sábado, 20 de junho de 2009

Alga resistente que sufoca rios se espalha por riachos de Nova York


Conhecida como Dydimo, ela 'viaja' em botas de pescadores.
Preocupação é com peixes e suprimento de água.

     O Esopus Creek, um lendário riacho de pesca aérea das Catskill Mountains, parte integral do vasto sistema de água potável de Nova York, é um dos mais novos infectados pela Didymosphenia geminata, uma alga unicelular de rápida disseminação, mais conhecida entre pescadores e biólogos como muco de pedra.


A temida alga (Foto: Reprodução)

     Embora funcionários do governo estejam alertas contra a disseminação da Didymo, como também é chamada, desde a confirmação de sua presença em Nova York, há dois anos, eles não a encontraram no Esopus, quando limparam a área, no último outono. Um pescador disse a biólogos do Estado que achava ter visto os ramos cinza da Didymo pendurados em pedras no fundo do Esopus. Posteriormente, investigadores confirmaram que a Didymo havia se espalhado por vários quilômetros, de Shandaken à Reserva Ashokan. Biólogos acreditam que a alga está sendo transportada por pescadores esportivos.
     A Didymo possui uma tendência natural de crescer corrente acima em rios e riachos velozes, mas ela pode se disseminar pendurando-se em equipamentos de pesca, especialmente nas botas com sola de feltro, utilizadas pelos pescadores para não escorregar no fundo dos rios. A Didymo é considerada nativa em partes da América do Norte, onde foi encontrada em elevações mais altas com águas frias e pobres de nutrientes. Porém, nos últimos 20 anos, a diatomácea unicelular parece ter se transformado numa espécie invasora mais agressiva, espalhando-se da Colúmbia Britânica a Nova York.
     Ao contrário de outras algas, que flutuam na superfície, a Didymo se pendura nas rochas do fundo dos rios, córregos e lagos. Às vezes ela cresce furiosamente, em florescências capazes de cobrir o fundo de um rio de lado a lado, sufocando os mosquitos, minhocas e outros organismos que servem de alimento para trutas e outros peixes de pesca esportiva. A Didymo não é considerada maléfica à saúde humana, mas pode crescer em redes tão densas que elas podem obstruir as entradas de água. Ela não é chamada de muco de pedra sem motivo. Ela cresce em longas tiras grudentas, massas cinzentas e marrons que lembram papel de banheiro molhado ou lodo. Apesar de sua aparência repugnante, ela não é viscosa ao toque. Em vez disso, parece algodão úmido e não se parte com facilidade.
     Notícia completa AQUI.


Didymosphenia geminata (Lyngbye) M. Schmidt  (foto: Mark Webber - fonte)

Autor: Anthony DePalma do 'New York Times' - G1
Postado e adaptado por Wilson Junior Weschenfelder


Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

Nenhum comentário: