sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Lançamento do Movimento Gaúcho em Defesa do Meio Ambiente é segunda

Evento acontece dia 1'5, no Plenarinho da Assembléia Legislativa, às 9 h, com programação que inclui homenagem a pioneiros do ambientalismo no RS.
 
     Nesta segunda-feira, 15 de dezembro, ocorre o lançamento do Movimento Gaúcho em Defesa do Meio Ambiente. O evento será realizado no Plenarinho da Assembléia Legislativa, às 9 h. O Movimento é uma articulação que reune cidadãos, sindicatos, movimentos sociais da cidade e do campo, ONGs, religiosos e professores preocupados com o meio ambiente.
     O movimento vem se reunindo há alguns meses com atividades periódicas, reuniões semanais e eventos públicos, com destaque para a Audiência Pública sobre a Redução de Faixa de Fronteira e os Seminários de Descentralização, que ocorrem freqüentemente em municípios do interior do Estado.
     Seus idealizadores, lideranças de ONGs e entidades, dizem que o Movimento "visa ações conjuntas que fortaleçam as políticas públicas em defesa da natureza, promovendo o debate e a luta sócio-ambiental, propondo uma reflexão crítica ao modelo de desenvolvimento predatório hegemônico, construindo as bases sociais para um novo modelo com sustentabilidade ambiental, sendo um movimento social que tem como ferramenta principal a articulação política e a informação qualificada e descentralizada".
 

O Bioma Pampa será uma prioridade do novo movimento

 
     Programação
     Na programação estão previstas uma série de atividades. No inicio dos trabalhos será feita uma homenagem aos pioneiros na luta ambientalista aqui no RS, entre os convidados: Caio Lustosa, Augusto César Carneiro, Giselda Castro, Hilda Zimmermann, Irmão Cecchin, Flávio Lewgoy e Sebastião Pinheiro. Após este primeiro momento, inicia-se a leitura da Carta de Princípios e a abertura das inscrições para as falas institucionais, intervenção de cidadãos e autoridades presentes.. Está confirmada a presença do ex-senador pelo estado do Acre, Sibá Machado.
     No final da manhã, a partir das 11h  estão programadas duas palestras. O convidado Victor Bacchetta, jornalista e editor uruguaio, especialista em meio ambiente, ciência e desenvolvimento, que recentemente lançou o livro "La Fraude de La Celulosa" vai fazer uma abordagem crítica da conjuntura geopolítica do Cone Sul, referindo-se à cadeia produtiva da celulose.
 

Professor Doutor Antônio Libório Philomena fala sobre Contexto Ambiental no limite e o futuro da humanidade

 
     O Professor Antônio Libório Philomena, Doutor em Ecologia pela University of Geórgia e professor titular do Departamento de Ciências Morfo-biológicas da FURG na área de Ecologia, vai trazer uma abordagem do contexto ambiental mundial e brasileiro, com a palestra Contexto Ambiental no limite e o futuro da humanidade.
     Ao final do dia, às 18h30min, aproveitando a estada do uruguaio Victor Bacchetta, a coordenação do MoGDeMA estará promovendo  sua  palestra O Modelo Florestal da Celulose e seus Impactos sobre o Bioma Pampa  no Auditório do Semapi, situado na rua  Lima e Silva, 280.
     Todas as atividades do Movimento são gratuitas.
 
Fonte: Redação da EcoAgência
Postado e adaptado por Wilson Junior Weschenfelder


Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

Nenhum comentário: