quinta-feira, 18 de junho de 2009

Índios do PA querem receber valor da madeira roubada de suas terras


Tembés foram saqueados por madeireiros em Paragominas.
Governo irá leiloar 4 mil m³ de madeira apreendida em reserva.

     Os índios tembé, do Pará, entregaram ao governo estadual uma proposta inovadora. Suas terras foram saqueadas por madeireiros, e agora eles querem receber o valor dos 4 mil metros cúbicos de madeira apreendidos, que serão leiloados. As informações são do Ministério Público Federal do Pará.


Trator usado por madeireiros para abrir estradas na terra dos índios tembé. (Foto: Ibama/Divulgação)

     A ideia dos índios é usar os cerca de R$ 1 milhão possivelmente arrecadados com a madeira para investir em projetos de geração de renda em suas aldeias, localizadas na Terra Indígena (TI) do Alto Rio Guamá. Eles já têm um estudo, elaborado em parceria com a Universidade Federal do Pará, para trabalhar com açaí, mel, artesanato e criação de animais, tudo realizado a partir dos conhecimentos tradicionais indígenas.

     Reação violenta
     Em novembro de 2008, o governo federal fez uma megaoperação em Paragominas, fechando várias serrarias e apreendendo o equivalente a centenas de caminhões de madeira. Em protesto, os madeireiros atacaram a sede local do Ibama e atearam fogo em carros do órgão ambiental. Operações anteriores já haviam flagrado desmatamento ilegal, inclusive nas terras dos tembés.

Fonte: Globo Amazônia, em São Paulo
Postado por Wilson Junior Weschenfelder


Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

Nenhum comentário: