quarta-feira, 14 de maio de 2008

Após saída de Marina, Câmara aprova MP que pode aumentar desmatamento

 

MP amplia de 500 para 1.500 hectares áreas cedidas sem licitação na Amazônia.

Pela lei, proprietários podem desmatar até 20% das terras na Amazônia, para produção.

 

     No dia em que a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, entregou sua carta de demissão ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a Câmara aprovou uma medida provisória que pode contribuir para o desmatamento na Amazônia, na visão de ambientalistas. Governistas dizem que a MP apenas regulariza uma situação já comum na região.

      A MP 422 ampliou de 500 para até 1,5 mil hectares a área que pode ser concedida pela União na Amazônia Legal sem licitação. Aprovada pela Câmara, a proposta vai agora ao Senado.

 

O desmatamento poderá aumentar na Amazônia graças a Câmara dos Deputados Federais (fonte da imagem)

 

     O líder do PV, Sarney Filho (MA), afirma que a MP pode aumentar o desmatamento, porque permite ao proprietário desmatar até 20% de sua propriedade na Amazônia. "Isso vai aumentar o desmatamento, não tenho dúvidas."

      A aprovação da MP no dia da demissão de Marina é simbólica porque o projeto sequer foi discutido com o Ministério do Meio Ambiente, segundo o deputado do PV. "O ministério não foi ouvido, houve muita reclamação", afirmou Sarney Filho.

     O relator da MP, deputado Asdrubal Bentes (PMDB-PA), nega que a MP possa aumentar o desmatamento. Ele afirma que o objetivo é apenas regularizar situações de proprietários de terras na Amazônia. "Mais de 92% dessas terras já estão ocupadas, algumas há até 30 anos."

 

Autor: Eduardo Bresciani - G1

Postado por Wilson Junior Weschenfelder

 



Abra sua conta no Yahoo! Mail, o único sem limite de espaço para armazenamento!

Nenhum comentário: