terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Poluição ameaça machos de várias espécies, diz estudo

Segundo relatório, agentes químicos podem alterar características masculinas.
 
     Um estudo realizado na Grã-Bretanha indica que machos de várias classes de animais estão sendo prejudicados por substâncias químicas presentes no meio ambiente.
     Entre os animais afetados pelas mudanças estão peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos.
     Nos mamíferos, entre as mudanças notadas estão: pênis menor, testículos menores ou anormais, genitais ambíguos e catacterísticas intersexuais.
     Segundo o relatório da Chemichals, Health and Environment Trust (CHEM Trust), divulgado nesta segunda-feira, a descoberta reforça as preocupações sobre o papel de agentes químicos presentes no meio ambiente que perturbam as funções hormonais e as suas possíveis implicações para a saúde humana.
 

Além de sofrer com a caça, as focas agora sofrem com a poluição

 
     Feminilizado
     Na Grã-Bretanha, a entidade se diz especialmente preocupada com os efeitos em focas e lontras. Um estudo publicado no ano passado mostrou que as lontras machos mais contaminadas apresentavam o pênis mais curto.
     Além disso, cientistas estão intrigados com o fato de as populações de focas no Mar do Norte não estarem aumentando, o que deve levá-los a conduzir uma pesquisa sobre a sua saúde reprodutiva.
     Segundo a CHEM Trust, outras espécies em todo o planeta estão sendo prejudicadas, inclusive ursos polares do Ártico e antílopes na África.
     O relatório também afirma que, em espécies que põem ovos, como peixes, anfíbios, répteis e aves, alguns machos foram "feminilizados" por causa da exposição a químicos que alteram os hormônios sexuais.
 

Foto

Problema de tamanho pode afetar fertilidade dos ursos polares (Foto: Reuters) (Fonte)

 
     "É necessário tomar uma atitute urgente para controlar a presença desse tipo de produto químico no meio ambiente, além de mais recursos para monitorar os animais selvagens", disse Gwynne Lyons, autora do relatório e diretora da CHEM Trust.
     "Os produtos químicos criados pelo homem estão claramente danificando a caixa de ferramentas básica do macho", acrescentou. "A menos que os machos sejam capazes de contribuir para as próximas gerações, existe uma ameaça real para as populações de animais a longo prazo."
     Segundo os cientistas, os agentes quimicos podem prejudicar a saúde sexual dos animais machos, por exemplo, bloqueando o hormônio masculino androgênio ou imitando a ação do hormônio feminino estrogênio. Isso pode provocar a feminilização desses animais.
 

Até os antílopes na África estão sofrendo com a poluição

 
Fonte: BBC - G1
Postado e adaptado por Wilson Junior Weschenfelder


Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá Wilson,
Por acaso o relatório da CHEM Trust, indica os agentes químicos causadores das perturbações nas funções hormonais masculinas? Salvo engano, o post não faz referência a esses agentes que, segundo o relatório, estariam presentes no meio ambiente. "Presentes no meio ambiente", aliás, parece um eufemismo para não denunciar abertamente alguma ação humana preponderante, já que no meio ambiente natural e equilibrado não existe a presença de qualquer agente químico nocivo à vida biológica do ecosistema! Um abraço, Vitor vsbotonismo@gmail.com

Wilson Junior Weschenfelder disse...

Olá Vitor

Os "tais" produtos químicos que causam problemas hormonais nunca são ditos. Alguns pesquisadores citam os derivados de "ftalatos" como o PET como um problema, outros dizem que nem se sabe quais produtos existem nos diversos tipos de plásticos, como exemplo, o plástico filme, que também é citado como liberador de produtos hormonalmente ativos.
Outros seriam os "POP'S" que são poluentes orgânicos persistentes como a dioxina que é liberado sempre que há cloração de produtos orgânicos, em processos mal realizados em estações de tratamento de água e, também, dos canos PVC.
Assim, vemos que a humanidade caminha para um futuro incerto... quem sabe seremos uns ET's no futuro por causa das transformações do nosso corpo por causa destes produtos químicos e por causa da transformação que teremos que fazer para fugir dos demais problemas ambientais, como exemplo, a falta de ozônio.
Abraços,
Wilson