quarta-feira, 8 de abril de 2009

Maré vermelha se aproxima e fecha praias de Dubai

     O fenômeno conhecido como maré vermelha - causado pela excessiva proliferação de algas - se aproxima da praia de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, segundo informações divulgadas pela agência Reuters nesta terça-feira. Diversas praias foram fechadas pelas autoridades devido à chegada destes microorganismos tóxicos, que têm um efeito devastador sobre plantas e animais marinhos.
 

Praias foram fechadas por causa do fenômeno, provocado pela excessiva proliferação de algas tóxicas

 
     A maré vermelha é composta por algas presentes em número suficiente (milhares ou milhões de células por milímetro) para produzir uma mudança de cor na água, que se torna vermelha ou marrom. A alta concentração desses microorganismos derivados do plâncton impede a passagem da luz solar e alguns deles liberam toxinas, provocando o envenenamento das águas.
 
Fonte: Reuters - Terra
Postado por Wilson Junior Weschenfelder


Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

Baleia de 14m é encontrada morta no Rio da Prata

     Uma baleia franca austral (Eubalaena australis), com 14m de comprimento e 30t, apareceu morta no Rio da Prata, na altura da cidade de Ensenada, na Argentina. Um homem que encontrou a carcaça se surpreendeu ao ver o cetáceo em água doce quando passava pelo local de caiaque, segundo a Prefeitura Naval do país. As informações são do diário argentino El Clarín.
 

Especialistas acreditam que o cetáceo de 30t tenha perdido o rumo e morrido por esgotamento no Rio da Prata

 
     De acordo com especialistas em recursos naturais da localidade, o mamífero apresenta várias feridas e se encontra em avançado estado de decomposição. No entanto, eles não souberam determinar a data em que o animal morreu.
     Os especialistas acreditam que a baleia franca acabou perdendo o rumo até o Rio da Prata, onde morreu por esgotamento.
 
Fonte: Télam - Redação Terra
Postado por Wilson Junior Weschenfelder


Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

Polícia Federal faz apreensão de fósseis na região central de SP

Também foram apreendidos produtos feitos com borboletas mortas.
Operação foi realizada no domingo (5) em feira na Praça da República.
 
     A Polícia Federal apreendeu em uma feira na Praça da República, região central de São Paulo, 477 fósseis e 890 produtos feitos com borboletas mortas. A apreensão ocorreu no domingo (5) durante a Operação Res Publica.
     O objetivo da ação foi reprimir o comércio ilegal de produtos fósseis de origem vegetal e animal e produtos artesanais feitos com borboletas mortas como porta-joias, chaveiros, porta-retratos, cinzeiros, quadros e porta-chaves.
 

Fósseis foram apreendidos pela Polícia Federal na Praça da República (Foto: Divulgação)
 
     Entre os materiais fósseis apreendidos estavam trilobitas (parentes dos insetos e crustáceos modernos), madeira petrificada e caracóis fossilizados. A feira na Praça da República ocorre todos os domingos. Além dos policiais federais, participaram da operação funcionários do Ibama.
     Os responsáveis pelo comércio de fósseis e de produtos feitos com borboletas irão responder por crime ambiental.
 
Fonte: G1
Postado por Wilson Junior Weschenfelder


Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

terça-feira, 7 de abril de 2009

Imagem da semana - Desastre

 

Bombeiros removem escombros na cidade de L'Aquila. Um grande terremoto, de magnitude 6.3, derrubou quarteirões inteiros na região, matando ao menos 90 pessoas na região. Milhares ficaram desabrigados.

 
Fonte: MSN Notícias
Postado por Wilson Junior Weschenfelder


Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

Cientistas estudam a formação de panquecas de gelo no Ártico

     As mudanças climáticas não estão apenas fazendo o gelo do oceano Ártico desaparecer, elas também estão mudando o tipo de gelo que se forma. Os pesquisadores estão tentando determinar como um aumento na "panqueca de gelo" está afetando o extremo norte, e inclusive se está acelerando o aquecimento local.
     No passado, as águas o Ártico foram dominadas por grossos pedaços de gelo marinho, que duram de um ano para outro. Mas a cobertura de gelo do oceano está diminuindo e o gelo grosso que dura vários anos está desaparecendo rapidamente. No lugar das camadas de gelo grosso, os pesquisadores estão percebendo uma proporção maior de gelo recém-formado e fino.
     O novo gelo pode ser formado de diferentes formas. Quando a água está cercada de blocos de gelo, como era comum no Ártico, áreas de água aberta são pequenas e há pouca chance para o vento formar ondas fortes. Nessas condições calmas, o gelo se forma em placas inteiras chamadas "nilas".
 

No lugar das camadas de gelo grosso que eram predominantes no Ártico, está surgindo uma proporção maior de gelo recém-formado e fino em forma de panquecas

 
     Mas agora o Ártico tem áreas maiores de água aberta, e mais ondas. "Assim que você introduz ondulação, produz uma forma totalmente diferente de gelo", disse Jeremy Wilkinson, da Associação Escocesa de Ciência Marinha, em Oban, no Reino Unido. Sob essas condições, massas de cristal de gelo arremessadas de um lado para outro na água se combinam para formar uma mistura densa chamada "gelo oleoso", e depois "panquecas" de gelo fino com um ou dois metros de diâmetro.
     Isso pode ter todo tipo de efeito indireto. Como as panquecas são redondas, por exemplo, têm áreas de água aberta entre elas quando se juntam, deixando a superfície mais escura no geral. Isso poderia ter um efeito aquecedor como resultado de menos radiação solar sendo refletida.
      A água também escorrega por esses buracos para ficar sobre o gelo, de modo que a neve que está caindo derrete em vez de assentar, fazendo a superfície ficar mais escura. "Esse ciclo não segue os modelos do Ártico nem do Antártico. É um desses enigmas que as pessoas ainda não investigaram", disse Wilkinson.
     Notícia completa AQUI.

Fonte: Nicola Jones - National Geographic - G1
Postado por Wilson Junior Weschenfelder


Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Produtores sul-africanos perdem até 80% da safra de milho transgênico

Diretora do Centro Africano para Biossegurança, Marian Mayet, pediu a proibição imediata do milho transgênico no país, um dos primeiros a adotar o produto.

     Uma área de plantação de milho transgênico na África do Sul, equivalente a 80 mil campos de futebol, não produziu um grão sequer. De um total de mil produtores de milho geneticamente modificado, 280 tiveram prejuízos na colheita. Alguns chegaram a perder até 80% da produção. A Monsanto, empresa que desenvolveu o milho geneticamente modificado, alega que o problema não está relacionado à transgenia.



     "A empresa veio a público explicar que o erro aconteceu durante o processo de fertilização de um tipo de semente. No entanto, o problema aconteceu em três variedades transgênicas", disse Rafael Cruz, coordenador da campanha de transgênicos do Greenpeace no Brasil.
     Marian Mayet, diretora do Centro Africano para Biossegurança, baseado em Joanesburgo (África do Sul), defendeu uma investigação do caso pelo governo sul-africano e a proibição imediata do milho transgênico naquele país.  A África do Sul foi um dos primeiros países a adotar o milho transgênico.



Fonte: Greenpeace/EcoAgência
Postado e adaptado por Wilson Junior Weschenfelder


Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

Ponte de gelo se rompe na Antártica e levanta temores

Uma ponte de gelo que liga um bloco do tamanho da Jamaica a duas ilhas da Antártica rompeu-se, informaram pesquisadores neste final de semana.

     Cientistas afirmam que o rompimento pode indicar que o bloco Wilkins, como é conhecido o território, flutuará livremente, o que seria um sinal das mudanças provocadas pelo aquecimento global.
     O bloco Wilkins, que fica no oeste da Península Antártica, está diminuindo de tamanho desde a década de 1990.
     Para os pesquisadores, a ponte de gelo era uma barreira importante que mantinha o bloco ligado à região. O rompimento permitiria que o bloco Wilkins se movimentasse livremente entre as ilhas de Charcot e Latady.


     Nível do mar
     Fotos da Agência Espacial Europeia haviam demonstrado que a ponte estava começando a se romper. O pesquisador David Vaughan, do instituto British Antarctic Survey, colocou um GPS na ponte de gelo em janeiro e está monitorando o movimento do bloco Wilkins.
     "Nós sabemos que o bloco de gelo Wilkins está completamente ou muito estável desde os anos 30, e depois ele começou a diminuir de tamanho nos anos 90", disse ele à BBC.
     "O fato de que ele está diminuindo e agora perdeu conexão com uma das ilhas é uma indicação forte de que o aquecimento da Antártica está tendo efeito em outro bloco de gelo."



     O rompimento não deve ter impacto direto no nível dos mares, porque o gelo está flutuando e não derreteu, mas cientistas estão preocupados com as mudanças no clima da Antártica.
     Nos últimos 50 anos, a península tem sido uma das que mais está se aquecendo no planeta.
     Muitas das camadas de gelo diminuíram no período e seis delas se romperam por completo - Prince Gustav, Larsen Inlet, Larsen A, Larsen B, Wordie, Muller e Jones.
     Pesquisas mostram que quando os blocos se rompem, as geleiras e as massas degelo começam a se movimentar em direção ao Oceano. É esse gelo que pode aumentar o nível do mar, mas ainda há muitas dúvidas sobre a forma como esses fenômenos estão ocorrendo.
     Esses fenômenos não foram incluídos no relatório do Painel Intergovernamental para Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês), que fez projeções sobre o aumento do nível do mar no futuro. O texto de 2007 do IPCC diz que as dinâmicas do gelo ainda são pouco compreendidas pelos cientistas.



Fonte: BBC Brasil - Terra Notícias
Postado e adaptado por Wilson Junior Weschenfelder


Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes