terça-feira, 8 de setembro de 2009

Baleia é encontrada morta em praia do litoral sul de SC

Segundo biológos, corpo de animal estava sem cabeça e em avançado estado de decomposição

     Uma baleia rorqual foi encontrada na manhã deste domingo morta no costão da Praia de Itapirubá, localizada entre os municípios de Imbituba e Laguna, no Litoral Sul de Santa Catarina. O animal tinha aproximadamente 15 metros, segundo o projeto Baleia Franca.

http://img.terra.com.br/i/2009/09/07/1312688-9465-ga.jpg
O animal foi achado entre os municípios de Imbituba e Laguna

     Ao chegar ao local, avisado por moradores da região, a equipe de pesquisa do projeto constatou o encalhe do morto, em avançado estado de decomposição e sem a cabeça, o que impossibilitou a identificação da espécie.
     "Trata-se de uma baleia rorqual, que significa ser possuidora de um conjunto de pregas na pele do ventre. A identificação exata da espécie ainda não foi possível devido à posição em que o animal se encontra, dificultando a observação das características necessárias para a definição da espécie", afirmou a bióloga Audrey AmorimAudrey.
     "Ela foi trazida pela maré já em avançado estado de decomposição e com a cabeça separada do corpo. O CMA Sul coordenará a ação de destino da carcaça do animal, tentando retirá-la do local através de embarcação, rebocando até uma praia mais afastada para então enterrá-la", completou a gerente de campo do Projeto Baleia Franca.
     Quando recebeu a notícia e viu as fotos tiradas por moradores, Audrey constatou que não se tratava de uma baleia franca (pertencente à família Balaenidae), espécie que nesta época do ano frequenta o litoral catarinense a fim de acasalar, procriar e amamentar os seus filhotes. Nesta temporada, nenhum encalhe de franca foi registrado.

http://img.terra.com.br/i/2009/09/07/1312689-3405-ga.jpg
O animal tinha aproximadamente 15 metros, segundo o projeto Baleia Franca

Fonte: Redação Terra
Postado por Wilson Junior Weschenfelder


Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

Nenhum comentário: