quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Índios pedem apoio da Frente para impedir retrocesso na legislação


Índios pediram, ainda, o apoio da Frente Parlamentar Ambientalista para a aprovação do Estatuto dos Povos Indígenas.

     Líderes indígenas pediram, nesta terça-feira (25/08), o apoio da Frente Parlamentar Ambientalista para impedir a aprovação de iniciativas em discussão no Congresso Nacional consideradas pelos índios como um retrocesso na legislação, como a redução de reservas indígenas. O presidente da Coiab- Amazonas, Marcos Apurinã, entregou documento ao coordenador da Frente, deputado Sarney Filho (PV-MA). "É importante rejeitar iniciativas que buscam reduzir nossos direitos conquistados ao longo dos anos e com muito sacrifício de nossas lideranças", afirmam os índios.

http://www.radialistasp.org.br/FSM2009/dsc_0472.jpg
Marcos Apurinã, presidente da Coiab-Amazonas

     Sarney Filho defendeu a preservação das áreas indígenas lembrando que elas asseguram a proteção da biodiversidade e também da cultura indígena. "Os índios utilizam a terra de acordo com as bases de uma nova economia que valoriza os serviços ambientais prestados pela floresta ao meio ambiente", afirmou o coordenador. Os índios pediram, ainda, o apoio da Frente para a aprovação do Estatuto dos Povos Indígenas. "Queremos que a Frente acompanhe os trabalhos da Comissão Especial que irá discutir o Estatuto para que os trabalhos não fiquem nas mãos dos adversários da causa indígena", assinala o documento.
     O deputado Ricardo Trípoli, coordenador do GT Fauna, da Frente, reforçou a preocupação com iniciativas no Congresso que ameaçam as áreas indígenas. "Projetos na área do agronegócio estão avançando cada vez mais sobre as áreas indígenas", afirmou o deputado, ao condenou a política desenvolvimentista "que não considera os direitos dos indígenas e o meio ambiente".

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiwSq2KoF3buDujf00hNLD3l2HmG8FUm3LXPYuwQDiATkvmUBSYA6hdwtbO7cXpYrVayqdLTRpBm3oWHlu9fm4GCNtA9wX7slkmLaBnPb-6svero-PQ06dz0f8gM7rrtmQHxeaq/s400/m%C3%A3o.jpg
Deputado Edigar Mão Branca

     O deputado Mão Branca (PV-BA), lamentou a falta de sensibilidade de alguns parlamentares para a questão ambiental, citando o exemplo de seu estado. "No Sul da Baía, aumentam as plantações de eucalipto que destroem a Mata Atlântica e ameaçam o equilíbrio das áreas que são habitadas por indígenas, no entanto, muitos colegas meus são comprometidos apenas com o lado do agronegócio", criticou Mão Branca. Já o coordenador da Frente Parlamentar em Defesa dos Povos Indígenas, Eduardo Valverde (PT-RO) informou que estão em discussão na Câmara e no Senado 80 projetos que podem restringir os direitos das comunidades indígenas.

Fonte: Assessoria de imprensa do deputado Sarney Filho - EcoAgência
Postado e adaptado por Wilson Junior Weschenfelder

start: 0000-00-00 end: 0000-00-00
Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

Nenhum comentário: