segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Discussão do G20 sobre o aquecimento global termina em impasse


Ministros das Finanças não chegaram a acordo para documento pós-Kioto.
Negociações vão ser retomadas em dezembro em Copenhague.

     As diferenças entre países ricos e em desenvolvimento impediram neste sábado (5) que os ministros das Finanças do G20 chegassem a um acordo sobre medidas contra o aquecimento global. O impasse colocou em xeque os esforços das Nações Unidas para um novo tratado sobre a questão climática.
     Os países industrializados fizeram progresso no tema do financiamento às medidas, mas encontraram oposição dos países emergentes, como China e Índia, que temem que as propostas possam prejudicar seu crescimento econômico, segundo fontes na reunião.

http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/foto/0,,21860945,00.jpg
O ministro das Finanças da Suécia, Anders Borg (à esquerda), pede a um policial informações para chegar ao local da entrevista final da reunião do G20, em Londres, neste sábado (5). (Foto: AFP)

     No comunicado divulgado neste sábado, os ministros disseram que vão trabalhar para tentar chegar a um consenso sobre o tema em uma reunião da ONU que vai ocorrer em dezembro em Copenhague, cujo objetivo será esboçar um novo tratado para suceder o Protocolo de Kioto.
     O ministro britânico das Finanças, Alistair Darling, disse que houve discussão "muito substancial" sobre o assunto, mas não se chegou a medidas específicas.
     O ministro sueco, Anders Borg, que representou a União Europeia, concordou que o resultado foi "insatisfatório".

Fonte: G1, com agências internacionais
Postado por Wilson Junior Weschenfelder


Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

Nenhum comentário: