sábado, 12 de setembro de 2009

Engenheiros de Nova York planejam barreiras contra elevação do mar


     A cidade de Nova York começa a se preocupar com o aumento do nível do mar. Surgiu esta semana o primeiro estudo de obras para evitar que as águas invadam parte da cidade. As previsões de aumento das marés até 2100 vão de 50 cm a 2 metros, dependendo do instituto de pesquisa. Isso pode ser o suficiente para engolir algumas quadras, principalmente se a maré alta coincidir com a chegada de uma ressaca.

http://colunas.epoca.globo.com/files/437/2009/09/nyoceanbarrier0009gesloten.jpg
O projeto inclui uma barreira móvel ao lado da ponte Verrazano Narrows

     O nível do mar pode subir mais rápido em Nova York do que em outras grandes cidades litorâneas. Isso é uma conseqüência da interação entere a força gravitacional e as correntes oceânicas. É a conclusão de um estudo recente feito por um conjunto de universidades dos Estados Unidos e do Reino Unido.
     Diante do risco de enchente, alguns pesquisadores e engenheiros começaram a debater como proteger a cidade. Eles estão pensando em estruturas para evitar que a água invada a parte baixa da cidade (que inclui seu coração financeiro), as redes elétricas e o metrô. Seriam barreiras semelhantes as que existem em Londres, Roterdã e São Petersburgo. O projeto inclui uma barreira móvel ao lado da ponte Verrazano Narrows (exibida na foto acima), que liga Staten Island ao Brooklin. Outra barreira também seria instalada no canal entre Staten Island e o continente. O plano foi apresentado esta semana na conferência H209 Water Fórum, em Nova York, que discutiu as vulnerabilidades da cidade às mudanças climáticas.

http://media-2.web.britannica.com/eb-media/08/67908-004-660132D4.jpg

Autor: Alexandre Mansur - Blog do Planeta
Postado e adaptado por Wilson Junior Weschenfelder


Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

Nenhum comentário: