sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Poluição e pesca atingem a totalidade dos oceanos da Terra, diz pesquisa

Estudo na revista 'Science' mapeou áreas que sofreram mais com impacto humano.
Apenas 4% dos ecossistemas marinhos apresentam estado próximo do 'virgem'.

     Estudo publicado na revista "Science" indica que não há mais uma gota de água nos oceanos que não tenha sido afetada de alguma forma pela ação do homem. Quase metade da superfície oceânica (41%) está sob forte pressão de atividades humanas, como pesca e poluição. Só 4% permanecem relativamente livres de impacto, principalmente no Ártico e na Antártida, onde o homem tem dificuldade para chegar.
 
Antártida é um dos locais livres de impacto por causa do difícil acesso (Fonte da imagem)
 
     Segundo os cientistas, trata-se do maior e mais completo levantamento já feito sobre o impacto do homem nos oceanos. Os resultados foram apresentados ontem no primeiro dia da conferência anual da Associação Americana para o Avanço da Ciência (AAAS) em Boston, Massachusetts. A equipe mapeou o efeito combinado de 17 grandes atividades impactantes sobre 20 tipos de ecossistema marinho. Os efeitos mais severos na água têm relação com o aquecimento global: aumento de temperatura e da incidência de radiação ultravioleta e acidificação.
 
A pesca de arrasto é uma das atividades mais impactantes (Fonte da imagem)
 
     Os pontos mais críticos ocorrem onde esses fatores globais se sobrepõem a pressões mais localizadas, como poluição e pesca. Segundo os cientistas, 2,2 milhões de quilômetros quadrados de oceano (uma área do tamanho do Amazonas e da Bahia) já foram severamente impactados. São as áreas que incluem parte da costa no Sudeste do Brasil, o Mar do Norte e o Mar da China, onde há forte concentração de navios e atividade industrial. Já a foz do Rio Amazonas aparece como um santuário. As informações são do jornal "O
Estado de S. Paulo".
Fonte: Agência Estado - G1
Postado por: Wilson Junior Weschenfelder


Abra sua conta no Yahoo! Mail, o único sem limite de espaço para armazenamento!

Nenhum comentário: