sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Vírus da diarréia infecta 2 milhões e sobrecarrega hospitais britânicos

Norovírus costuma afetar países do hemisfério Norte em surtos de inverno.
Sintomas, apesar de incômodos, normalmente passam em poucos dias.
 
     Um vírus que causa diarréia, vômito e dores estomacais está colocando em polvorosa os hospitais do Reino Unido, informa o jornal britânico "The Guardian". O surto de norovírus, que costuma afetar muitos países do hemisfério Norte durante o inverno, é o pior dos últimos cinco anos: cerca de 2 milhões de britânicos já foram infectados com o patógeno, e a cada semana mais 100 mil pessoas são afetadas pelo vírus, segundo médicos.
    Segundo a Faculdade Real de Clínicos Gerais, o mês de janeiro deve trazer um aumento ainda maior da taxa de infecção, com cerca de 200 mil pessoas contaminadas por semana. Com o aumento de pacientes no sistema público de saúde do Reino Unido, hospitais por todo o país estão fechando alas por falta de leitos.
 
Norovirus by electronic microscopy (copyright 1994 Veterinary Sciences Division)
 
     Calcula-se que o norovírus, responsável pelo surto britânico, é o causador de 50% dos casos de gastroenterite no mundo. Além da diarréia e dos vômitos, os pacientes podem ter febre, fraqueza, dores musculares e dores de cabeça. É preciso tomar cuidado com a desidratação no caso de pacientes mais vulneráveis, como bebês, idosos e pessoas com sistema imune debilitado.
     No entanto, casos graves são raros, e a doença normalmente arrefece alguns dias depois do surgimento dos sintomas. A transmissão acontece por contato com água e comida contaminadas, com as pessoas doentes ou com objetos usados por elas. Não há tratamento específico. Por isso, as autoridades britânicas estão aconselhando as pessoas a repousarem em casa, para evitar que mais gente seja infectada.
Fonte: G1


Abra sua conta no Yahoo! Mail, o único sem limite de espaço para armazenamento!

Nenhum comentário: