quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Gripe A chega a índios da Amazônia, alerta ONG inglesa


Sete pessoas de tribo peruana estariam infectadas.
No Brasil, nenhum caso foi registrado nas aldeias amazônicas.

     A gripe A (H1N1) chegou a índios da Amazônia peruana, informou nesta quarta-feira (12) a ONG inglesa Survival International. De acordo com a organização, sete membros da tribo Matsigenka estariam infectados pelo vírus, segundo informações do departamento de saúde em Cusco.


Tribo Matsigenka, que tem sete membros infectados, fica próxima ao rio Urubamba, na porção amazônica do Peru. (Foto: J Mazower - Survival International/Divulgação)

     No Brasil, a nova gripe ainda não chegou aos índios amazônicos. Segundo a Funasa (Fundação Nacional de Saúde), organização responsável pela saúde indígena no Brasil, atualmente há 80 casos sob suspeita em todo o país, mas nenhum foi confirmado ainda como gripe A. Houve um caso de óbito no Sul, mas depois disso nenhuma outra infecção foi registrada.
     A grande preocupação, tanto para a Funasa quanto para a Survival, é que os índios costumam ser mais vulneráveis às doenças respiratórias. No caso do Peru, há um agravante: a tribo dos índios infectados fica próxima a grupos de índios isolados, que podem não ter anticorpos nem para a gripe comum.
     Segundo a ONG, no mundo todo os povos tribais são mais frágeis à gripe A, pois são mais pobres do que a média da população, têm menos imunidade e sofrem de doenças crônicas, como diabetes e doenças cardíacas.

Fonte: Globo Amazônia
Postado por Wilson Junior Weschenfelder


Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

Nenhum comentário: