terça-feira, 16 de setembro de 2008

Greenpeace mantém fabricantes de videogames como inimigos do ambiente

Nintendo e Microsoft, fabricantes do Wii e Xbox 360, são últimas de lista.
Nokia e Samsung lideram o ranking do 'verde', que está na nona edição.
 
     A mais recente lista de produtos eletrônicos "verdes", elaborada pelo Greenpeace, mantém as fabricantes de console de videogame Nintendo e Microsoft -- responsáveis pelo Wii e Xbox 360 -- na pior classificação do ranking. A Sony, responsável pelo PlayStation, aparece mais bem posicionada que as rivais nesse estudo lançado em agosto de 2006, que está em sua nona edição.
     "Marcas líderes como a Nokia e a Samsung estão fazendo progresso significativo no processo de tornar seus eletrônicos mais 'verdes', melhorando políticas ambientais relacionadas ao consumo de energia, uso de produtos químicos e lixo eletrônico", afirmou o relatório, comentando o resultado da primeira e segunda colocadas, respectivamente. Confira abaixo o resultado completo.
     A liderança da Nokia, que desbancou a Sony Ericson e Sony (primeiro lugar na última pesquisa), está associada principalmente a um programa eficaz de coleta de lixo eletrônico. "A empresa se sai bem nessa área, coletando telefones celulares usados em 85 países, onde tem cerca de 5 mil pontos de coleta", diz o relatório. O destaque da Samsung também se deve à reciclagem e escolha de produtos menos nocivos na produção de aparelhos de TV.
 
Foto: Reprodução
Ranking mostra as melhores e piores empresas, considerando suas políticas ambientais. (Foto: Reprodução)
 
     Na contramão, a Microsoft aparece em penúltimo lugar nessa lista com 18 empresas. Falta de uma política agressiva na reciclagem de eletrônicos, consumo excessivo de energia dos produtos e inexistência de planos para reduzir a emissão de gases são os principais responsáveis pela má classificação. Já a lanterninha Nintendo tem quase nota zero considerando o reaproveitamento de seus produtos usados.
     O ranking do Greenpeace mostra os líderes do mercado de telefones celulares, computadores, TVs e consoles e, de acordo com a ONG, funciona como ferramenta para que as companhias implementem melhoras relacionadas ao ambiente. "É a nossa maneira de fazer a indústria dos eletrônicos encarar o problema do lixo eletrônico.
     Queremos que os fabricantes se livrem de produtos químicos nocivos em seus produtos", afirma a organização.
     Na imagem divulgada aqui é possível conferir a colocação das empresas nos relatórios anteriores. Essa comparação não é exata, no entanto, porque a metodologia foi alterada recentemente (veja aqui as mudanças).
 
Fonte: G1
Postado por Wilson Junior Weschenfelder


Novos endereços, o Yahoo! que você conhece. Crie um email novo com a sua cara @ymail.com ou @rocketmail.com.

Nenhum comentário: