quarta-feira, 18 de julho de 2007

Indústrias dos EUA pedem providências sobre clima

     Uma importante organização de indústrias norte-americanas disse na terça-feira que as atividades humanas estão mudando o clima da Terra e pediu ao governo dos Estados Unidos que tome providências para reduzir as emissões de gases causadores do efeito estufa em todo o país.
     Mas a Business Roundtable, que representa 160 das maiores empresas dos EUA, com uma receita total de 4,5 trilhões de dólares, não chegou a defender a adoção de uma política específica para concretizar os cortes, afirmando que seus integrantes ainda não chegaram a uma conclusão sobre o método ideal de fazer isso.
     "A opinião dos presidentes de empresas dos EUA sobre as alterações no clima está evoluindo significativamente", disse Charles Holliday, presidente e executivo-chefe da DuPont, membro da Roundtable. "Um número cada vez maior de CEOs encara isso como uma questão essencial para suas empresas."
     Nos últimos anos, o mundo corporativo norte-americano vem abandonando os argumentos de que não há provas de que é a ação dos homens que causa o aquecimento global. Com isso, parte dos executivos ficou em posição oposta à do governo do presidente George W. Bush, que rejeitou o Protocolo de Kyoto, o principal plano da ONU para reduzir as emissões de gases-estufa até 2012.
     Muitos cientistas dizem que o aumento nas emissões, especialmente do dióxido de carbono produzido pela queima de combustíveis fósseis, está ligado ao aumento das temperaturas médias no mundo. Teme-se que essa elevação possa levar à ocorrência de mais secas, enchentes, ondas de calor e tempestades de maior intensidade.
     "Alguns de nossos membros gostam da idéia da limitação e negociação", disse John Castellani, presidente da organização, referindo-se aos programas dentro dos quais as empresas podem comprar e vender o direito de emitir dióxido de carbono.
     "Alguns integrantes gostam da abordagem com impostos. Não sabemos qual funciona melhor. Neste momento, portanto, estamos pedindo flexibilidade", disse Castellani numa entrevista por telefone.
Entre os membros da Roundtable estão algumas das maiores empresas dos EUA, como General Electric, Exxon Mobil e General Motors.
     O grupo ambiental norte-americano Sierra Club classificou a declaração da Roundtable como uma tentativa de parecer sensível às questões climáticas, cujo objetivo real é garantir que as novas normas sejam adequadas a seus integrantes.
     "As empresas sabem que qualquer regulamentação que passe pelo Congresso atual e seja assinada pelo Congresso atual vai ser bem fraca", disse Josh Dorner, porta-voz da Sierra. "Não é à toa que grandes emissores estão se acotovelando para pedir providências sobre as mudanças no clima." O mandato do presidente Bush termina no início de 2009.
 
Fonte: Reuters - Terra


Novo Yahoo! Cadê? - Experimente uma nova busca.

Nenhum comentário: