quinta-feira, 19 de julho de 2007

O Vento compensa

     Novos estudos indicam a viabilidade econômica dos cataventos. A empresa de eletricidade holandesa Nuon calcula que, em 2005, o preço médio da energia elétrica no mercado batia os 45 euros por megawatt/hora quando não estava ventando. Já quando os cataventos entravam em ação, o preço caía para 30 euros.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
     Pesquisadores da Dinamarca, que também investe em cataventos, fizeram outras estimativas. Segundo eles, a energia eólica economizou US$ 167 milhões no custo da eletricidade no país em 2005. Os dinamarqueses lembram que os consumidores pagam US$ 240 milhões por ano em subsídios para a energia dos ventos. Mas a Associação da Indústria Eólica Dinamarquesa acredita que este ano a energia dos ventos vai compensar até mesmo o subsídio oficial e realmente economizar dinheiro dos consumidores.
     É um bom exemplo para o Brasil, que desperdiça seu potencial para extrair energia dos ventos. E ainda esconde dos consumidores e contribuintes os subsídios milionários que beneficiam outras fontes de energia, como a nuclear.
 
Autor: Alexandre Mansur - Blog do Planeta

Flickr agora em português. Você cria, todo mundo vê. Saiba mais.

Nenhum comentário: