sexta-feira, 12 de março de 2010

Campanha quer identificar quem são "Os Exterminadores do Futuro"


Organização apresentará carta a políticos e cartilha para o público explicando como participar da mobilização nacional para proteger a legislação ambiental brasileira e o Código Florestal e como agir para não fazer parte desse grupo

     A Fundação SOS Mata Atlântica lançou nesta quarta-feira (10 de março), em Brasília, a campanha "Os Exterminadores do Futuro". O objetivo é divulgar quem são os políticos que não respeitam a legislação ambiental e o patrimônio natural do país para que a sociedade saiba quem eles são. O nome da campanha está relacionado à herança que estes representantes deixarão para população, afetando o futuro de todos com suas atitudes de hoje. Uma primeira lista será apresentada durante o Viva a Mata 2010, evento em comemoração ao Dia da Mata Atlântica (27 de maio), que acontece entre os dias 21 e 23, na Marquise e Arena de Eventos do Parque Ibirapuera, em São Paulo.

http://www.sosma.org.br/files/content/503.jpeg

     Os indicados nesta prévia poderão se manifestar e a lista final será apresentada ao público em julho, para que todos conheçam quem são os candidatos as eleições deste ano que ameaçam o futuro de todos. "Queremos mostrar para a população que todos podem fazer alguma coisa contra aqueles que querem promover retrocessos a nossa legislação ambiental e juntos construir políticas públicas em atos de cidadania ativa. E também mostrar aos políticos que estamos de olho neles e acompanhando tudo de perto", explica Mario Mantovani, diretor de Políticas Públicas da SOS Mata Atlântica.
     A organização lançará a iniciativa, nesse dia, na reunião da Frente Parlamentar Ambientalista em que apresentará uma carta onde estão os compromissos para proteger o patrimônio natural brasileiro. Nela estará explicado o que é um "Exterminador do Futuro", quem pode ser um e o que os políticos devem fazer para não ser parte da lista. A ONG continuará, então, o seu trabalho de supervisão para identificar os Exterminadores, contando com a participação de toda a população, que poderá obter mais informações no site www.sosma.org.br/exterminadores.
     Com o intuito de ser uma campanha participativa, qualquer pessoa pode informar e cobrar de seus candidatos compromissos com a defesa da legislação ambiental e com a proteção do patrimônio natural do país. No mês de maio, durante o Viva a Mata 2010, os nomes serão divulgados em uma lista prévia; e em julho, a poucos meses das próximas eleições, a lista será confirmada. Nesta ocasião, todos os dados de cada Exterminador do Futuro serão divulgados.
     Nos últimos anos, o Brasil tem presenciado diversas tentativas da bancada ruralista em aprovar projetos de leis que pretendem desfigurar o Código Florestal Brasileiro (Projeto de Lei 6424/0) ou desmantelar a legislação ambiental como um todo (Código Ambiental - PL 5367/09), além de outras iniciativas semelhantes. "O Brasil tem uma das melhores leis ambientais do mundo, o que resta é elas serem colocadas em prática. Um país sem legislação ambiental não tem futuro. Para isto trabalhamos há mais de 20 anos com a Plataforma Ambiental", ressalta Mantovani.

Fonte: SOS Mata Atlântica



Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

"Não caminhamos para o caos climático", afirma físico


     O físico Paulo Eduardo Artaxo Netto é um dos cientistas brasileiros mais citados internacionalmente, segundo a Academia Brasileira de Ciências, da qual ele é membro desde junho de 2005. Professor titular da Universidade de São Paulo (USP), o pesquisador paulista dedica-se à física do meio ambiente há mais de três décadas, especialmente no que diz respeito à Amazônia e às mudanças climáticas. Paulo Artaxo também integra o Experimento de Larga Escala da Biosfera e Atmosfera da Amazônia (LBA), grupo vinculado ao Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa).

http://www.ambiente.sp.gov.br/proclima/cursos_seminarios/seminario_ipcc/album/images/imagem_14_jpg.jpg
O físico Paulo Eduardo Artaxo Netto defende que o mundo não caminha para um "caos climático"

     Nesta entrevista ao portal EcoDesenvolvimento.org, o cientista afirma que não são eventos "de duas semanas", como as conferências climáticas das Nações Unidas, que irão resolver problemas da dimensão do aquecimento global, além de contestar a visão de que o Painel Intergovernamental sobre Mudanças do Clima (IPCC, na sigla em inglês) da ONU, que ele integra, vive um período de descrédito. Artaxo também defende que o mundo não caminha para um "caos climático", mas ao mesmo tempo destaca a necessidade de construção de "uma nova sociedade".
     Notícia completa AQUI.

Fonte: Terra



Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

quarta-feira, 10 de março de 2010

Chinesa de 101 anos desenvolve "chifre" na testa


     Uma mulher de 101 anos que vive em uma aldeia da província central chinesa de Henan está causando temor e despertando curiosidade de seus vizinhos depois que passou a desenvolver, na parte esquerda de sua testa, um "chifre" de cor negra e quase seis centímetros de comprimento, segundo informa o Diário do Povo.
     A idosa, chamada Zhang Ruifang, vive no pequeno povoado de Linlou. A protuberância apareceu no ano passado, e desde então vem crescendo, chegando aos seis centímetros atuais. O chifre parece o de uma cabra, como destaca o jornal.

http://p1.trrsf.com.br/image/get?o=cf&w=619&h=464&src=http://img.terra.com.br/i/2010/03/10/1467687-9585-atm14.jpg
Idosa de 101 anos desenvolveu, na parte esquerda de sua testa, um chifre de cor negra e quase seis centímetros de comprimento Foto: EFE

     O chifre, formado por queratina (substância encontrada nos pelos e as unhas humanas) não causa dor ou problemas à idosa, embora alguns vizinhos tenham dito que o fenômeno "dá medo".
     Zhang, que não se importa com esses temores, sai todos os dias para passear e realiza alguns trabalhos domésticos. Ela vive com a família de um de seus sete filhos.
     As imagens da chinesa ganharam destaque em muitos veículos de imprensa de todo o mundo, especialmente na imprensa britânica, onde foi destacado que este tipo de protuberância é um tumor benigno que costuma aparecer com frequência em pessoas de idade avançada, embora muito raramente alcance tamanho tão grande.
     Uma protuberância similar está aparecendo no lado direito da testa da mulher, também de cor negra, embora por enquanto tenha tamanho muito menor, e o aspecto de uma simples pinta.

Fonte: Terra



Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes