sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Aquecimento global nas praias do Brasil

     Centenas de turistas com queimaduras causadas por caravelas foram a cena mais triste do verão. Os animais infestaram as praias do país, e fizeram vítimas do Nordeste até o litoral Sul. As caravelas eram raras nas praias brasileiras e geralmente são confundidas com as já conhecidas águas vivas.
 
     A diferente entre os dois animais é que as caravelas possuem formato e cor diferente, seus tentáculos também são maiores e com mais potencial venenoso. Por isso, ao esbarrar em uma caravela, a vítima sente mais dor e a queimadura demora para cicatrizar. Ou seja, se encontrar com uma água viva era ruim, topar com uma caravela é muito pior.
Pesquisadores já apontam que a razão da vinda das caravelas ao nosso litoral pode ser o aquecimento global. Como a temperatura do oceano está mais elevada, correntes marítimas de água quente trouxeram esses animais para a costa brasileira. Imaginem como será o verão de 2030, quando a temperatura global atingir dois graus de elevação. Será que teremos tubarões brancos atacando banhistas em Ipanema??
 
Autora: Juliana Arini - Blog do Planeta


Abra sua conta no Yahoo! Mail, o único sem limite de espaço para armazenamento!

Nenhum comentário: