sexta-feira, 20 de julho de 2007

Geleiras são principal causa do maior nível do mar

     O derretimento das geleiras e das calotas polares será, neste século, a principal causa do aumento do nível dos mares, destaca um estudo publicado hoje pela revista Science.
     A contribuição das geleiras e das calotas para o aumento do volume das águas oceânicas será maior que a dos mantos de gelo da Groenlândia e da Antártida, afirmam cientistas do Instituto de Pesquisas Árticas e Alpinas da Universidade do Colorado (EUA).
 
 
     Até o fim deste século, o nível dos mares vai subir de 10 a 22 centímetros. A previsão não considera o aumento do volume d'água decorrente do aumento das temperaturas, o que pode fazer esses números dobrarem.
     "Embora se trate de um processo complexo e dinâmico, e não pareça ser resultado direto do aquecimento global, é provável que o clima atue como desencadeador", ressalta Robert Anderson, cientista do instituto.
     Segundo Mark Meier, professor da universidade, as geleiras e calotas, cujo derretimento se acelerou de maneira considerável na última década, contribuem com cerca de 60% do gelo que chega aos oceanos.
     Atualmente, essa contribuição anual é de aproximadamente 416 km cúbicos de gelo, mas, a cada ano, aumenta em cerca de 12 km. Em contrapartida, os cientistas descobriram que a Groenlândia contribui com aproximadamente 28% do gelo responsável pelo aumento do nível dos mares, enquanto a contribuição da Antártida seria de 12%.
 
 
     "Uma das razões deste estudo foi a crença generalizada de que (o derretimento dos) mantos de gelo da Groenlândia e da Antártida serão a principal causa do aumento do nível dos mares", diz Meier no artigo.
     "Mas provamos que são as geleiras e as calotas polares, e não os grandes mantos, que serão as grandes responsáveis pelo aumento do nível dos mares nas próximas gerações", destaca o especialista.
     Segundo os cientistas, a maior contribuição das geleiras e das calotas se deve, em parte, às rápidas mudanças nos fluxos de água que lançam os icebergs diretamente no oceano.
     Um aumento de 30 cm no nível do mar significa, de modo geral, a perda de aproximadamente 30 m de costa litorânea. "Nossas projeções indicam que o futuro aumento do nível dos mares será maior que o antecipado e que a contribuição das geleiras e das calotas será substancial", dizem os especialistas.
 
Fonte: EFE - Terra Notícias

Flickr agora em português. Você cria, todo mundo vê. Saiba mais.

Nenhum comentário: