sexta-feira, 24 de abril de 2009

Queimadas são piores do que se pensava para o aquecimento global


Fumaça atrapalha a formação de chuvas.
Carvão e fuligem fazem terra absorver mais calor.

     Em um ciclo vicioso, as queimadas podem estimular o aquecimento global e, com o aumento da temperatura, o próprio fogo aumenta. Esse é um dos alertas feitos por um grupo de 22 cientistas – entre eles o brasileiro Paulo Artaxo, da USP – que revisou as pesquisas sobre o fogo em florestas e savanas.
     Segundo o artigo publicado por eles nesta sexta-feira (24) na revista Science, o fogo corresponde a 50% da emissão de gases de efeito estufa provindos da queima de combustíveis fósseis, como a gasolina ou o óleo diesel.


Áreas amarelas e vermelhas mostram a concentração de quaimadas no planeta entre 2001 e 2006. As bordas da floresta amazônica são um dos locais mais afetados pelo problema. (Foto: Revista Science/Reprodução)

     Além dos gases nocivos, a fuligem e o carvão deixados pelas queimadas podem ajudar a aquecer o planeta. Isso ocorre porque essas substâncias, por serem escuras, absorvem muita luz solar. É como se a superfície do planeta trocasse uma camiseta verde ou amarela por uma preta, e saísse no sol.
     Um outro efeito nocivo das queimadas é a diminuição das chuvas. De acordo com o estudo, a fumaça e o carvão aumentam a temperatura local e inibem a movimentação natural de massas de ar quente e frias, atrapalhando o ciclo da água.
     Se não houvesse queimadas, a estimativa é de que as florestas poderiam dobrar o tamanho que ocupam na terra, pois as árvores invadiriam áreas de savana.
     No Brasil, a região mais afetada pelo fogo é o chamado arco do desmatamento, onde a indústria madeireira, a agricultura e a pecuária avançam sobre a floresta amazônica.

Fonte: Globo Amazônia - G1
Postado por Wilson Junior Weschenfelder


Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá, Bom dia !

Eu gostaria de entrar em contato contigo, porque tenho uma curiosidade. Eu estava pesquisando aqui no google sobre besouros e acabei encontrando o teu blog. Eu sou da Bahia, e aqui tem muitos besouros, desde criança brincavamos com eles, e agora me bateu uma curiosidade de um que fica em pé de coqueiro, aqui a gente chama de "besouro do coco", mas eu adoraria saber o nome cientifico dele. Se você puder fazer o favor... Tenho foto pra mandar.
Meu email é: gi_ftc@yahoo.com.br
Se possivel me manda o teu email pra contaato. Bjao
Giovanna Oliveira