sexta-feira, 24 de abril de 2009

Gripe suína mortal atinge o México e pode se espalhar


Variedade letal de gripe suína nunca antes vista já provocou 16 mortes.
Governo recomendou à população evitar beijos e apertos de mão.

     Uma variedade letal de gripe suína nunca antes vista vem atingindo o México, onde já provocou pelo menos 16 mortes e suscita o temor de que esteja se espalhando pela América do Norte.


Mexicanos usam máscaras para se proteger de surto de gripe suína que já matou 16 pessoas no país (Foto: Reuters)

     A Organização Mundial de Saúde (OMS) disse que está preocupada com o que chamou de 800 casos "semelhantes a gripe" no México e também com um surto confirmado de uma nova variedade de gripe suína nos Estados Unidos. A entidade anunciou na sexta-feira (24) que convocará um encontro de emergência para discutir o assunto.
     Foram canceladas as aulas de milhões de alunos na capital mexicana, Cidade do México, e áreas vizinhas na sexta-feira, depois de as autoridades terem observado um número de mortes acima do normal nas últimas semanas por doenças semelhantes à gripe.


Anúncio em centro de saúde do México avisa que estão faltando vacinas contra gripe por conta do surto de gripe suína que atinge o país (Foto: AFP)

     "É um vírus suíno que sofreu uma mutação e em algum momento foi transmitido a humanos", disse à rede Televisa o ministro da Saúde mexicano, José Angel Cordova.
     Cordova vinculou a doença no México a um novo tipo de gripe suína que já atingiu sete pessoas na Califórnia e no Texas.
     Notícia completa AQUI.

Fonte: Reuters - G1
Postado por Wilson Junior Weschenfelder


Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

2 comentários:

Rodrigo Collares disse...

Blz Wilson,,

Sou tec. Ambiental, tenho uma empresa de monitoramento de águas aqui no RS, aqui na região sul os criadores de suínos são muitos na em todas as regiões,está cada vez mais difícil encontrar um rio que esteja imune aos dejetos destes animais, há casos que os odores são notáveis.
Fico muito triste pois, existem lugares maravilhosos mas que a qualidade da água ja esta comprometida, fico pensando neste vírus se espalhando pelos rios.

r-collares@hotmail.com
www.ambientalexpress.com

Wilson Junior Weschenfelder disse...

Olá Rodrigo!!
A problemática da suinocultura vai além. Mesmo onde ocorre o manejo correto dos dejetos em muitos locais estes estão sobrecarregando o solo com excessos de nitratos e fosfatos e, muitas vezes, estes e a matéria orgânica estão sendo carreadas para os cursos d'água. Também há a problemática dos resíduos hormonais e, recentemente, está sendo encontrado altos níveis de arsênico que, provavelmente, são provenientes de algo que está sendo utilizado na suinocultura.
Até...