sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Governo dos EUA faz lista de criminosos ambientais procurados

Como a lista dos inimigos públicos do FBI, a lista de criminosos ambientais procurados chega à internet
 
     O governo dos Estados Unidos está dando início a um novo tipo de lista de mais procurados: fugitivos ambientais, acusados de atacar a natureza.
     Esses fugitivos são acusados de contrabandear produtos químicos que corroem a camada de ozônio, jogar lixo tóxico nos rios e nos mares e andar em carros poluentes.
Em sua própria versão da lista de inimigos públicos do FBI, a Agência de Proteção Ambiental (EPA) foca crimes ambientais e apresenta uma lista de 23 fugitivos, completa com fotos e uma descrição das acusações feitas.
 

John Karayannides, procurado por jogar trigo contaminado com óleo no oceano

 
     Um alto funcionário do setor de fiscalização da EPA disse que as pessoas listadas representam "o universo descarado das pessoas que estão fugindo da lei". Muitos estão sob risco de anos de prisão, e algumas das acusações podem resultar em centenas de milhares de dólares em multas.
     "Eles são acusados de crimes ambientais e deveriam ser trazidos à justiça criminal", disse Pete Rosenberg, diretor da divisão criminal da EPA.
     Na lista está John Karayannides, acusado de orquestrar o despejo de 487 toneladas de trigo contaminado com óleo diesel no mar do Sul da China, em 1998. Acredita-se que ele tenha fugido para a Grécia.
     Também em fuga está a dupla de pai e filho Carlos Giordano e Allesandro Giordano, presa em 2003 por dirigir uma importadora de veículos que trazia para os EUA carros fora do limite de poluição do país. Acredita-se que estejam na Itália.
 
Fonte: Estadao Online / Associated Press - Portal do Meio Ambiente
Postado por Wilson Junior Weschenfelder


Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

Lançamento do Movimento Gaúcho em Defesa do Meio Ambiente é segunda

Evento acontece dia 1'5, no Plenarinho da Assembléia Legislativa, às 9 h, com programação que inclui homenagem a pioneiros do ambientalismo no RS.
 
     Nesta segunda-feira, 15 de dezembro, ocorre o lançamento do Movimento Gaúcho em Defesa do Meio Ambiente. O evento será realizado no Plenarinho da Assembléia Legislativa, às 9 h. O Movimento é uma articulação que reune cidadãos, sindicatos, movimentos sociais da cidade e do campo, ONGs, religiosos e professores preocupados com o meio ambiente.
     O movimento vem se reunindo há alguns meses com atividades periódicas, reuniões semanais e eventos públicos, com destaque para a Audiência Pública sobre a Redução de Faixa de Fronteira e os Seminários de Descentralização, que ocorrem freqüentemente em municípios do interior do Estado.
     Seus idealizadores, lideranças de ONGs e entidades, dizem que o Movimento "visa ações conjuntas que fortaleçam as políticas públicas em defesa da natureza, promovendo o debate e a luta sócio-ambiental, propondo uma reflexão crítica ao modelo de desenvolvimento predatório hegemônico, construindo as bases sociais para um novo modelo com sustentabilidade ambiental, sendo um movimento social que tem como ferramenta principal a articulação política e a informação qualificada e descentralizada".
 

O Bioma Pampa será uma prioridade do novo movimento

 
     Programação
     Na programação estão previstas uma série de atividades. No inicio dos trabalhos será feita uma homenagem aos pioneiros na luta ambientalista aqui no RS, entre os convidados: Caio Lustosa, Augusto César Carneiro, Giselda Castro, Hilda Zimmermann, Irmão Cecchin, Flávio Lewgoy e Sebastião Pinheiro. Após este primeiro momento, inicia-se a leitura da Carta de Princípios e a abertura das inscrições para as falas institucionais, intervenção de cidadãos e autoridades presentes.. Está confirmada a presença do ex-senador pelo estado do Acre, Sibá Machado.
     No final da manhã, a partir das 11h  estão programadas duas palestras. O convidado Victor Bacchetta, jornalista e editor uruguaio, especialista em meio ambiente, ciência e desenvolvimento, que recentemente lançou o livro "La Fraude de La Celulosa" vai fazer uma abordagem crítica da conjuntura geopolítica do Cone Sul, referindo-se à cadeia produtiva da celulose.
 

Professor Doutor Antônio Libório Philomena fala sobre Contexto Ambiental no limite e o futuro da humanidade

 
     O Professor Antônio Libório Philomena, Doutor em Ecologia pela University of Geórgia e professor titular do Departamento de Ciências Morfo-biológicas da FURG na área de Ecologia, vai trazer uma abordagem do contexto ambiental mundial e brasileiro, com a palestra Contexto Ambiental no limite e o futuro da humanidade.
     Ao final do dia, às 18h30min, aproveitando a estada do uruguaio Victor Bacchetta, a coordenação do MoGDeMA estará promovendo  sua  palestra O Modelo Florestal da Celulose e seus Impactos sobre o Bioma Pampa  no Auditório do Semapi, situado na rua  Lima e Silva, 280.
     Todas as atividades do Movimento são gratuitas.
 
Fonte: Redação da EcoAgência
Postado e adaptado por Wilson Junior Weschenfelder


Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

Buscando tesouros numa montanha de lixo

     Kong Siehar, é uma menina de 11 anos de impressionantes olhos verdes que trabalha catando pilhas usadas e outros tesouros metálicos na tremenda montanha de lixo fumarenta em Phnom Penh, Camboja. Uma colina de 40 hectares salpicada por infinitos fogos que estrangulam o ar com gases tóxicos. Os olhos de Kong lacrimejam constantemente como defesa e proteção à fumaça.
     A maioria dos catadores são crianças entre 7 e 11 anos que passeiam descalços durante 12 horas por montanhas de lixo buscando qualquer coisa susceptível de ser vendido. O fogo contamina seus pulmões mas ajuda a localizar mais rapidamente os metais. O salário médio não chega a um real por diário quando encontram metal e conseguem atrair compradores. Um estudo japonês recente detectou que o nível de dioxinas procedentes da combustão química do lixo e dos metais pesados achados no metabolismo destes garotos são suficientes para explicar o crescente número de cânceres detectados.
     Veja algumas fotos:
 

 

 

 

 

 


Fonte: MDig
Postado por Wilson Junior Weschenfelder


Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Antártida: colônias de pingüins podem desaparecer

 

A Antártida no momento abriga cerca de 40 colônias de pingüins-imperador e 160 de pingüins Adelie (fonte: National Geographic)

 

Caso o gelo do mar desapareça, as duas espécies terão mais dificuldade para fazer ninhos e podem enfrentar competição vinda dos demais pingüins, que vivem permanentemente em mar aberto (fonte: Getty Images)

 

Até 75% das grandes colônias de pingüins da Antártida podem desaparecer se continuar a elevação na temperatura do continente (fonte: National Geographic)

 
Fonte: Terra Notícias
Postado por Wilson Junior Weschenfelder


Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

Diesel sujo pode matar 25 mil até 2040, diz pesquisador

Enxofre no combustível causa problemas cardíacos, respiratórios e câncer.
Até 14 mortes por dia na Grande São Paulo estariam ligadas à queima.
 
     O adiamento por três anos do cumprimento da resolução que reduziria o teor de enxofre no diesel a partir de 2009 pode ser responsável pela morte de pelo menos 25 mil pessoas a mais na região metropolitana de São Paulo até 2040. Os cálculos são do médico e pesquisador Paulo Saldiva, coordenador do Laboratório de Poluição Atmosférica Experimental da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
 

 
     O número leva em conta que caminhões fabricados nos próximos anos com motores ainda fora das especificações para receber um diesel mais limpo continuarão em circulação por uns 30 anos, emitindo em altas concentrações os poluentes que provocam doenças cardiovasculares, respiratórias e até mesmo câncer, do mesmo modo que o cigarro. "Se dividíssemos a compensação econômica (do atraso da oferta do diesel limpo) pelo número de mortes a mais não dava nem para pagar o enterro", disse Saldiva.
     O pesquisador apresentou o cálculo durante evento ontem na Faculdade de Economia e Administração da USP. A reunião buscou avaliar os impactos futuros do acordo feito entre Petrobrás, montadoras e Ministério Público Federal que prorrogou os prazos para a oferta de um diesel mais limpo ao País. Segundo Saldiva, das 110 mortes por causas naturais registradas por dia na região metropolitana, de 12 a 14 são conseqüência do diesel. As informações são do jornal "O Estado de S. Paulo".
 
Fonte: Agência Estado - G1
Postado por Wilson Junior Weschenfelder


Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Vira-lata tenta salvar cão atropelado e vira herói anônimo no Chile

Uma cena em Santiago, no Chile, comoveu milhares de pessoas nos últimos dias.
 
     Um cachorro, aparentemente morador de rua, tentou salvar outro cão que havia sido atropelado em uma movimentada rodovia da capital do país.
     As imagens da ação, ocorrida na última quinta-feira (4), foram captadas por câmeras de vigilância da estrada. A televisão chilena exibiu as cenas, que foram reproduzidas na internet.
     Assista ao resgate do cão ferido:
 
 
     Em meio a caminhões e outros veículos de grande porte, o cachorro se aproximou do animal atropelado e, com dificuldade, o arrastou para a margem da rodovia Vespucio Norte.
     Rapidamente, funcionários chegaram e retiraram os dois animais. O cão vítima do atropelamento não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local. O "salvador", como um bom cão de rua, fugiu logo em seguida.
 
Fonte: Bol Notícias
Postado por Wilson Junior Weschenfelder


Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

Nanomateriais podem causar danos à saúde e ao meio ambiente

     Com os pesados investimentos sendo feitos no Primeiro Mundo em pesquisa em nanotecnologia, cientistas andam meio receosos de que as novidades nessa área estejam ocorrendo rápido demais.
     Nanotecnologia tem a ver com o controle da matéria na escala atômica ou molecular, lidando com minúsculas estruturas com tamanhos na ordem de um nanômetro, que equivale à milionésima parte do milímetro. Para ficar mais fácil visualizar a pequeninez dessa medida, se o globo terrestre tivesse um metro de diâmetro, uma bolinha de gude teria um nanômetro de diâmetro. Agora, imagine a complexidade tecnológica de desenvolver materiais e dispositivos em escala tão diminuta.
 

 
     As aplicações da nanotecnologia incluem mecânica, eletrônica, cosméticos, medicamentos, alimentação, biologia, química, engenharia, robótica, física e por aí vai.
     Uma nanoestrutura bem famosa são os nanotubos de carbono, que em alguns casos são associados ao risco de câncer no pulmão e de mesotelioma, um tipo de câncer usualmente causado por inalação de amianto.
     Descobriu-se também que nanopartículas de prata usadas no tecido de meias para reduzir odores desagradávels (leia-se chulé) são eliminadas na lavagem. Como são bacteriostáticas, essas nanopartículas podem destruir bactérias benignas importantes que têm a função de degradar matéria orgânica em usinas de processamento de lixo.
     Além disso, um estudo da Universidade de Rochester, nos EUA, descobriu que nanopartículas inaladas por ratos ficaram alojadas no cérebro e no pulmão, elevando os biomarcadores indicativos de inflamação e estresse.
     Há também incertezas quanto ao impacto ambiental causado por essas nanoestruturas, o que vem motivando a realização de análises que infelizmente são muito mais lentas do que a velocidade com que surgem as inovações nesse ramo de pesquisa.
 

 
     De acordo com um relatório da empresa Lux Research (tinyurl.com/lux-research), as grandes corporações têm sido os maiores propulsores da comercialização de produtos nanotech, já tendo despendido mundialmente entre US$ 6,6 bilhões e US$ 13,5 bilhões em pesquisa e desenvolvimento. Só este ano a média de gastos das empresas americanas deve chegar a US$ 33 milhões em pesquisa e desenvolvimento em nanotecnologia. A expectativa é que esse total aumente para US$ 39 milhões em 2010.
     Na maioria dos países, a regulamentação ainda é vaga com relação ao uso de nanomateriais e procedimentos envolvendo nanotecnologia em laboratórios e locais de trabalho, e a questões de comercialização e uso de produtos químicos, produtos de consumo incorporando nanopartículas livres, produtos para uso na pele e nos cabelos, além de medicamentos e dispositivos médicos, entre outros materiais.
 
Fonte: O Globo, 01/12/2008 - Portal do Meio Ambiente
Postado e adaptado por Wilson Junior Weschenfelder


Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

Poluição ameaça machos de várias espécies, diz estudo

Segundo relatório, agentes químicos podem alterar características masculinas.
 
     Um estudo realizado na Grã-Bretanha indica que machos de várias classes de animais estão sendo prejudicados por substâncias químicas presentes no meio ambiente.
     Entre os animais afetados pelas mudanças estão peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos.
     Nos mamíferos, entre as mudanças notadas estão: pênis menor, testículos menores ou anormais, genitais ambíguos e catacterísticas intersexuais.
     Segundo o relatório da Chemichals, Health and Environment Trust (CHEM Trust), divulgado nesta segunda-feira, a descoberta reforça as preocupações sobre o papel de agentes químicos presentes no meio ambiente que perturbam as funções hormonais e as suas possíveis implicações para a saúde humana.
 

Além de sofrer com a caça, as focas agora sofrem com a poluição

 
     Feminilizado
     Na Grã-Bretanha, a entidade se diz especialmente preocupada com os efeitos em focas e lontras. Um estudo publicado no ano passado mostrou que as lontras machos mais contaminadas apresentavam o pênis mais curto.
     Além disso, cientistas estão intrigados com o fato de as populações de focas no Mar do Norte não estarem aumentando, o que deve levá-los a conduzir uma pesquisa sobre a sua saúde reprodutiva.
     Segundo a CHEM Trust, outras espécies em todo o planeta estão sendo prejudicadas, inclusive ursos polares do Ártico e antílopes na África.
     O relatório também afirma que, em espécies que põem ovos, como peixes, anfíbios, répteis e aves, alguns machos foram "feminilizados" por causa da exposição a químicos que alteram os hormônios sexuais.
 

Foto

Problema de tamanho pode afetar fertilidade dos ursos polares (Foto: Reuters) (Fonte)

 
     "É necessário tomar uma atitute urgente para controlar a presença desse tipo de produto químico no meio ambiente, além de mais recursos para monitorar os animais selvagens", disse Gwynne Lyons, autora do relatório e diretora da CHEM Trust.
     "Os produtos químicos criados pelo homem estão claramente danificando a caixa de ferramentas básica do macho", acrescentou. "A menos que os machos sejam capazes de contribuir para as próximas gerações, existe uma ameaça real para as populações de animais a longo prazo."
     Segundo os cientistas, os agentes quimicos podem prejudicar a saúde sexual dos animais machos, por exemplo, bloqueando o hormônio masculino androgênio ou imitando a ação do hormônio feminino estrogênio. Isso pode provocar a feminilização desses animais.
 

Até os antílopes na África estão sofrendo com a poluição

 
Fonte: BBC - G1
Postado e adaptado por Wilson Junior Weschenfelder


Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes