sábado, 25 de abril de 2009

UE terá carcaças ao ar livre para alimentar abutres

     Fazendeiros de parte da Europa vão poder deixar seus animais mortos apodrecerem nos campos para alimentar abutres. A medida foi aprovada pelo Parlamento Europeu nesta sexta-feira.
     Os abutres europeus, especialmente os espanhóis, vêm sofrendo com leis adotadas em 2002 que determinavam que os fazendeiros recolhessem os animais mortos imediatamente para evitar o avanço da doença da vaca louca. Como resultado, muitos abutres morreram de fome ou foram obrigados a realizar longas viagens, alguns da Espanha à Bélgica, em busca de comida.



     Higiene
     A medida foi elogiada pela organização ambientalista de defesa das aves, Birdlife International. "Isso é bastante útil também para os fazendeiros, porque limpar as carcaças em longas extensões na Espanha é muito caro e trabalhoso", disse Konstantin Kreiser, chefe da organização na Europa.
     "Os abutres, em qualquer parte do mundo, desempenham um papel importante em termos de higiene." Várias espécies de abutres espanhóis correm risco de extinção. Os fazendeiros vão agora poder adotar a medida desde que fique comprovado que ela não representa riscos para a saúde pública.



Fonte: BBC Brasil - G1
Postado e adaptado por Wilson Junior Weschenfelder


Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

Nenhum comentário: