terça-feira, 17 de julho de 2007

Greenpeace: catástrofes nucleares podem ser causadas por desastres naturais

     A organização ambientalista Greenpeace alertou hoje para o risco de que grandes terremotos e outros desastres naturais, incluídos os associados à mudança climática, "possam ocasionar novas catástrofes nucleares como a de Chernobil".
     A advertência foi realizada pelo responsável de energia nuclear do Greenpeace, Carlos Bravo, em comunicado, no qual assegurou que "o acidente" na usina nuclear japonesa Kashiwazaki-Kariwa, ocorrido em decorrência de um terremoto, que causou um incêndio em um de seus reatores, "evidencia a periculosidade da energia nuclear".
     "Este incêndio na usina nuclear nos lembra mais uma vez a séria ameaça que a energia atômica representa para a saúde pública e para o meio ambiente", acrescentou Ortiz.
     A organização ambientalista afirmou que o acidente ocorrido em Kashiwazaki-Kariwa "não é o primeiro sofrido pela indústria nuclear japonesa".
     Um terremoto de magnitude 6,8 na escala Richter sacudiu, ontem, segunda-feira, a região de Niigata (noroeste do Japão), causando nove mortos e mais de 1 mil feridos, e afetou a usina nuclear Kashiwazaki-Kariwa.
     As autoridades japonesas investigam um possível segundo vazamento radioativo na usina, após o anunciado ontem. Foram descobertos rompimentos em vários depósitos com resíduos de baixo nível de radiatividade, segundo informou hoje a agência japonesa "Kyodo".
     O primeiro acidente ocorreu na segunda-feira, quando uma pequena quantidade de água contaminada com resíduos radioativos atingiu o oceano, por causa do tremor.
     A central nuclear se encontra localizada junto ao mar do Japão.

Fonte: EFE - Terra


Novo Yahoo! Cadê? - Experimente uma nova busca.

Nenhum comentário: