Projeto britânico quer proteger espécies de anfíbios ameaçadas

Segundo ONG, 10 espécies raras da anfíbios correm o risco de desaparecer.
 
     A ONG Sociedade Zoológica de Londres (ZSL, na sigla em inglês) está lançando um programa de conservação ambiental que visa proteger dez espécies raras de anfíbios ameaçadas de extinção.
     Os anfíbios foram selecionados de acordo com um critério que avalia seu grau de distinção evolutiva em relação aos demais e a ameaça de extinção (EDGE, na sigla em inglês).
 
Foto
O sapo-malgaxe incha quando se sente ameaçado (Foto: ZSL/George Sunter)
 
     Entre cem espécies de anfíbios identificadas, a iniciativa pretende angariar fundos para preservar as dez mais ameaçadas, como a salamandra que pode atingir a altura de um ser humano, o sapo colorido que incha ao se sentir ameaçado e o sapo que, segundo alguns ambientalistas, seria o menor do mundo, com apenas 11 milímetros de comprimento.
     "Essas espécies estão sendo esquecidas pelos projetos de conservação atuais e poderão desaparecer se ações não forem tomadas imediatamente", diz a coordenadora do projeto, Helen Meredith.
 
Foto: Jaime Bosch/Divulgação
O anfíbio da espécie Rhinoderma darwinii ocorria no Chile, mas pode já estar extinto. Os machos protegem os filhotes escondendo-os na boca. (Foto: Jaime Bosch/Divulgação)

     "Esses animais não são bonitinhos, mas esperamos que sua aparência bizarra e comportamento estranho inspirem as pessoas a ajudarem na sua preservação."
     Os especialistas explicam que mudanças climáticas, perda do habitat, poluição e doenças são alguns dos fatores responsáveis pelo extermínio de várias espécies de anfíbios em todo o mundo.
     De acordo com os especialistas, metade do total de espécies existentes está em declínio e um terço está ameaçada diretamente de extinção.
Fonte: BBC - G1


Abra sua conta no Yahoo! Mail, o único sem limite de espaço para armazenamento!