segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Porto Alegre é a segunda capital do Brasil com mais poluentes no ar

Estudo revela que concentração de poeira fina é o dobro do recomendado
 
     Porto Alegre é a segunda capital brasileira com o nível mais acentuado de concentração de poeira fina no ar. O resultado foi revelado através de um estudo feito entre a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) em parceria com a Universidade de São Paulo (USP). É justamente a poeira fina a mais prejudicial à saúde das pessoas.
     O aumento constante de veículos piora a situação da qualidade do ar. Em Porto Alegre, segundo reportagem realizada pelo Bom Dia Rio Grande, da RBS TV, são 507 mil veículos em trânsito, e essa frota cresce 10 mil por ano. A fonte desse poluente está relacionada à queima de combustível, à pavimentação e ao atrito do pneu no asfalto.
 

Poluição do ar em Porto Alegre

 
     O estudo aponta que a concentração de poeira fina no ar de Porto Alegre é o dobro do que é recomendado pela Organização Mundial da Saúde.
     Entre as seis capitais brasileiras analisadas pela pesquisa, Porto Alegre aparece em segundo, atrás somente de São Paulo, em níveis médios de concentração de poeira fina. O estudo das duas universidades é o único que vem monitorando de forma constante a presença deste tipo de poluente no ar da capital.
     Porto Alegre possui três estações de monitoramento do ar mantidas pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam). Porém, elas funcionam parcialmente. Instaladas em 2001, elas nunca chegaram a operar com 100% da capacidade.
     De acordo com a diretora técnica da Fepam, Maria Elisa Santos Rosa, entrevistada pela reportagem do Bom Dia Rio Grande, o problema acontece por falta de aporte de recursos financeiros. A expectativa da diretora é de que até o meio de 2009 as estações recuperem a capacidade total de análise.
     Assista ao primeiro vídeo da série sobre a qualidade do ar em Porto Alegre
 

 
Fonte: RBS TV
Postado por Wilson Junior Weschenfelder


Novos endereços, o Yahoo! que você conhece. Crie um email novo com a sua cara @ymail.com ou @rocketmail.com.

Nenhum comentário: