terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Decisão sobre proteção de ursos polares é adiada nos Estados Unidos

Ambientalistas querem que animal seja considerado 'ameaçado' no país.
Responsável pelo caso diz que precisa de pelo menos mais um mês para tomar decisão.

     Os Estados Unidos não vão cumprir o prazo para definir se colocam ou não os ursos polares na lista de animais ameaçados de extinção, anunciou nesta segunda-feira (7) o Serviço de Pesca e Vida Selvagem do país. O órgão deveria tomar a decisão até esta quarta-feira (9), mas o secretário do Interior Dirk Kempthorne precisaria de pelo menos mais um mês para analisar os dados.
 
Foto: Reuters
Urso descansa com filhotes (Foto: Reuters)
 
     Se os ursos forem colocados na lista será a primeira vez que uma espécie será considerada ameaçada pelo aquecimento global nos Estados Unidos. O assunto, segundo o diretor do órgão, Dale Hall, complica as coisas.
     O verão de 2007, que ocorre em junho, julho, agosto e setembro no Hemisfério Norte, foi o de menor cobertura de gelo no Ártico, segundo a Universidade do Colorado. Ao todo, a região apresentou 40% menos gelo do que a média obtida entre 1979 e 2000.
     Em janeiro de 2007, Kempthorne sugeriu classificar os ursos polares como "ameaçados". Pela lei americana, o órgão precisava tomar uma decisão sobre o assunto dentro de um ano. A categoria de "ameaçados" significa que a espécie corre sério risco de subir a escala e se tornar "em perigo", quando a maior parte de sua população passa a ser considerada em risco de extinção.
Fonte: Do G1, com informações da AP.


Abra sua conta no Yahoo! Mail, o único sem limite de espaço para armazenamento!

Nenhum comentário: