sexta-feira, 9 de maio de 2008

Você beberia cerveja em garrafa de plástico?

 

     Boa parte dos apreciadores da bebida torceria o nariz diante da idéia. Mas alguns fabricantes começaram a se preparar para engarrafar algumas marcas mais populares em garrafas PET. A movimentação provocou uma reação de entidades ambientais. Hoje, o PET descartado de forma inadequada polui o solo, os rios, as praias, e os mares.

 

 

     No dia 28 de abril, o juiz federal Luiz Antonio Ribeiro Marins, da 2ª Vara Federal de Marília, determinou em sentença que o uso de embalagem PET, ou qualquer outro material plástico, para cerveja e chope está condicionado a apresentação de licenciamento ambiental e adoção de medidas eficazes para evitar danos ambientais. Segundo a decisão, para obter registro junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, os interessados deverão apresentar um estudo de impacto ambiental (EIA/RIMA) aprovado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama). A ação foi proposta pelo Ministério Público Federal em 2002.

     A decisão pode ter implicações bem maiores. Já inspirou idéias entre grupos de ambientalistas e de representantes da indústria de embalagens de metal, que competem com a PET. Afinal, se a Justiça determinou que é preciso licenciamento para engarrafar cerveja em PET, porque deveria exigir o mesmo para os outros produtos como refrigerantes, água mineral e óleos de cozinha?

 

Autor: Alexandre Mansur - Blog do Planeta

Postado por Wilson Junior Weschenfelder

 



Abra sua conta no Yahoo! Mail, o único sem limite de espaço para armazenamento!

Nenhum comentário: