sábado, 22 de março de 2008

Sob a fumaça

     Pode não aparecer na imagem, mas o que está debaixo de toda essa fumaça cinza é a Amazônia. O flagrante foi feito em setembro do ano passado por equipamentos da Nasa, a agência espacial americana.
     A equipe do cientista Ilan Koren, do Weizmann Institute of Science, em Israel, analisou essa e outras imagens feitas desde 2000. Os pesquisadores concluíram que o ano de 2007 foi o mais "fumacento" desse período – conseguiu superar até 2005, quando a Amazônia passou por uma das piores secas de sua história.
 
 
     Os cientistas acreditam que um aumento tão grande das queimadas na região só pode ser explicado pelo alto preço da soja e do gado no mercado internacional no fim do ano passado. O fogo é usado para limpar o solo para novas safras ou para abrir áreas de pastagens. Além de destruir a fauna e a flora da maior floresta tropical do mundo, as queimadas aumentam o número de partículas na atmosfera. E isso muda o padrão de distribuição das chuvas na região. Fora que a destruição da Amazônia influencia nas chuvas de todo continente. Só para se ter uma idéia, estima-se que 70% da água que cai na região sudeste do Brasil no período de chuvas vem de lá.
 
Autora: Marcela Buscato - Blog do Planeta
Postado por Wilson Junior Weschenfelder


Abra sua conta no Yahoo! Mail, o único sem limite de espaço para armazenamento!