terça-feira, 16 de setembro de 2008

Área no tamanho de 27 campos de futebol é devastada em Caxias do Sul/RS

Cerca de 20 hectares de árvores foram destruídos na bacia do Samuara
 
     O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) enviará nesta semana ao Ministério Público (MP) um laudo que aponta o desmatamento de uma área de 20 hectares, ou 27 campos de futebol, na bacia de captação do Samuara, em Caxias do Sul. O órgão pediu abertura de processos administrativo e criminal com base em autuações por corte de árvores em área de preservação, por falta de licenciamento para conversão do uso do solo e por colocar em risco os mananciais.
     O MP deve abrir procedimento judicial. Ao Ibama caberá a investigação administrativa. O local desmatado faz parte dos 59 hectares pertencentes à empresa Fagundes Construção e Mineração, sediada em Portão. Os cortes começaram, segundo o instituto, em novembro de 2007. Fiscais do Ibama vistoriaram a área em três ocasiões. A primeira delas, em agosto deste ano. A constatação foi de supressão de espécies sem comprovação técnica de que eram exóticas ou nativas.
 

Ibama flagrou máquinas desmatando o local durante a realização de uma de suas vistorias

 
     – É um crime grave. Empreendedor, em pleno século 21, não pode desconhecer o código florestal – disse o chefe do escritório do Ibama em Caxias do Sul, Jairo Menegaz.
     Em uma das auditorias, fiscais viram máquinas trabalhando.
     – A maior parte das árvores abatidas é relacionada como exótica, mesmo assim, protegem o ecossistema – complementou.
     Segundo o relatório, na área foi implementado um empreendimento agropecuário. O instituto informa que milhares de troncos e galhos de árvores foram cortados e empilhados sobre o chão que logo virará pasto.
     – Esta conversão de solo não foi autorizada – argumentou Menegaz.
     As conseqüências da ação preocupam o Ibama porque os riscos à população podem ser graves. De acordo com o chefe do escritório regional, a agropecuária aumentaria a concentração de matéria orgânica por meio de esterco bovino.
     – Há escoamento superficial de cargas difusas, poluidoras. Ou seja, o esterco corre para a água da bacia. É algo incompatível com o local – projetou Menegaz.
     A bacia do Samuara é área de captação e protegida pela Lei Municipal Complementar 246/05, conhecida como Lei das Águas. O sistema foi construído em 1967 e hoje abastece cerca de 5% da população caxiense, entre eles as comunidades de Forqueta e do Desvio Rizzo.
 
Fonte: PIONEIRO - Click RBS
Postado por Wilson Junior Weschenfelder


Novos endereços, o Yahoo! que você conhece. Crie um email novo com a sua cara @ymail.com ou @rocketmail.com.

Nenhum comentário: