terça-feira, 7 de abril de 2009

Cientistas estudam a formação de panquecas de gelo no Ártico

     As mudanças climáticas não estão apenas fazendo o gelo do oceano Ártico desaparecer, elas também estão mudando o tipo de gelo que se forma. Os pesquisadores estão tentando determinar como um aumento na "panqueca de gelo" está afetando o extremo norte, e inclusive se está acelerando o aquecimento local.
     No passado, as águas o Ártico foram dominadas por grossos pedaços de gelo marinho, que duram de um ano para outro. Mas a cobertura de gelo do oceano está diminuindo e o gelo grosso que dura vários anos está desaparecendo rapidamente. No lugar das camadas de gelo grosso, os pesquisadores estão percebendo uma proporção maior de gelo recém-formado e fino.
     O novo gelo pode ser formado de diferentes formas. Quando a água está cercada de blocos de gelo, como era comum no Ártico, áreas de água aberta são pequenas e há pouca chance para o vento formar ondas fortes. Nessas condições calmas, o gelo se forma em placas inteiras chamadas "nilas".
 

No lugar das camadas de gelo grosso que eram predominantes no Ártico, está surgindo uma proporção maior de gelo recém-formado e fino em forma de panquecas

 
     Mas agora o Ártico tem áreas maiores de água aberta, e mais ondas. "Assim que você introduz ondulação, produz uma forma totalmente diferente de gelo", disse Jeremy Wilkinson, da Associação Escocesa de Ciência Marinha, em Oban, no Reino Unido. Sob essas condições, massas de cristal de gelo arremessadas de um lado para outro na água se combinam para formar uma mistura densa chamada "gelo oleoso", e depois "panquecas" de gelo fino com um ou dois metros de diâmetro.
     Isso pode ter todo tipo de efeito indireto. Como as panquecas são redondas, por exemplo, têm áreas de água aberta entre elas quando se juntam, deixando a superfície mais escura no geral. Isso poderia ter um efeito aquecedor como resultado de menos radiação solar sendo refletida.
      A água também escorrega por esses buracos para ficar sobre o gelo, de modo que a neve que está caindo derrete em vez de assentar, fazendo a superfície ficar mais escura. "Esse ciclo não segue os modelos do Ártico nem do Antártico. É um desses enigmas que as pessoas ainda não investigaram", disse Wilkinson.
     Notícia completa AQUI.

Fonte: Nicola Jones - National Geographic - G1
Postado por Wilson Junior Weschenfelder


Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

Nenhum comentário: