sexta-feira, 20 de julho de 2007

Estação Espacial Internacional jogará lixo no espaço

     Não é a forma mais adequada de se livrar do lixo, mas a Estação Espacial Internacional (ISS) pretende jogar um refrigerador do tamanho de um container contendo amônia e outra câmara de 90 kg no espaço. Segundo a agência espacial americana (Nasa), não há opção melhor para dar um destino ao material.
 

     Segundo o site Discovery News, o engenheiro Clay Anderson, um dos astronautas da ISS, pretende realizar o procedimento durante uma caminhada espacial programada para a próxima segunda-feira. "Nós pensamos muito antes de tomar esta decisão", disse um dos controladores da ISS, Kirk Shireman, em uma entrevista.
     Apesar de ser uma ação controversa, a Nasa está mais preocupada com o potencial do lixo em causar algum tipo de dano do que propriamente com a imagem da agência. O container, que pesa cerca de 636 kg, pode cair na Terra em um ano. Ao entrar na atmosfera, grande parte do material deve se desintegrar, mas pedaços de 17 kg podem chegar ao solo.
 
 
     Segundo a porta-voz do Centro Espacial Johnson, Lynnette Madison, são objetos tão grandes que radares serão capazes de identificar a trajetória cerca de duas horas antes da reentrada em atmosfera terrestre. A Nasa calcula que a possibilidade de algum desses pedaços atingir uma pessoa é de uma em cinco mil.
 
Fonte: Terra Notícias
 

Flickr agora em português. Você cria, todo mundo vê. Saiba mais.

Nenhum comentário: