sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Ambientalistas preservam o futuro


     Desenvolvimento sustentável, verdadeira meta dos ambientalistas que lutam no presente por um futuro onde a natureza se harmonize com todos os seus componentes, vivos e não vivos. O homem, parte importante nesta equação, tem uma maior responsabilidade, pois pode interferir de modo mais agressivo sobre a natureza em comparação a qualquer outro ser vivo.
     Lamentavelmente existem os detratores dos ambientalistas que, dando um sentido pejorativo à expressão, buscam argumentos incoerentes, agressivos e com elevado grau de inconsequência, pois, desconhecendo a relação entre capital natural e capital criado, pensam que capital criado assegurará um mercado futuro rentável e esquecem que com a desestruturação do capital natural poderá não haver futuro, em uma visão muito pessimista, ou um futuro com baixíssima qualidade de vida para o homem e aos demais seres vivos que restarem, todos em busca de um novo clímax, que passarão por uma sucessão secundária com enormes obstáculos e forte pressão de seleção.
     Diferentemente do que dizem determinados pensadores "xiitas", que nós os ambientalistas denominamos carinhosamente de "ecopatas", somos totalmente favoráveis ao desenvolvimento de nossa e de qualquer outra região do planeta, desde que não comprometa a qualidade de vida das gerações futuras. Esta tarefa é, no entanto, de extrema dificuldade, pois as vantagens imediatistas, tendenciosas e carregadas de interesses pessoais nos remetem a uma verdadeira visão apocalíptica do planeta Terra.
     De qualquer forma, mesmo diante de tantas dificuldades, a pressão sobre grupos de extermínio ambiental tem tido algum sucesso, claro que a isso se somam fatores externos, como as crises econômicas sucessivas, que têm demonstrado, inclusive, que muitos projetos de desenvolvimento que aportaram por aqui pensavam exclusivamente na saúde financeira própria e não na da região, dai terem se deslocado para regiões mais desprotegidas, onde os ambientalistas não tinham a força dos daqui. Lamentavelmente não estamos livres de novas investidas de grandes conglomerados, muitos com nova roupagem, pois nossas condições para produção de suas especialidades são muito boas e, some-se a isto, a inexistência de políticas públicas para uma reforma agrária que atenda aos reais interesses de todos os que produzem no campo e aos que se utilizam desta produção dando-lhe um valor agregado que dispense o abuso de monoculturas desestabilizadoras ecológica e economicamente.
     Como diziam os antigos: "os água-pés estão se movimentando, tem jacaré na vizinhança." Fiquemos, então, alertas…

Autor: Neiff Satt Alan - OngCea
Postado por Wilson Junior Weschenfelder


Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Vínculo de pessoas com animais preocupa infectologistas


     Por décadas, o germe MRSA, resistente a medicamentos, era causa de preocupação quase exclusivamente para os seres humanos e se difundia primordialmente em hospitais e outras instituições de saúde. Mas nos últimos anos, o germe vem se tornando problema cada vez mais sério para os veterinários e o número de infecções que causa em pássaros, roedores, gatos, cachorros, cavalos e porcos está em alta.

http://sdp.terra.com.br/image/get?o=cf&w=619&h=464&src=http://img.terra.com.br/i/2009/09/23/1326026-4783-atm17.jpg
O germe MRSA tem se tornado problema cada vez mais sério para os veterinários e o número de infecções em animais está em alta (Foto: The New York Times)

     Isso, dizem os especialistas em doenças infecciosas, está se tornando um risco para os seres humanos que são donos desses animais ou passam o tempo em contato com eles. "O que aconteceu pela primeira vez, ao menos em nossa percepção, é que surgiu um ciclo reverso de contaminação de um lado a outro", diz Scott Shaw, diretor do comitê de controle de infecções da Escola Cummings de Medicina Veterinária, na Universidade Tufts.
     Não se sabe com que frequência animais domésticos desempenham um papel no contágio de seres humanos pelo vírus Staphylococcus aureus, resistente à meticilina, e vice-versa; médicos e veterinários não costumam determinar a origem dessas infecções. Mas quando esse trabalho de investigação científica é conduzido, no entanto, em geral em casos que envolvam infecções múltiplas ou recorrentes, os resultados oferecem um forte vínculo.
     Notícia completa AQUI.

Autora: Brenda Goodman - G1
Postado por Wilson Junior Weschenfelder


Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

Agência divulga foto de lula gigante logo após captura


Espécie foi 'pescada' por navio oceanográfico em 31 de julho.
No Golfo do México, única captura anterior havia ocorrido em 1954.

http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/foto/0,,22458663-EX,00.jpg
A Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera dos Estados Unidos (NOAA, na sigla em inglês) liberou nesta segunda-feira (21) esta foto, tirada em 31 de julho, que mostra cientistas no navio oceanográfico Gordon Gunter analisando uma lula gigante capturada por uma rede a quase meio quilômetro de profundidade no Golfo do México. A Noaa não informou o tamanho do exemplar, mas a espécie costuma ter 10 a 13 metros. A única espécie similar que havia sido capturada no golfo antes fora localizada já morta, flutuando, em 1954. (Foto: AP/National Oceanographic and Atmospheric Administration)

Fonte: G1
Postado por Wilson Junior Weschenfelder


Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

Derretimento de gelo na Antártida e na Groenlândia está mais rápido


Dados de satélite da Nasa detalham ação de glaciares, os 'rios de gelo'.
Geleiras antárticas estão perdendo 9 metros por ano.

     Pesquisa do British Antarctic Survey (BAS) e da Universidade de Bristol publicada nesta quarta-feira (23) pela revista "Nature" aponta uma aceleração da perda de gelo via glaciares da Antártida e da Groenlândia. No caso do continente antártico, os cientistas analisaram 43 milhões de dados colhidos por satélites da Nasa, a agência espacial americana. Para avaliar a situação na Groenlândia, foram 7 milhões de medições. Nos dois casos, o período analisado é de 2003 a 2007.

http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/foto/0,,22583791-FMM,00.jpg
50 milhões de medições do satélite ICESat da Nasa indicam 'afinamento' maior do gelo (Foto: British Antarctic Survey)

     Um glaciar é um "rio de gelo" alimentado pelo acúmulo de neve. Ele escoa das montanhas para regiões mais baixas, onde o gelo pode derreter, se romper no oceano na forma de icebergs ou reforçar uma plataforma de gelo. Plataforma é a extensão plana, flutuante, dos mantos de gelo, com espessura de 100 a 1.000 metros. Um manto de gelo é a capa de até 4 quilômetros que cobre a rocha. Flui do centro do continente em direção à costa, onde alimenta plataformas.
     Os cientistas chegaram a concluões nada animadoras: essa "dinâmica de afinamento" atinge, agora, todas as latitudes da Groenlândia; ela se intensificou em áreas costeiras estratégicas da Antártida; para piorar, está também penetrando profundamente o interior dos mantos. Na Groenlândia, os especialistas estudaram 111 glaciares que se movem rapidamente e localizaram 81 afinando em um ritmo duas vezes mais veloz do que o de glaciares de movimento lento, na mesma altitude. Também descobriram que a perda de gelo em muitas geleiras da Antártida e da Groenlândia é maior do que o ritmo de queda de neve no interior dos territórios. Na região antártica, as geleiras que afinam mais rápido são a da Ilha Pine, a Smith e a Thwaites. A perda de gelo ocorre a um ritmo de 9 metros por ano.

http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/foto/0,,22584745-FMM,00.jpg
Glaciar é um rio de gelo alimentado pelo acúmulo de neve. Ele escoa das montanhas para regiões mais baixas, onde o gelo pode derreter, se romper no oceano na forma de icebergs ou reforçar uma plataforma de gelo (Foto: British Antarctic Survey (BAS)

     "Fomos surpreendidos ao ver um padrão tão forte de afinamento das geleiras em uma área costeira tão vasta", afirmou Hamish Pritchard, coordenador do estudo e membro da BAS. "A diluição é disseminada e em alguns casos o afinamento se estende centenas de quilômetros em direção ao interior."
     A equipe de Pritchard avalia que correntes marítimas mais quentes em contato com a costa e derretendo a área frontal dos glaciares é a causa mais provável do fluxo mais acelerado das geleiras em direção ao oceano. "Essa forma de perda de gelo é tão parcamente compreendida que permanece a parte mais imprevisível do futuro aumento do nível dos oceanos", completa Pritchard.

http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/foto/0,,22586202-FMM,00.jpg
Em vermelho, as áreas de afinamento (Mapa: British Antarctic Survey)

     O satélite que forneceu as informações analisadas foi o ICESat (Ice, Cloud and Land Elevation Satellite), lançado em janeiro de 2003, que cumpre uma órbita polar.
     A BAS, com sede em Cambridge, mantém 5 estações de pesquisa na Antártida, dois navios e cinco aeronaves.

Fonte: G1
Postado por Wilson Junior Weschenfelder


Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Parabéns Desembargadores do Tribunal Federal de Brasília


     Os CRIMES do SHOPPING AEROCLUBE SALVADOR em INVADIR ÁREA PÚBLICA
municipal e em ZONA DE MARINHA, na beira da praia, soterrar dezenas de coqueiros (CRIME AMBIENTAL), construir uma PISTA CLANDESTINA para carga e descarga das Lojas Americanas defronte do mar, ao lado da ciclovia, NÃO PAGAR IMPOSTOS municipais, estaduais, federais e o aluguel do terreno........ etc., etc., etc...... Justificam o EMBARGO das obras.

http://www.portaldomeioambiente.org.br/images/stories/noticias/direto_e_legislacao/1786.jpg

     O colegiado do TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL em Brasília, dia 17 de setembro de 2009, com a presença de 12 (doze) Desembargadores, NEGOU PELA 15a (DÉCIMA QUINTA) vez a o desembargo das obras do Shopping Aeroclube Salvador, em função dos diversos crimes cometidos pelo GRUPO IGUATEMI, proprietário deste shopping.
     O crime não compensa, e um dia, se DEUS quiser, a JUSTIÇA DA BAHIA também tomará decisões sérias e honestas como a Justiça Federal em Brasília.
     Os crimes deste shopping servem de exemplo a toda a Bahia - É impossível revitalizar a orla da cidade de Salvador sem corrigir estes crimes ambientais e verdadeiros assaltos aos cofres públicos.

http://www.portaldomeioambiente.org.br/images/stories/noticias/direto_e_legislacao/1786b.jpg

Fonte: Noticias SSA - Portal do Meio Ambiente
Postado por Wilson Junior Weschenfelder


Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

Ativistas formam escultura humana para protestar pelo clima


     Ativistas e voluntários se reuniram neste domingo no Central Park, em Nova York, para formar uma escultura humana e chamar a atenção para as mudanças climáticas. Os participantes formaram uma réplica do planeta Terra preso dentro de uma ampulheta, feita de pessoas.

http://sdp.terra.com.br/image/get?o=cf&w=619&h=464&src=http://img.terra.com.br/i/2009/09/20/1323672-3734-atm14.jpg
Ativistas e voluntários formam uma escultura humana de uma ampulheta para protestar contra as mudanças climáticas (Foto: AFP)

     O evento foi organizado pela Organização Não Governamental (ONG) Oxfam, como parte da campanha "tck tck tck" (http://www.tcktcktck.org/. No Brasil, a ação tem o nome de "tictac tictac tictac" (http://www.tictactictac.org.br/).
     Segundo os organizadores, o protesto tem como objetivo chamar a atenção dos chefes de Estado que se reunirão na 15ª Conferência das Partes da Convenção da Organização das Nações Unidas, sobre Mudanças Climáticas, que ocorre em dezembro, em Copenhague, na Dinamarca.

http://sdp.terra.com.br/image/get?src=http://img.terra.com.br/i/2009/09/20/1323688-3422-atm14.jpg
Coreografia simulou a Terra passando pelo aperto de uma ampulheta (Foto: AFP)

Wilson Junior Weschenfelder
Biólogo/Bacharel em Ecologia
Especialista em Licenciamento Ambiental
Doutorando em Desenvolvimento Regional
http://biowilson.blogspot.com/


Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes