quarta-feira, 22 de abril de 2009

Audiência em SC discute impasse sobre código ambiental

Ministério Público protocolou representação contra 18 artigos.
Lei estadual diminui área de preservação do Código Florestal Brasileiro.

     Uma audiência entre órgãos federais e estaduais em Florianópolis busca, nesta quarta-feira (22), soluções para o impasse entre o código ambiental de Santa Catarina e a legislação federal. No fim do mês passado, a Assembleia Legislativa do estado aprovou o Código Estadual do Meio Ambiente, que diminui a área de preservação ambiental estabelecida pelo Código Florestal Brasileiro.


Destruição em Santa catarina

     O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) protocolou, na segunda-feira (20), representação contra dispositivos contidos em 18 artigos do código que contrariam a Constituição. A representação foi entregue ao procurador-geral da República, Antônio Fernando Souza, solicitando o ajuizamento de Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin), no Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo o MP, o código representa "dano de extensão incalculável aos cidadãos e ao meio ambiente".
     Entre as mudanças estão a diminuição de 30 para cinco metros da área de proteção das matas ciliares e de 50 para dez metros da área de preservação das nascentes fluviais. O código estabelece também que toda terra já cultivada no estado passa a ser "área consolidada", o que garante a continuidade de produção agrícola mesmo nas regiões de preservação. As diferenças entre as leis estadual e federal provocaram discussão acirrada entre o governador de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira (PMDB), e o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc (PT). As informações são do jornal "O Estado de S. Paulo".

Fonte: Agência Estado - G1
Postado e adaptado por Wilson Junior Weschenfelder


Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

Nenhum comentário: