segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Filhote de baleia morre encalhado em praia de SC

Um filhote de baleia franca com aproximadamente uma tonelada morreu encalhado numa praia da cidade de Jaguaruna, localizada na região sul de Santa Catarina, nesta sexta-feira.
 
     Dezenas de curiosos e pescadores se aglomeraram na praia para ver o animal. O local foi isolado por policiais ambientais para que pesquisadores do Projeto Baleia Franca, de Imbituba, pudesse avaliar o que teria acontecido com o filhote.
     Segundo a bióloga Audrey Amorim, uma das que esteve no local, é o primeiro registro de encalhe de baleia no estado de Santa Catarina em 2008. "Houve registro no Rio Grande do Sul, mas aqui foi o primeiro", destacou.
 

Morador observa curioso o filhote de baleia franca que morreu encalhado na praia da cidade de Jaguaruna (Foto: Lougans Duarte/Diário do Sul/Divulgação)

 
     Os pesquisadores acreditam que a baleia, com 4,9 metros de comprimento e menos de dois meses de vida, pode ter se perdido da mãe no litoral catarinense e encalhado na região.
     "O filhote até completar um ano é muito suscetível e não consegue sobreviver ao enfrentar, por exemplo, um mar de ressaca", descaou Audrey. "Mas ainda não sabemos o que pode ter causado a morte do animal".
     A temporada das baleias franca no litoral brasileiro teve início em julho e mês de setembro é considerado pelos pesquisadores como o ápice das avistagens. "É o mês em que o maior número de baleias são registradas no nosso litoral", afirma a pesquisadora, acrescentando que a contagem oficial do Projeto Baleia Franca será realizada neste final de semana. "Em julho havíamos avistado 35 baleias francas na costa brasileira".
 

Com 4,9 m de comprimento e aproximadamente uma tonelada, o animal tinha menos de dois meses de vida (Foto: Lougans Duarte/Diário do Sul/Divulgação)

 
Fonte: Especial para Terra - Fabrício Escandiuzzi - Direto de Florianópolis
Postado por Wilson Junior Weschenfelder


Novos endereços, o Yahoo! que você conhece. Crie um email novo com a sua cara @ymail.com ou @rocketmail.com.

Nenhum comentário: