Norovírus costuma afetar países do hemisfério Norte em surtos de inverno.
Sintomas, apesar de incômodos, normalmente passam em poucos dias.
Sintomas, apesar de incômodos, normalmente passam em poucos dias.
Um vírus que causa diarréia, vômito e dores estomacais está colocando em polvorosa os hospitais do Reino Unido, informa o jornal britânico "The Guardian". O surto de norovírus, que costuma afetar muitos países do hemisfério Norte durante o inverno, é o pior dos últimos cinco anos: cerca de 2 milhões de britânicos já foram infectados com o patógeno, e a cada semana mais 100 mil pessoas são afetadas pelo vírus, segundo médicos.
Segundo a Faculdade Real de Clínicos Gerais, o mês de janeiro deve trazer um aumento ainda maior da taxa de infecção, com cerca de 200 mil pessoas contaminadas por semana. Com o aumento de pacientes no sistema público de saúde do Reino Unido, hospitais por todo o país estão fechando alas por falta de leitos.
Norovirus by electronic microscopy (copyright 1994 Veterinary Sciences Division)
Fonte da Imagem: http://www.ifremer.fr/envlit/documentation/dossiers/microbio/photos/images/sourcecaliciem.jpg
Calcula-se que o norovírus, responsável pelo surto britânico, é o causador de 50% dos casos de gastroenterite no mundo. Além da diarréia e dos vômitos, os pacientes podem ter febre, fraqueza, dores musculares e dores de cabeça. É preciso tomar cuidado com a desidratação no caso de pacientes mais vulneráveis, como bebês, idosos e pessoas com sistema imune debilitado.
No entanto, casos graves são raros, e a doença normalmente arrefece alguns dias depois do surgimento dos sintomas. A transmissão acontece por contato com água e comida contaminadas, com as pessoas doentes ou com objetos usados por elas. Não há tratamento específico. Por isso, as autoridades britânicas estão aconselhando as pessoas a repousarem em casa, para evitar que mais gente seja infectada.
Fonte: G1
Abra sua conta no Yahoo! Mail, o único sem limite de espaço para armazenamento!
Nenhum comentário:
Postar um comentário