sexta-feira, 6 de julho de 2007

Ciência com foco na Amazônia

    O maior evento científico do Brasil instala-se este ano em Belém, segunda maior cidade da Amazônia brasileira. Nada mais apropriado. Com o tema 'Amazônia: desafio nacional', a 59ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) pretende enfocar a necessidade de colocar a região no centro do debate político no Brasil. Na próxima semana, a capital paraense deve receber cerca de 15 mil pessoas, incluindo cientistas, professores, estudantes e outros interessados, para debater sobre questões fundamentais para a independência e o desenvolvimento científico, tecnológico e econômico do país.
     Não é de hoje que a SBPC se mobiliza em torno das questões que envolvem a Amazônia. O presidente da entidade, Ennio Candotti, defende a elaboração de um projeto nacional para a região, que atraia recursos e amplie a presença de empresas inovadoras, comprometidas com o desenvolvimento sustentável. A inclusão da Amazônia na agenda nacional já era debatida em 1983, quando Belém recebeu sua primeira reunião anual da SBPC. Após quase 25 anos, o quadro de desmatamento crescente, ocupação predatória das terras e águas, exploração sem fim das riquezas do solo e subsolo e abandono da cultura permanece, porém agravado.
     Há alguns anos a SBPC se prepara para retomar esse debate. Na reunião anual de Cuiabá (Mato Grosso), em 2004, e nos encontros regionais realizados nos últimos meses em Palmas (Tocantins), Manaus (Amazonas), Rio Branco e Cruzeiro do Sul (Acre), Belém (Pará), Macapá (Amapá) e Altamira (Pará), discutiu-se o modelo amazônico de desenvolvimento e foram propostas alternativas econômicas e tecnológicas apropriadas para a região, o que orientou novas pesquisas científicas.
     Agora, durante cinco dias, o público terá a oportunidade de se reunir com pesquisadores das mais diversas áreas para discutir temas importantes relacionados à Amazônia, como sua diversidade vegetal, agricultura sustentável na região, febre amarela e outras arboviroses, dermatologia tropical e a relação entre os saberes tradicionais e científicos. O evento inclui ainda outros assuntos da ordem do dia da ciência e tecnologia, entre eles, aquecimento global, neurociência no Brasil, o universo e a teoria do Big Bang, desenvolvimento da China e terapias gênicas.
 
     Programação extensa e variada
     Organizada em conjunto com a Universidade Federal do Pará, a 59ª Reunião Anual da SBPC trará 45 conferências, 15 simpósios, 40 minicursos e 57 mesas-redondas. Duas inovações da reunião de 2006 serão reeditadas este ano. Os encontros abertos – 22 ao todo – irão reunir no mínimo seis especialistas com o objetivo de elaborar documentos para nortear as políticas e ações da SBPC durante o ano. Além disso, serão realizados oito grupos de trabalho interdisciplinares, nos quais profissionais de diferentes áreas discutirão questões como planejamento regional e províncias minerais na Amazônia, saúde, sensores biológicos, sistemas espaciais na região amazônica e integração sul-americana. As atividades acontecem no Hangar – Centro de Convenções da Amazônia.
     Além da programação científica, durante a reunião anual ocorrem eventos tradicionais, como a Exposição de Tecnologia e Ciência (EXPOT&C) e a SBPC Jovem – ambas em sua 15ª edição – e a SBPC Cultural, com a apresentação de atividades culturais ligadas à região. A EXPOT&C, que incluirá também uma programação técnica com mesas-redondas e palestras, terá mais de 60 expositores, entre incubadoras de empresas, instituições de fomento, universidades e empresas, que mostrarão a face do conhecimento científico voltado para a inovação.
     Para ampliar o acesso da população às atividades, a SBPC Jovem deste ano irá ultrapassar os limites do local onde acontece a reunião. Sua programação prevê oficinas, minicursos, palestras, feiras de ciências e peças teatrais, que serão realizados em museus, centros de ciência, planetários e universidades.
     A nova diretoria da SBPC tomará posse durante a reunião em uma cerimônia oficial no dia 12 de julho. O cargo de presidente da entidade será ocupado agora pelo matemático Marco Antonio Raupp, da Universidade de São Paulo (USP), eleito ontem, dia 5, após escolha em segundo turno devido ao empate na primeira votação.
     A programação completa da 59ª Reunião Anual da SBPC pode ser consultada pela internet. São centenas de eventos simultâneos, para que os participantes possam escolher de acordo com seus interesses.
     A abertura oficial da reunião será realizada no dia 8 de julho, domingo, às 19h, no auditório do Centro de Convenções da Amazônia. Ao longo da semana, a CH On-line trará para você, direto de Belém e em tempo real, alguns destaques do evento.
Autora: Thaís Fernandes - Ciência Hoje On-line


Novo Yahoo! Cadê? - Experimente uma nova busca.

Nenhum comentário: