quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Contêineres de lixo enviados ao Brasil são repatriados ao Reino Unido


     Os contêineres de lixo enviados pela Inglaterra aos portos brasileiros foram quase integralmente encaminhados ao Reino Unido, segundo informou o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), nesta quarta-feira (5). O instituto indicou ainda que o navio da companhia MSC Mediterranean Ship partiu às 14h do Porto de Santos (litoral de São Paulo).



     Segundo Ingrid Maria Furlan Oberg, chefe regional do Ibama em Santos, os 41 contêineres no porto da cidade foram juntados a outros 40 provenientes do Rio Grande do Sul, em um total de 1.477 toneladas. O carregamento do Rio Grande do Sul saiu do Estado na última segunda-feira.
     Agora, o lixo ruma, definitivamente, para o Porto de Felixtowe, na Inglaterra. O destinatário, entretanto, é desconhecido pelo Ibama. "Cabe às autoridades de lá definirem", afirmou à Folha Online.
     Ela informa que ainda há oito contêineres que permanecem em Caxias do Sul (150 km de Porto Alegre), cujo embarque está indefinido, devido à necessidade de deslocamento para o porto gaúcho.
     "Para nós do Ibama, esse lixo indo embora é a conclusão de um trabalho. A sensação é boa, deu os resultados que esperávamos. E é simbólico, porque mostra que o Brasil não aceita esse tipo de procedimento. Que sirva de exemplo para outros países", comemora Ingrid.



     De acordo com ela, a Superintendência do Ibama acompanhou o processo de embarque do lixo. Como medida de prevenção para que esse tipo de procedimento seja coibido pelas autoridades, o Ministério do Meio Ambiente, junto a órgãos portuários e à fiscalização da Receita Federal, pretende montar uma comissão permanente, a fim de aprofundar as formas de fiscalização.
     Os contêineres de lixo chegaram ao país a partir do mês de novembro. Presente na primeira remissão dos contêineres ao Reino Unido no Rio Grande do Sul, o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, afirmou que "o Brasil não será a lata de lixo do planeta. Teremos um papel de protagonista nesta questão, exigindo mudança neste tipo de comportamento por parte dos países ricos."

Fonte: Folha Online - Portal do Meio Ambiente
Postado e adaptado por Wilson Junior Weschenfelder


Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

Nenhum comentário: