terça-feira, 8 de setembro de 2009

Vírus pode ser causa de câncer de próstata, diz estudo


     Um vírus conhecido por causar leucemia e tumores em animais e encontrado em alguns tumores de próstata pode ser uma causa do câncer de próstata, disseram pesquisadores norte-americanos nesta segunda-feira. Eles encontraram o vírus da leucemia murina xenotrópica, ou XMRV, em 27% dos tumores de próstata em humanos analisados, especialmente tumores agressivos.

http://static.guim.co.uk/sys-images/Guardian/About/General/2009/9/7/1252339254097/xmrv-virus-001.jpg
XMRV tem sido visto em tecido de câncer de próstata. As células infectadas são mostrados em verde. (Fotografia: Hamburg University Medical / Arbeitsgruppe Fischer) (fonte)

     As descobertas, relatadas em publicação da Academia Nacional de Ciências, podem proporcionar maneiras de se identificar melhor os tumores de próstata perigosos e fabricar drogas ou vacinas para tratar e até prevenir o câncer de próstata.
     "Nossa análise de 233 casos de câncer de próstata e 101 casos benignos mostrou uma associação da infecção por XMRV com o câncer de próstata, especialmente com tumores mais agressivos", escreveu a equipe da Dra. Ila Singh, das Universidades de Utah e Columbia em Nova York.
     Recentemente se descobriu que os vírus causam alguns tipos de câncer, notadamente o papilomavírus ou HPV que causa câncer cervical e alguns casos de cânceres peniano, anal, da cabeça e do pescoço. Alguns laboratórios fabricam vacinas para evitar infecções de HPV.

http://www.path.utah.edu/copy_of_XMRV.jpg
XMRV visualizado por microscopia eletrônica de transmissão (fonte)

     O mercado de vacinas para prevenir o câncer de próstata ou para aprimorar medicamentos para tratá-lo pode ser enorme. O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens depois do câncer de pulmão e mata 254 mil homens por ano em todo o mundo.

Fonte: Reuters - Terra Notícias
Postado e adaptado por Wilson Junior Weschenfelder


Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

Nenhum comentário: