quarta-feira, 4 de julho de 2007

Bird teria censurado relatório sobre poluição na China

     O Banco Mundial (Bird) está sendo acusado de ter cortado de um relatório a informação de que até 760 mil pessoas morreriam ao ano prematuramente por causa da poluição na China.
     O organismo internacional teria cedido às pressões do governo chinês, que temeria possíveis protestos populares caso as informações se tornassem públicas, segundo o diário britânico Financial Times. Reportagem do jornal diz que a informação foi cortada do relatório, ainda não publicado, após pedidos de dois departamentos do governo chinês.
     O Banco Mundial disse à BBC que a versão final do documento ainda não havia ficado pronta e que as informações do relatório, que estão sendo compiladas em conjunto com o governo chinês, ainda estão sendo revisadas. Uma porta-voz da organização se recusou a dizer se as estatísticas sobre mortes prematuras faziam parte ou não da versão inicial.
 
     Mortes
     O relatório, intitulado "O Custo da Poluição na China", teria indicado em sua versão inicial, segundo o FT, que os altos níveis de poluição do ar nas cidades chinesas provocariam entre 350 mil e 400 mil mortes prematuras ao ano.
     Outras 300 mil mortes prematuras anuais seriam provocadas pela má qualidade do ar em ambientes fechados, enquanto que doenças como diarréia e cânceres provocados pela má qualidade da água, principalmente nas áreas rurais, provocariam a morte de cerca de 60 mil pessoas ao ano.
     Segundo o jornal, o Banco Mundial concordou "com relutância" em cortar as informações depois de autoridades chinesas terem pedido a censura, alegando que eram questões sensíveis e que poderiam provocar protestos. De acordo com o Financial Times, o pedido para a censura do relatório teria partido da agência chinesa de proteção ambiental e do Ministério da Saúde.
 
     Custo
     Apesar da aparente discussão sobre os números, o relatório preliminar do Banco Mundial, publicado em março, sugere que a poluição do ar e da água teriam levado a um aumento no número de mortes na China.
     O documento também diz que o custo total da poluição para o país representa cerca de 5,8% do Produto Interno Bruto. O governo chinês reconheceu no mês passado que 60% das cidades do país sofrem regularmente com a poluição do ar e não têm tratamento adequado de esgoto.
     Um relatório anterior do Banco Mundial também já havia indicado que a China abriga 16 das 20 cidades mais poluídas do mundo.
 
Autor: BBC Brasil no Terra Notícias


Novo Yahoo! Cadê? - Experimente uma nova busca.

Nenhum comentário: