quarta-feira, 4 de julho de 2007

De quem é o Pólo Norte?

     A Rússia está dando sinais que pretende anexar o Pólo Norte ao seu território. O derretimento do gelo na região aquece a disputa por riquezas escondidas no mar. Segundo cientistas russos, existe evidências que o Pólo está ligado diretamente ao território do país por um bloco geológico submarino. Pela lei internacional, nenhum país é dono do Pólo Norte. Mas um grupo de geólogos russos fizeram uma expedição de seis semanas em um quebra-gelo nuclear para a Dorsal Lomonosov, uma cadeia de montanhas sob o Oceano Ártico.



 
     Os jornais russos estamparam a notícia, com um mapa mostrando um território triangular no Ártico do tamanho da Alemanha e Itália juntas, com a bandeira russa. O que está em jogo é uma área que tem recursos minerais, como petróleo, gás e pedras preciosas.
     Mas alguns cientistas russos estão ironizando. "Acho estranho", diz Sergey Priamikov, do Instituto de Pesquisa Antártica e Ártica de São Petersburgo. "O Canadá poderia usar o mesmo argumento. Os canadenses poderiam dizer que a Dorsal de Lomonosov é parte do Canadá. Isso poderia significar que a Rússia pertenceria ao Canadá, junto com toda a Eurásia."

Autor: Alexandre Mansur - Blog do Planeta


Novo Yahoo! Cadê? - Experimente uma nova busca.

Nenhum comentário: